Os Questionamentos de Gideão: Lições sobre suas perguntas

Gideão, apesar de ser elogiado por Deus como homem valoroso, precisava aprender algumas lições importantes. O fato de seus questionamentos mostra que ele estava inconformado com a situação. veja, então, o que aprendemos sobre suas perguntas e as resposta de Deus para ele.

1. Se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio?

Esse foi o primeiro questionamento de Gideão. Veja o texto:

“…Ai, Senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém agora o SENHOR nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas” (Juízes 6:13).

A RESPOSTA DE DEUS:

Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?” (Juízes 6:14).

Gideão questionou o problema e a resposta de Deus foi vai… Ou seja, não basta apontar o problema, precisamos fazer algo.

Em outras palavras, Deus estava dizendo vai e faz a sua parte.

A resposta da pergunta de Gideão sobre a causa do problema, era a desobediência do povo “…não destes ouvidos à minha voz” (Juízes 6:10).

Então, o que Deus esperava de Gideão era sua atitude Vai nesta tua força

2. Com que livrarei a Israel?

Esse foi o segundo questionamento de Gideão. Veja o texto:

“E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai” (Juízes 6:15).

A RESPOSTA DE DEUS:

“E o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem” (Juízes 6:16).

Agora Gideão questiona sobre com que ele livraria a Israel, pois, ele pensava que Deus precisava dos recursos financeiros ou humanos para poder livra a Israel.

A resposta de Deus para Gideão foi mais uma vez pedagógica. Deus disse que era pelo motivo da sua presença que os Israelitas seriam libertos. Ou seja, o segredo da vitória estava em Deus e não em Gideão.

A resposta da pergunta de Gideão sobre com que ele livraria a Israel, é que ele livraria Israel pela mão de Deus.

Essas são as lições que aprendemos com as perguntas de Gideão e as respostas de Deus.

Veja também: 10 coisas que Gideão não sabia.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Acho muito forte esse texto,mas quando não entendemos o trabalhar de Deus precisamos #sim questionar para ouvir a voz do nosso Deus. Amo a palavra de Deus.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.