Jesus Acalma a Tempestade: História, Significado e Lições

A história de Jesus acalmando a tempestade é fascinante. O simbolismo por trás dessa história deve trazer grande encorajamento e esperança para quem enfrenta uma tempestade na vida. 

Depois de pregar para grandes multidões perto do mar da Galileia, Jesus e seus apóstolos pegaram um barco para a margem oposta para encontrar algum tempo e solidão para descansar. 

Enquanto atravessavam o mar, uma tempestade com ventos tão fortes que os apóstolos pensaram que iriam morrer. 

Jesus estava no convés dormindo durante a tempestade e os apóstolos correram para acordá-lo e perguntar por que ele não se importava. 

Jesus acordou e disse à tempestade para se acalmar e os ventos pararam imediatamente. 

Os discípulos ficaram chocados e ainda não tinham fé de que Jesus era o Filho de Deus a quem “até os ventos e as águas obedecem”.

Jesus acalma uma tempestade Mateus 8:23-27

A história de quando Jesus acalma a tempestade, está registrada em Mateus 8, nos versículos 23 ao 27:

23 E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram.24 E eis que, no mar, se levantou uma tempestade tão grande, que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo.25 E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos, que perecemos.26 E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pequena fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.27 E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?

Mateus 8:23-27

Mateus desejava que seus leitores vissem o contraste gritante entre a “pequena fé” dos discípulos e
a “grande fé” do centurião gentio.

O Poder de Jesus sobre a tempestade

Wiersbe explica: “Jesus, em vez de bajular a multidão, afastou-se! Muito diferente de algumas celebridades cristãs atuais que apelam para as multidões e amam o aplauso das pessoas. Os versículos 19-22 mostram por que Jesus não se impressionava com as grandes multidões: as pessoas não estavam dispostas a abandonar tudo para seguir a Cristo. Elas estavam interessadas em ver milagres, não em dar tudo de si por Cristo.

Algumas pessoas acreditam que a origem dessa tempestade era satânica, já que os discípulos (alguns deles homens do mar experientes) estavam petrificados de medo. Talvez fosse um ataque satânico para destruir Cristo. Sabemos que as tempestades repentinas são comuns no mar da Galiléia. Veja a paz que Jesus demonstra — dormiu em meio a uma tempestade perigosa. Esse é o tipo de paz que temos quando sabemos que seguimos a vontade de Deus.

De novo, ele controla o vento e o mar, e há calma imediata. Passamos de uma “grande tempestade” (v. 24) a uma “grande bonança” (v. 26) por causa de um Salvador poderoso! Como devemos ser agradecidos por Cristo acalmar as tempestades da vida (Salmo 107:23-31).”

Quantas vezes Jesus acalmou a tempestade

Os evangelhos sinóticos – Mateus, Marcos e Lucas – narram o evento de Jesus acalmando a tempestade no Mar da Galileia, mas diferem em alguns detalhes.

  • Mateus 8:23-27: descreve Jesus acalmando a tempestade e os discípulos questionando sua autoridade.
  • Marcos 4:35-41: relata Jesus acalmando a tempestade e os discípulos ficando maravilhados com seu poder.
  • Lucas 8:22-25: narra Jesus acalmando a tempestade e os discípulos questionando sua fé.

Alguns estudiosos acreditam que esses três relatos se referem ao mesmo evento, enquanto outros sugerem que Jesus acalmou tempestades em diferentes ocasiões.

Outros relatos de Jesus acalmando mares agitados podem ser interpretados de diversas maneiras. Por exemplo:

  • João 6:16-21: Jesus caminha sobre o mar tempestuoso para alcançar seus discípulos.
  • Marcos 6:48-51: Jesus acalma o mar enquanto seus discípulos lutam contra a tempestade.

Significado de Jesus acalmando a tempestade

Uma tempestade é uma violenta perturbação da atmosfera com ventos fortes e violentos, chuva, trovões e relâmpagos. Esta era a situação em que se encontravam os discípulos de Jesus; e sabendo que eram pescadores, compreenderam a gravidade da situação em que se encontravam.

Os milagres de Jesus desempenharam papéis significativos em Seu ministério terreno. Eles mostram Sua divindade, messianidade e domínio sobre todas as criaturas, inclusive a tempestade.

O domínio do Senhor sobre a criação é outro sinal de que Ele é o Messias e é divino. Comandos para o mar e as ondas só podem ser emitidos por Deus (Jó 38:8-11, Salmo 65:5-6). 

Jesus estava dormindo porque, como homem, precisava descansar. Em Sua encarnação, Ele assumiu todas as ações naturais da carne, das quais o sono é uma delas. 

A imagem de Cristo e Seus discípulos em um barco é tradicionalmente usada para ilustrar a Igreja. Deus permite as tempestades e nos livra delas para que possamos ver Sua proteção com mais clareza. 

A repreensão de Cristo à tempestade é também uma ilustração de como Ele acalmou as tempestades na alma humana.

Significado de Jesus acalmando a tempestade

O que aprendemos com as tempestades (Reflexão)

Há muito que aprender e refletir com a história de Jesus acalmando a tempestade. Algumas verdades para reflexão.

1. As tempestades nos fortalecem e nos ajudam a construir um nível mais profundo de confiança em nosso Salvador, Jesus Cristo. Ele não falha conosco, mesmo que não pare o vento e as ondas como fez com os discípulos no lago. Assim como os três meninos hebreus se recusaram a comprometer sua fé, afirmando que mesmo que Deus não os livrasse, eles ainda não se curvariam à imagem de ouro de Nabucodonosor; devemos também confiar em Deus para nos salvar de toda tempestade que se levanta contra nós.

As tempestades nos ajudam a entender como Deus se relaciona conosco. Ele se relaciona conosco em etapas que começam com os ensinamentos de Jesus, depois vem testando as tempestades da vida e, se não desistirmos, Ele está esperando para fazer milagres surpreendentes em nossas vidas do outro lado de todo o cenário.

3. Deus é sempre fiel e misericordioso: Apesar da falta de fé dos discípulos, Jesus ainda ressuscitou quando eles O invocaram. Da mesma forma, Deus é fiel e misericordioso para acalmar nossa tempestade, apesar do alto nível de falta de fé e dúvida.

4. Contar as maravilhas passadas de Deus em nossas vidas pode nos ajudar a construir e aumentar nossa fé em Jesus, em vez de na tempestade. Sempre que nos deparamos com uma tempestade, nossa primeira reação é chamar à lembrança Seus atos maravilhosos do passado.

5. Invoque Jesus sempre que se encontrar na tempestade. Assim como os discípulos invocaram Jesus e Ele acalmou a tempestade que ameaçava sua paz, também devemos aprender a invocar a Deus em orações quando nos deparamos com uma tempestade na vida.

5 lições que podemos aprender com Jesus acalmando a tempestade

Aqui estão 5 lições importantes que você pode aprender com esta poderosa história:

1. Os Discípulos Seguiram Jesus – Quando Jesus entrou no barco, os discípulos O seguiram. Devemos fazer a mesma coisa todos os dias. Seguir Jesus fielmente não apenas ajudará você a parar de se preocupar, mas também o levará ao céu!

2. Mesmo os seguidores de Jesus têm problemas – Só porque somos seguidores de Jesus não significa que não teremos tempestades em nossas vidas. Por outro lado, seguir Jesus lhe dará paz, mesmo em meio a essas tempestades. (Mateus 11:28)

3. Não entre em pânico se Jesus estiver em silêncio – Embora Jesus estivesse dormindo no barco, Ele estava no controle da situação. Se parece que Ele te abandonou, não se preocupe… Ele está bem ao seu lado!

4. Clame por ajuda – Embora seja verdade que os discípulos entraram em pânico quando a tempestade começou, eles tiveram fé suficiente para fazer algo muito produtivo – eles pediram a Jesus para ajudá-los. A preocupação é sempre inútil, mas a oração é sempre eficaz. Embora possamos não obter exatamente o que queremos, obteremos o que precisamos.

5. Aprenda a olhar para trás – Depois que Jesus acalmou a tempestade, “os homens se maravilharam” (Mateus 8:27). Relembrar quantas vezes Jesus o ajudou certamente aumentará sua fé e o ajudará a lidar com problemas futuros.

Assim como fez há 2.000 anos, Jesus pode acalmar as tempestades em sua vida e ajudá-lo a experimentar a paz. Imitar os discípulos no mar é uma ótima ideia. Experimente e veja o que acontece!

Estudos, Devocionais e Esboços de Pregação sobre tempestades

  1. Bençãos secretas nas tempestades da vida
  2. Confie no Mestre em Meio à Tempestade
  3. Essa tempestade está apenas cumprindo um propósito
  4. Se Deus está contigo, vai chegar, não importa a tempestade desse mar
  5. Devocional: A tempestade vai passar – Salmos 107:29
  6. Pregação: Jesus acalma a tempestade: 3 Lições de Fé
  7. Devocional: Jesus está no barco – Marcos 4:40-41
  8. Uma noite no mar – Pregação em Marcos 4:35-41

Jesus Acalma a Tempestade (em vídeo)

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo