MAACATITAS – Significado

MAACATITAS – O povo de Maaca, que habitava uma região próxima às gesuritas e fazia fronteira com a terra concedida à metade da tribo de Manassés.

Este grupo foi conquistado por Jair, que, juntamente com seus companheiros, não conseguiu expulsar os maacatitas e gesuritas de suas terras (Josué 13.13).

Dos maacatitas, surgiu Elifelete, que se destacou como um dos “valentes” no exército de Davi (2 Samuel 23.34). Em 1 Crônicas 11.36, ele é referido como um mequeratita.

A hostilidade entre os maacatitas e outros grupos persistiu ao longo da história de Israel. Quando Jerusalém foi tomada por Nabucodonosor, Jazanias, filho de uma maacatita, buscou se unir a Ismael contra Gedalias, que foi nomeado governador de Judá por Nabucodonosor (2 Reis 25,23; Jeremias 40,8).

Versículos referência:

  • Deuteronômio 3.14: “Jeair, filho de Manassés, tomou toda a região de Argobe, isto é, todo o território dos gesuritas e dos maacatitas, e a chamou pelo seu próprio nome: Havote-Jair, como se chama até o dia de hoje.”
  • Josué 12.5: “E dominava no monte Hermom, e em Salcá, e em toda a Basã, até ao termo dos gesureus e dos maacateus, e metade de Gileade, termo de Siom, rei de Hesbom.”
  • Josué 13.11: “E Gileade, e o termo dos gesureus, e dos maacateus, e todo o monte Hermom, e toda a Basã até Salcá;”
  • Josué 13.13: “Porém os filhos de Israel não expulsaram os gesureus, nem os maacateus; antes Gesur e Maacate ficaram habitando no meio de Israel até ao dia de hoje.”
  • 2 Samuel 23.34: “Elifelete, filho de Aasbai, filho de um maacatita; Eliã, filho de Aitofel, gilonita;”
  • Jeremias 40.8: “E foram a Gedalias, em Mizpá, a saber: Ismael, filho de Netanias, e Joanã e Joanã e Jônatas, filhos de Careá, e Seraías, filho de Tanumete, e os filhos de Efai, o netofatita, e Jezanias , filho do maacatita, eles e os seus homens.”

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!