Por que Cafarnaum era tão central no ministério de Jesus?

Cafarnaum era mesmo tão importante no ministério de Jesus? Você cresceu em uma comunidade de pescadores? Você já morou em uma cidade movimentada do mercado? Se você procurar Cafarnaum, Israel online hoje, verá uma cidade localizada ao norte do Mar da Galiléia e a nordeste da cidade de Nazaré. Jesus nasceu em Belém e cresceu em Nazaré. No entanto, grande parte de seu ministério adulto foi na muito importante Cafarnaum. Hoje vamos descobrir por que Cafarnaum era um centro tão central no ministério de Jesus.

O que Jesus fez em Cafarnaum?

Esta pequena comunidade de pescadores desempenhou um papel importante no ministério de Cristo. Vemos Cafarnaum mencionada 19 vezes ao longo dos evangelhos. Quatro dos discípulos de Jesus eram pescadores nesta cidade. Imagine irmãos saindo em seus barcos e lançando suas redes diariamente para vender no mercado. Esses homens devem ter sido muito dependentes de Deus para prover para eles e suas famílias.

Cafarnaum parece ser um lugar familiar de renovação para Jesus. Nós o vemos ir a Cafarnaum após as bodas de Caná, onde ele realizou seu primeiro milagre da água ao vinho (Jo 2:12). Jesus também expulsou o espírito maligno de um homem em uma sinagoga. O espírito maligno reconheceu Jesus como Deus. Jesus expulsou o demônio e as pessoas ficaram maravilhadas e a notícia sobre Ele se espalhou por toda a Galiléia (Marcos 4:21-28, Lucas 4:31-37). Jesus então vai com seus novos discípulos para a casa de Pedro quando curou a sogra doente. O incrível é que à noite, Jesus continuou curando muitas pessoas e expulsando demônios, mas manteve os demônios em silêncio porque então sabia quem Ele era, até os demônios sabem que Jesus é Deus (Mateus 8:14-17, Marcos 4:32-34, Lucas 4:38-41).

Na manhã seguinte, vemos Jesus saindo para um lugar solitário para orar (Marcos 4:35, Lucas 4:42-44). Ele encontrou um lugar especial em Cafarnaum para estar a sós com o Pai. Imagino como é ir a um lugar familiar e descansar. Será que Cafarnaum era um lugar especial para Jesus descansar e ficar sozinho com o Pai? Que cenário pacífico para estar perto do Mar da Galiléia, conectando-se com Deus?

Jesus curou o paralítico em Cafarnaum (Mateus 9:1-8, Marcos 2:1-12, Lucas 5:17-26). Jesus também chama Mateus em Cafarnaum, dizendo: “Siga-me” em sua cabine de impostos (Mateus 9:9-13, Marcos 2:13-17, Lucas 5:27-32). Outra vez, no caminho de Jesus para Cafarnaum, Seus discípulos discutiram quem era o maior no reino dos céus. Jesus ensina que os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros (Mateus 18:1-5, Marcos 9:33-41, Lucas 9:46-50). Ele continua falando do valor das criancinhas.

Jesus também curou o servo do Centurião (Mateus 8:5-13, Lucas 7:1-10, João 4:43-52). Depois que Jesus andou sobre as águas, os discípulos não conseguiram encontrá-lo e foram a Cafarnaum procurá-lo. Ele faz a primeira declaração “Eu Sou”: “Eu sou o Pão da Vida” (João 6:22-58). Jesus também ensinou muitas vezes na sinagoga de Cafarnaum. Ele instruiu sobre o divórcio em Cafarnaum (Mateus 19:1-12, Marcos 1:1-10). Jesus também curou a filha de Jairo aqui (Lucas 8:40-56).

Depois de tantos ensinamentos e curas, você pensaria que Cafarnaum estaria totalmente engajada na missão de Jesus, mas muitas pessoas o rejeitaram ali. Jesus dá uma lição sobre impenitência em Cafarnaum (Mateus 11:20-24, Lucas 10:13-16). Ele adverte a cidade de sua incredulidade. Pensamos em quantas vezes Jesus ainda se apresenta às pessoas hoje, mas elas não acreditam Nele. Jesus foi e sempre será o Salvador deste mundo e cada um de nós tem a escolha de aceitar Seu dom de salvação pela fé ou rejeitá-Lo.

Como Cafarnaum era conhecida?

Cafarnaum era conhecida por ser o lugar onde Jesus começou Seu ministério. Depois que João Batista foi morto, Jesus deixou Nazaré e mudou-se para Cafarnaum para começar Sua obra (Mateus 4:12-17, Isaías 9:1-7, Marcos 1:14-15, Lucas 4:14-15). Foi lá que Jesus chamou os primeiros discípulos para segui-lo (Mateus 4:18-22, Marcos 1:16-20, Lucas 5:1-11, João 1:35-42). Chamou Pedro e André, depois chamou Tiago e João enquanto pescavam. Ele pediu a Pedro e André que lançassem suas redes do outro lado do barco depois de terem pescado a noite toda, e a pescaria foi abundante. Ele os convidou a se tornarem pescadores de homens.

Cafarnaum ficava na Via Maris, onde a principal rota comercial do Egito a Damasco. Jesus realizou mais milagres e pregou mais na cidade de Cafarnaum do que em qualquer outro lugar. Ali, os líderes judeus foram muito duros com Jesus e o questionaram muitas vezes.

Cafarnaum era conhecida no tempo de Jesus por ter muitos líderes judeus por causa da sinagoga. De fato, a Sinagoga de Cafarnaum é considerada um marco histórico hoje. A Bible Places compartilha que a construção da famosa sinagoga deve ter sido posterior ao primeiro século. No tempo de Cristo, as paredes tinham um metro e meio de largura. Eles compartilham: “Todo o muro ocidental ainda existe e foi usado como base para a sinagoga posterior”.

Por que é uma cidade tão importante na Bíblia?

Cafarnaum era uma cidade chave no ministério de Jesus porque era o principal local de comércio. Como a cidade fica no Mar da Galiléia, sempre foi uma comunidade de pescadores, onde muitos vinham para negociar ou viajar. Isso deu a Jesus uma localização estratégica na divulgação de Sua mensagem de esperança através da variedade de pessoas que Ele encontraria. 

A mensagem de Jesus era para todas as pessoas, então estar centralizado em um local de fusão criou uma oportunidade maravilhosa de compartilhar Seu amor com um grupo diversificado de pessoas. Sua mensagem então voltaria com todos os visitantes de suas cidades para ser compartilhada.

Como esta metrópole foi vital no ministério de Jesus. Cafarnaum significa “Cidade de conforto”. Tantos milagres e ministérios de Jesus aconteceram nesta cidade.

Cafarnaum

Fatos importantes sobre Cafarnaum

Cinco dos discípulos de Jesus eram de Cafarnaum: Pedro, André, Tiago, João e Mateus.

Jesus mudou-se para Cafarnaum depois de crescer em Nazaré.

Cafarnaum era uma cidade comercial popular, então a oportunidade do ministério foi incrível.

Cafarnaum é chamada de Aldeia de Naum. O profeta menor pode ter sido de Cafarnaum.

Há uma igreja moderna construída sobre as ruínas da antiga casa do discípulo Pedro.

É fácil nos separarmos da Bíblia como uma história, mas a Bíblia é um relato histórico de eventos reais que aconteceram no mundo. Cafarnaum é um lugar real onde você pode visitar hoje. Existem até muitas ferramentas maravilhosas on-line para experimentar como é essa área e cultura por meio de vídeos, artigos e leitura sobre as experiências de outras pessoas que visitaram. 

Todo mundo vem de uma formação diferente, mas é essencial para nós aprendermos sobre os tempos culturais de Cristo e obter uma melhor compreensão de nosso Deus que andou nesta terra. Quando aprendemos sobre onde Jesus viveu e pregou, podemos ter uma maior apreciação de quem Ele é e ter uma imagem mais clara de como era o cenário do Seu ministério em Seus dias.

Ministério de Jesus em Cafarnaum

Ministério de Jesus em Cafarnaum resumo

1. Em Cafarnaum Jesus curou um paralítico (Mateus 9.1-8)

2. Em Cafarnaum Jesus curou o servo cie um centurião romano (Mateus 8.5-13)

3. Em Cafarnaum Jesus curou dois cegos (Mateus 9.27-31)

4. Em Cafarnaum Jesus curou um homem mudo e endemoninhado (Mateus 9.32-33)

5. Em Cafarnaum Jesus libertou um homem possesso de espírito imundo (Marcos 1.21-27)

6. Em Cafarnaum Jesus curou a sogra de Pedro (Mateus 8.14; Marcos 1.30-31)

7. Em Cafarnaum o filho de um oficial do rei recebeu a cura proferida por Jesus, que estava em Caná da Galiléia (João 4.46)

8. Cafarnaum era conhecida como a própria cidade de Jesus (Mateus 9.1)

9. Em Cafarnaum ficava a “casa” de Jesus (Marcos 2.1; Mateus 4.13)

10. Foi em Cafarnaum que Jesus chamou Mateus (Levi) para ser o seu discípulo (Mateus 9.9)

11. Cafarnaum era o lugar onde residiam Pedro e André (Marcos 1.29)

12. Foi em Cafarnaum que ocorreu aquele caso de ser chamado um menino para uma lição aos seus discípulos (Mateus 18.1; Marcos 9.33)

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Uma mensagem especial essa.
    Aprendi muito sobre o ministério de Jesus em Cafarnaum com essas informações.
    Que Deus seja o Centro de cada mensagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo