O que é uma linguagem do amor? Descubra Qual a sua linguagem do amor

Primeiramente, se você já ouviu alguém mencionar uma linguagem do amor, você pode se perguntar: “O que é uma linguagem do amor?” seguido por: “Qual é a minha linguagem do amor?” 

E se você perguntou a um entusiasta da linguagem do amor, é possível ficar rapidamente sobrecarregado pelo dilúvio de informações compartilhadas. 

Portanto, agora vamos detalhar quais são as linguagens do amor, o que elas significam e como você pode responder à sua pergunta: “Qual é a minha linguagem do amor”.

Quais são as cinco linguagens do amor?

As Cinco Linguagens do Amor: O Segredo do Amor que Dura é um livro escrito pelo Dr. Gary Chapman que conquistou o mundo. Atinge a lista de mais vendidos do New York Times ano após ano, vendeu mais de 5 milhões de cópias e foi traduzido para trinta e oito idiomas.

Contudo, Chapman define “linguagem do amor” como a forma como damos e recebemos amor uns aos outros. 

No entanto, existem cinco categorias amplas, também conhecidas como as cinco linguagens do amor. Também, existem dialetos dentro de cada linguagem do amor, as maneiras pelas quais os indivíduos expressam o amor dentro dessa linguagem.

Aqui estão, portanto as cinco linguagens do amor:

  1. Atos de serviço
  2. Recebendo presentes
  3. Tempo de qualidade
  4. Palavras de afirmação
  5. Toque físico

É importante notar que enquanto damos e recebemos amor em todas as cinco áreas, geralmente há uma ou duas que têm prioridade para nós. Uma vez que conhecemos e entendemos nossas linguagens de amor primárias e secundárias, podemos aprender as linguagens de amor de nossos cônjuges, familiares, amigos e colegas de trabalho.

1. Atos de Serviço

Da mesma forma, se a linguagem de amor do seu cônjuge é Atos de Serviço e você está constantemente deixando roupa suja no chão ou uma bagunça na mesa, isso pode atingir seu coração de maneira diferente de alguém que está apenas irritado por você ser uma pessoa bagunçada. 

2. Recebendo presentes

E, finalmente, receber presentes não significa extravagância cara e exagerada. 

Às vezes, os pequenos presentes significam mais: o dente-de-leão escolhido pelos dedos gordinhos da criança, um cartão-presente de $50,00 ou uma camisa que você encontrou no brechó que é totalmente o estilo do seu melhor amigo.

3. Tempo de Qualidade

Quando meu marido era ministro de jovens, realizamos aulas de linguagem do amor com nossos alunos e os ajudamos a descobrir suas linguagens do amor. Alguns dos adolescentes eram fáceis de entender; outros eram mais um desafio. 

Porém, esse processo nos ajudou a entender melhor as necessidades das crianças e pudemos desenvolver um relacionamento mais profundo com elas porque sabíamos o que fazer (e não fazer) para cada uma delas individualmente.

Por exemplo, para os alunos que estavam altos com Palavras de Afirmação, fizemos mais esforço para dizer a eles que estávamos orgulhosos deles, agradecê-los e incentivá-los verbalmente. 

Sendo assim, para os alunos que estavam em alta com o Tempo de Qualidade, precisávamos que eles se sentissem incluídos, mesmo algo tão simples como sentar ao lado deles por alguns minutos antes ou depois da aula para perguntar sobre seu dia.

4. Palavras de Afirmação

Por outro lado, conhecer a linguagem do amor de alguém significa saber onde você pode machucá-lo mais facilmente. A provocação sarcástica pode afetar alguém com alto nível de Palavras de Afirmação de maneira diferente de alguém que tem um nível mais baixo em sua lista.

5. Toque Físico

Uma linguagem de amor difícil de aprender pode ser o Toque Físico, que é essencialmente um toque não sexual. Com qualquer pessoa fora de sua família imediata, essa pode ser uma linha delicada entre querer que alguém se sinta amado e ser atingido por um processo. 

Nosso filho do meio , por exemplo, tem uma pontuação super alta com o Toque Físico. Sua primeira reação quando se sente amado é se inclinar para um abraço. 

Por outro lado, quando ele fica chateado com seus irmãos, sua reação inicial costumava ser em bater neles. 

Justin e eu tivemos que ser mais diligentes durante seus primeiros anos – com três filhos, todos com dois anos de diferença, a luta livre se torna uma luta muito rápida. Precisávamos redirecionar esse instinto para uma maneira mais saudável de lidar com sua frustração.

Existem apenas cinco linguagens do amor?

Embora Chapman tenha definido cinco linguagens do amor gerais, é importante entender que cada linguagem do amor contém dialetos. Dentro das Palavras de Afirmação, por exemplo, diferentes dialetos podem ser o tom de voz, escolha de palavras, sarcasmo, provocação ou mentira.

Para meu marido, cujo nível de Atos de Serviço está fora do normal, ele não se importa se uma toalha ficar no chão, mas atinge seu tanque de amor em grande forma se uma das crianças (ou eu) emprestar algo de dele e não o coloca de volta. 

E por mais bobo que possa parecer para mim (alguém com poucos Atos de Serviço), se eu tiver um copo de água esperando por ele quando ele chegar em casa, seu tanque do amor transborda. Isso faz parte do dialeto dele, e levou tempo para nós dois descobrirmos isso.

Além disso, certos traços de caráter não incluídos na lista, podem nos fazer sentir amados, como lealdade. 

Podemos mostrar lealdade em todas as cinco maneiras da linguagem do amor, aparecendo, defendendo verbalmente, participando, ajudando e colocando nosso dinheiro onde está a boca (em certas situações).

Ajudando seus filhos a entender as cinco linguagens do amor

Provérbios 22:6 diz: “ Educa a criança no caminho em que deve andar”. 

Como pais, temos a chance de amar e disciplinar nossos filhos da melhor maneira para eles, treiná-los como indivíduos da maneira que eles precisam.

Procure oportunidades para mostrar amor a eles da maneira que eles precisam, mesmo que isso não seja natural para você. 

Aqui estão algumas sugestões

Atos de serviço: faça o almoço para eles, ajude com a lição de casa (também se enquadra no Tempo de qualidade), ajude em uma tarefa, use adesivos de recompensa por suas realizações

Recebendo presentes: pegue uma barra de chocolate no caixa e coloque-a no almoço, adicione laços extras em presentes de aniversário, dê flores sem motivo

Tempo de qualidade: tome um milk-shake depois de uma consulta médica no caminho de volta para a escola, gaste alguns minutos extras na hora de dormir perguntando sobre o dia deles e assista-os jogar um pouco de videogame … essas minas não vão se criar sozinhas .

Palavras de Afirmação: perceber quando eles fizeram algo e dizer em voz alta, deixar notas em lancheiras ou mochilas, ser específico com elogios

Toque Físico: muitos abraços, apertos de mão, abraços e tapinhas nas costas

Naturalmente, mostramos amor aos nossos filhos de maneira apropriada à idade. Da mesma forma, demonstramos amor de maneira apropriada com nossos amigos e colegas de trabalho.

Como faço para encontrar minha linguagem do amor?

Uma das maneira de descobrir sua linguagem do amor é pensar em seus primeiros instintos ao mostrar a alguém que você os ama. 

Por exemplo: Você os elogia? Abraçá-os? Quer ganhar um presente surpresa? A sua ideia de uma noite ideal é sentar no sofá e assistir a um show juntos? Você está sempre procurando maneiras de ajudar em casa?

Curiosamente, você também pode descobrir sua linguagem do amor pensando no que mais te machuca. Quando nosso filho do meio tinha dois anos, ele deu um soco no irmão mais velho, que estava brincando com ele. Através do negativo (tentar bater, também conhecido como tocar fisicamente, seu irmão), percebemos que era necessário um toque mais positivo para reforçar o bom comportamento.

Da mesma forma, nosso filho mais velho era a personificação da travessura, especialmente quando criança. Pequenos golpes nas costas foram ineficazes, mas o tempo limite foi uma dádiva de Deus. Não surpreendentemente, o Tempo de Qualidade é sua maior linguagem de amor, então aprendemos a amá -lo e discipliná -lo prestando atenção às suas respostas.

Atenção: as linguagens do amor podem mudar com o tempo

Além disso, as linguagens do amor podem mudar com o tempo. Receber presentes estava bem baixo na minha lista até conhecer minha melhor amiga, que está fora dos padrões com essa linguagem do amor. 

Como resultado, tornei-me mais intencional ao dar presentes à ela. Não surpreendentemente, ela subiu no meu ranking como resultado.

Há uma razão pela qual The Five Love Languages ​​se tornou um fenômeno global. Ele fala ao cerne de quem somos e como podemos melhor mostrar amor aos que nos rodeiam. 

Em conclusão, descubra sua linguagem de amor e a das pessoas mais próximas a você.

Fale sobre seus dialetos.

Explore as maneiras pelas quais você pode demonstrar amor (e o que você pode estar fazendo para com que a outra pessoa se sinta menos amada).

Então, ame!

Jesus disse em João 13:34 : “Um novo mandamento vos dou: Amem-se uns aos outros. Assim como eu os amei, vocês devem amar uns aos outros”.

Autora: Betania Jet
Adaptado por: Biblioteca do Pregador

Botão Voltar ao topo