Fatos Interessantes sobre o Mar da Galileia na Bíblia
A região em torno do Mar da Galileia é o local onde se passaram a maior parte dos eventos do Novo Testamento e ministério de Jesus.
O mar da Galileia, também conhecido como Mar de Tiberíades ou Lago de Genesaré, é um extenso lago de água doce, com comprimento máximo de cerca de 20 km e largura máxima de cerca de 13 km.
Outros nomes na Bíblia do Mar da Galileia
MAR DE TIBERÍADES
DEPOIS disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se assim (João 21:1)
LAGO DE GENESARÉ
ACONTECEU que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré (Lucas 5:1).
MAR DE QUINERETE
E este limite descerá desde Sefã até Ribla, para o lado do oriente de Aim; depois descerá este termo, e irá ao longo da borda do mar de Quinerete para o lado do oriente. (Números 34:11).
Como também a campina, e o Jordão por termo; desde Quinerete até ao mar da campina, o Mar Salgado, abaixo de Asdote-Pisga para o oriente. (Deuteronômio 3:17).
E no vale Bete-Arã, e Bete-Nimra, e Sucote, Zafom, que ficara do restante do reino de Siom, em Hesbom, o Jordão e o seu termo, até a extremidade do mar de Quinerete além do Jordão para o oriente. (Josué 13:27).
Porque o Mar da Galileia é chamado de mar?
O Mar da Galileia é chamado de “mar” por algumas razões:
Tamanho: Apesar de ser um lago de água doce, o Mar da Galileia é consideravelmente grande, com uma área de 166 km² e uma profundidade máxima de 43 metros. Na região árida em que se encontra, o seu tamanho impressionante o assemelha a um mar para os povos antigos.
Importância histórica: O Mar da Galileia tem grande importância histórica e religiosa, sendo palco de diversos eventos bíblicos, como a pesca milagrosa e a caminhada de Jesus sobre as águas. Essa relevância histórica contribuiu para a denominação “mar”.
Uso linguístico: Na época em que a Bíblia foi escrita, a distinção entre “mar” e “lago” não era tão clara como é hoje. O termo “mar” era utilizado para se referir a grandes massas de água, tanto salgadas quanto doces.
Navegação: O Mar da Galileia era utilizado para navegação, pesca e comércio, atividades que também eram comuns em mares. Essa familiaridade com a navegação reforçou a ideia de que o Mar da Galileia era um mar.
Fatores culturais: A cultura local também influenciou a denominação. Para os povos que viviam ao redor do Mar da Galileia, a sua vastidão e importância o colocavam no mesmo nível de um mar.
Embora seja um lago de água doce do ponto de vista científico, o Mar da Galileia continua a ser chamado de “mar” por essas razões históricas, culturais e linguísticas.
Jesus chama seus discípulos nas margens do Mar da Galileia
E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no. E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes; E chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no. (Mateus 4:18-22).
Jesus ensina a partir de um barco no Mar
TENDO Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar; E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou… toda a multidão estava em pé na praia. E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. (Mateus 13:1-3).
Fatos interessantes sobre o mar da Galileia
- Esse lago possui 20 quilômetros de extensão e de 6 a 12 quilômetros de largura
- Sua superfície é de 200 metros abaixo do nível do Mediterrâneo
- Varia de 25 a 50 metros de profundidade
- O Jordão adentra quase 17 quilômetros abaixo da extremidade sul do lago Huleh
- Há uma queda no rio de cerca de 510 metros
- Está a 43,5 quilômetros a leste do Mediterrâneo, e cerca de 96 quilômetros a noroeste de Jerusalém
- Possui um formato oval
- Tem dezenas de variedades de peixes.
- Esse lago está conectado ao ministério público de nosso Senhor
- Cafarnavun, a “sua cidade” (Mt 9.1), está à sua margem
- Dentre os pescadores que ganhavam sua vida no lago da Galileia, ele escolheu Pedro e seu irmão André, além de Tiago e João, para serem discípulos, e os enviou para serem “pescadores de homens” (Mt 4.18; Mc 1.16-20).
Andando junto ao mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão. Eles estavam lançando as redes ao mar, pois eram pescadores. Disse-lhes Jesus: Vinde a mim, e eu vos tornarei pescadores de homens. Então, imediatamente, eles largaram as redes e o seguiram. Passando um pouco mais adiante, Jesus viu os irmãos Tiago e João, filhos de Zebedeu, que estavam no barco consertando as redes, e logo os chamou. E eles passaram a segui-lo, deixando seu pai Zebedeu com os empregados no barco. (Marcos 1.16-20).
Milagres de Jesus no lago da Galileia
JESUS ACALMOU UMA TEMPESTADE NO LAGO DA GALILEIA
E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: SENHOR, salva-nos! que perecemos. E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. (Mateus 8:24-26).
LIBERTAÇÃO DO GADARENO
E, tendo chegado ao outro lado, à província dos gadarenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho. E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? […] E ele lhes disse: Ide... saindo eles, se introduziram na manada dos porcos; e eis que toda aquela manada de porcos se precipitou no mar por um despenhadeiro, e morreram nas águas. (Mateus 8:28-32).
JESUS ACALMA A TEMPESTADE NO MAR DA GALILEIA
E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia. E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? …ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé? E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem? (Marcos 4:37-39).
JESUS ANDA POR CIMA DAS ÁGUAS NO MAR DA GALILEIA
E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão... despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só... o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário; Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar. […] E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? …quando subiram para o barco, acalmou o vento. Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus. (Mateus 14:22-33).
A MOEDA NA BOCA DO PEIXE
Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti. (Mateus 17:27).
A PESCA MARAVILHOSA
E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré […] E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede. E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar... foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique. E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador. Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito. (Lucas 5:1-9).
JESUS APARECE PARA OS DISCÍPULOS NO MAR DA GALILEIA
Depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades […] E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus. Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes. Então aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o SENHOR. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar. E os outros discípulos foram com o barco (porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados), levando a rede cheia de peixes. Logo que desceram para terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima, e pão. (João 21:1-11).
CURA AO LADO DO LAGO DA GALILEIA
E ele, tornando a sair dos termos de Tiro e de Sidom, foi até ao mar da Galiléia, pelos confins de Decápolis. E trouxeram-lhe um surdo, que falava dificilmente… rogaram-lhe que pusesse a mão sobre ele. E, tirando-o à parte, de entre a multidão, pôs-lhe os dedos nos ouvidos; e, cuspindo, tocou-lhe na língua... levantando os olhos ao céu, suspirou, e disse: Efatá; isto é, Abre-te. E logo se abriram os seus ouvidos, e a prisão da língua se desfez, e falava perfeitamente. (Marcos 7.31-35).