Êxodo 14:14 Significado de “O Senhor pelejará por vós, e vós calareis”

Êxodo 14:14 – ACF

“O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis.”

Traduções Bíblicas de Êxodo 14:14

Êxodo 14:14 – NAA (Nova Almeida Atualizada)

O Senhor lutará por vocês; fiquem calmos.

Êxodo 14:14 – NVI (Nova Versão Internacional)

“O Senhor lutará por vocês; tão-somente acalmem-se.”

NTLH Êxodo 14:14 (Nova Tradução Linguagem de Hoje)

“Vocês não terão de fazer nada: o SENHOR lutará por vocês.”

Explicação e Comentário sobre Êxodo 14:14

Deus resgatou os israelitas do Egito com sua mão poderosa. Ele trouxe julgamento sobre Faraó e os deuses do Egito com praga após praga enquanto o faraó de coração duro resistia. Finalmente, depois de deixar os israelitas partirem para o deserto, o faraó, com o coração mais uma vez endurecido, os perseguiu com a força de seu exército.

Os israelitas estavam espiritual e emocionalmente fracos e clamaram a Moisés, reclamando pela primeira vez de muitos que talvez devessem ter permanecido no Egito, onde, enquanto eram escravos, pelo menos estavam seguros e bem alimentados.

Com o exército egípcio avançando e o Mar Vermelho em suas costas, os israelitas precisavam que Deus agisse. Não havia esperança de outra forma. Moisés falou as palavras de Êxodo 14:14 pouco antes de abrir o mar. 

Os cristãos viveriam uma vida poderosa se pudessem acreditar nessa incrível verdade, mas parece ser difícil em nossa carne acreditar nisso. No entanto, é tão verdadeiro para nós quanto foi para os israelitas.

Interpretação de Êxodo 14:14, as partes chave do versículo:

“O SENHOR…”

No Antigo Testamento, você verá a palavra Senhor muitas vezes escrita com todas as letras maiúsculas. Quando este é o caso, a palavra é uma tradução de YHWH, que significa “Eu Sou”. Deus Pai se revela pela primeira vez a Moisés chamando a si mesmo: “Eu Sou” (Êx 3:14). 

Há uma sensação aqui de que Deus quer que entendamos que ele nunca muda, e relacionar-se com ele é relacionar-se com ele aqui e agora.

“Pelejará por vós”

Na história de Israel, Deus parecia lutar por eles de duas maneiras. Uma delas era que ele os capacitaria quando os enviasse para lutar. Ele fortaleceria suas armas para a guerra (Sl 18:34) e, às vezes, como aconteceu com Davi ou Sansão, seu Espírito Santo viria sobre os homens para que eles pudessem realizar feitos milagrosos no campo de batalha (Juízes 15:14). 

Em outras ocasiões, Deus apenas lutou a batalha por eles, como fez no caso dos egípcios no Mar Vermelho e nas pragas anteriores. Se estivermos andando nele para cumprir seus propósitos, ele fará um ou outro de acordo com seu plano.

“E vós calareis”

A quietude diante de Deus é um tema constante nas Escrituras. O Salmo 46:1 diz: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”. Então, no versículo 10, diz: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”. 

Em Isaías 30:15 diz: “No arrependimento e no descanso está a sua salvação, na tranquilidade e na confiança está a sua força, mas você não teria nada disso.” 

É muito difícil para nós ficar quietos e confiar em Deus em nossa carne em um mundo governado por satanás. Primeiro, ande em seus caminhos e viva para sua glória, depois confie nele. Quer ele queira lutar por você ou por você, ele virá e o ajudará quando você confiar apenas nele.

Comentários sobre o que Significa Êxodo 14:14

Comentários sobre o que Significa Êxodo 14:14

Comentário de Wiersbe (Contexto) de Êxodo 14:14

“[Deus] Manifestou os seus caminhos a Moisés e os seus feitos aos filhos de Israel” (SI 103:7). O povo judeu foi informado daquilo que Deus desejava que fizesse, porém Moisés foi informado do porquê de Deus estar fazendo tais coisas. “A intimidade do Senhor é para os que o temem” (SI 25:14). A liderança de Moisés foi um elemento essencial para o sucesso de Israel.

Wiersbe divide Êxodo 14 da seguinte forma:

I. A perseguição dos egípcios (vv. 1-9)

II. O pânico de Israel (vv. 10-12)

III. O poder de Deus (w. 13-31)

Moisés era um homem de fé, que sabia que o exército do Faraó não consistia, de modo algum, numa ameaça para Jeová. Moisés deu várias ordens ao povo, e a primeira delas foi: “Não temais” (v. 13).

Às vezes, o medo nos enche de energia e procuramos evitar o perigo. Em outras ocasiões, porém, ele nos paralisa e não sabemos o que fazer. Israel foi tentado a fugir, mas Moisés deu-lhe mais uma ordem: “Aquietai-vos e vede o livramento do Senhor ” (v. 13).

Pela fé, os israelitas haviam marchado para fora do Egito e deveriam, portanto, pela fé, aquietar-se e ver Deus destruir os soldados da cavalaria egípcia.

Moisés não disse apenas para se aquietarem, mas também “vós vos calareis” (v 14). Como teria sido fácil chorar, murmurar e criticar Moisés, mas nenhuma dessas coisas teria ajudado o povo a sair daquela situação.

A incredulidade gera murmuração, mas a fé leva à obediência e traz glória para o Senhor.

“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” (Salmo 46:10).

Que motivo há para reclamação quando temos a maravilhosa promessa de que “O Senhor pelejará por vós” (Êxodo 14:14)?

Comentário de Beacon

Êxodo 14:14 – Como é frequente a fé fraquejar justamente quando Deus está pronto para fazer sua maior obra! Mas Deus tinha seu homem de fé. O texto não diz o quanto Moisés tremia por dentro, nem é perceptível que ele já soubesse o que Deus ia fazer. Mas os encontros que teve com Deus lhe deram a certeza de que Deus estava no controle.

Não havia nada que as pessoas poderiam fazer, exceto aquietar os temores, ficar quietas e ver o livramento do SENHOR (13). Deus disse a Moisés (4) que ocorreria outra vitória, e ele creu na palavra de Deus. Ele pôde declarar: O SENHOR pelejará por vós, e vos calareis (14). “Tão-somente acalmem-se” (14b, NVI).

Não havia necessidade de mais clamores a Deus. Chegara o momento de marchar. Tratava-se de uma marcha de fé, pois diante deles só havia águas traiçoeiras; mas a ordem de Deus era clara: Marchem (15). Em nosso andar espiritual, chegamos a um ponto em que as orações medrosas cessam e o passo de fé deve ser dado

Comentário Conciso de Matthew Henry

Não havia caminho aberto para Israel senão para cima, e daí veio a sua libertação. Podemos estar no caminho do dever, seguindo a Deus e nos apressando em direção ao céu, mas podemos ser perturbados por todos os lados. Alguns clamaram ao Senhor; seu medo os levou a orar, e isso foi bom. 

Deus nos coloca em apuros, para que ele possa nos colocar de joelhos. Outros clamaram contra Moisés; o medo os fez murmurar como se Deus ainda não fosse capaz de fazer milagres. Eles brigam com Moisés por tirá-los do Egito; e assim ficaram zangados com Deus pela maior bondade já feita a eles; assim grosseiros são os absurdos da incredulidade. 

Moisés diz: Não temas. É sempre nosso dever e interesse, quando não podemos sair dos problemas, superar nossos medos; que eles acelerem nossas orações e esforços, mas não silenciem nossa fé e esperança. 

Fique parado, pense em não se salvar lutando ou voando; espere as ordens de Deus e observe-as. Componha-se, pela confiança em Deus, em pensamentos pacíficos da grande salvação que Deus está prestes a operar para você. Se Deus colocar seu povo em apuros, ele encontrará uma maneira de tirá-los.

Comentário Bíblico Jamieson-Fausset-Brown

Moisés disse: …Não temais, ficai quietos e vede a salvação do Senhor. Nunca, talvez, a coragem de um homem foi tão severamente provada como a do líder hebreu nesta crise, exposta como ele foi. A vários e inevitáveis ​​perigos, o mais formidável dos quais foi a vingança de uma multidão sediciosa e desesperada; mas sua compostura mansa, imperturbável e magnânima apresenta um dos exemplos mais sublimes de coragem moral encontrados na história. 

E de onde surgiu sua coragem? Ele viu a nuvem milagrosa ainda os acompanhando, e sua confiança surgiu apenas da esperança de uma interposição divina, embora, talvez, ele pudesse ter procurado a libertação esperada em cada trimestre, e não na direção do mar.

Exposição de Gill de toda a Bíblia Êxodo 14:14

Êxodo 14:14 – O Senhor lutará por você… Ao comandar o vento dos céus e as ondas do mar, e empregá-los contra seus inimigos e em seu nome; eles estando desarmados e, portanto, sem condições de lutar por si mesmos, assim como não tinham coração ou espírito para isso:

E vos calareis – fiquem quietos, calmos e tranquilos em suas mentes, e abstenham-se de dizer ou fazer qualquer coisa; “fique em silencio”; e nem expressam o medo e a angústia de suas mentes, por quaisquer sons tristes, nem sua alegria de fé por gritos e murmurações; como não podiam desembainhar uma espada, não tocavam uma trombeta, quebravam um cântaro e clamavam a espada do Senhor e de Israel, como fizeram depois em outra ocasião, pelo menos sua posteridade.

Estudo em vídeo de Êxodo 1-18

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!