Inscrição de 1.500 anos aponta para o local da casa do apóstolo Pedro, dizem arqueólogos

Uma equipe de arqueólogos israelenses e americanos descobriu uma inscrição de 1.500 anos em uma basílica centenária perto do Mar da Galiléia que sugere fortemente que o edifício foi construído sobre a casa do apóstolo Pedro.

A inscrição grega faz referência ao doador, “Constantino, o servo de Cristo”. Constantino era um imperador romano do século IV que se converteu ao cristianismo. E inclui uma petição de intercessão do “chefe e comandante dos apóstolos celestiais”. Essa última frase faz referência a Pedro, dizem os arqueólogos.

O título “chefe e comandante dos apóstolos” se usa rotineiramente por escritores cristãos bizantinos para se referir ao apóstolo Pedro, disse um comunicado à imprensa.

Kinneret College liderou a expedição em Israel e Nyack College em Nova York. No ano passado, a mesma equipe anunciou que provavelmente havia encontrado a famosa “Igreja dos Apóstolos”. É uma basílica do período bizantino no mesmo local que se acredita ter sido construída sobre as casas de Pedro e seu irmão, André.

“Esta descoberta é o nosso indicador mais forte de que Pedro tinha uma associação especial com a basílica. E provavelmente a dedicaram a ele”, disse Steven Notley, diretor acadêmico da escavação.

“Como a tradição cristã bizantina identificava rotineiramente a casa de Pedro em Betsaida, e não em Cafarnaum, como se pensa hoje, parece provável que a basílica comemore sua casa”.

A inscrição, parte de um piso de mosaico na igreja, foi traduzida por Leah Di Segni (Universidade Hebraica) e Yaakov Ashkenazi (Kinneret College), de acordo com o comunicado à imprensa. O mosaico é decorado com padrões florais.

A basílica está localizada em el Araj/Beit haBek, Israel, no Mar da Galiléia.

A equipe acredita que o local é provavelmente a vila bíblica de Betsaida.

“Um dos objetivos desta escavação foi verificar se temos no local uma camada do primeiro século, o que nos permitirá sugerir um melhor candidato para a identificação da Betsaida bíblica”, disse o arqueólogo Mordechai Aviam, diretor arqueológico do escavação. “Não só encontramos vestígios significativos deste período, mas também encontramos esta importante igreja e o mosteiro em torno dela.”

Um livro do século VIII sobre as viagens do bispo Willibald de Eichstätt na Baviera faz referência ao local: “E dali eles foram para Betsaida, a residência de Pedro e André, onde agora há uma igreja no local de sua casa. Eles permaneceram lá. Naquela noite, e na manhã seguinte foi para Corazim, onde nosso Senhor curou os endemoninhados e enviou o diabo a uma manada de porcos”.

A escavação é patrocinada pelo Museu da Bíblia, o Centro para o Estudo do Judaísmo Antigo e Origens Cristãs, a Lanier Theological Library Foundation e a HaDavar Yeshiva.