Melhor pregação sobre oração: 3 Portas para fechar na oração

Esboço de pregação expositiva em Mateus 6:5-15 com o tema: 3 Portas para fechar na oração. Melhor texto e melhor tema para falar sobre oração sincera. Pregação curta, mas profunda sobre oração.

Tema: 3 Portas para fechar na oração

Texto do sermão: Mateus 6:5-15

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. – (Mateus 6:6)

Tem um céu aberto dentro de um quarto fechado quando você ora.

Contexto:

Tem um céu aberto dentro de um quarto fechado quando você ora.

Há muito poder na oração. Tiago disse que “A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” (Tg 1:16).

Mas, quando olhamos para Mateus 6, encontramos algumas coisas que podem impedir nossas orações.

Então, antes de aprendermos segredos de uma oração poderosa, precisamos aprender sobre coisas que impedem nossas orações de serem respondidas.

Esta passagem de Mateus 6:6 nos orienta sobre a verdadeira essência da oração, abordando as barreiras que podem impedir uma comunicação genuína com Deus.

Nesta pregação de hoje, vamos extrair 3 lições de Mateus sobre oração. Vamos falar sobre três portas que devemos fechar para alcançar uma oração eficaz e sincera.

I. Porta da hipocrisia

E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. (Mateus 6:5)

A. Definição de Hipocrisia
O termo grego “hipócrita” originalmente significava “um ator que usa máscaras”. Ser hipócrita não é apenas falhar ocasionalmente, mas sim usar deliberadamente a religião para esconder pecados e obter vantagens.

B. O Exemplo dos Fariseus
Os fariseus buscavam o louvor dos homens e não a recompensa de Deus. Jesus os condena por praticarem a religião para serem vistos, ao invés de buscarem a aprovação divina. A justiça verdadeira vem de dentro, e devemos examinar nossa sinceridade quando oramos.

C. Aplicação:
Quando oramos, não devemos buscar reconhecimento humano, mas sim nos concentrar em Deus. Fechar a porta da hipocrisia significa orar com um coração sincero, sem buscar aplausos ou reconhecimento.

Não podemos orar para mostrar nossa espiritualidade. Precisamos orar para Deus ouvir, não para o homem ver.

II. Porta da religiosidade

E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. (Mateus 6:7-8)

A. O Problema das Vãs Repetições
Jesus não condena a repetição em si, pois Ele e Paulo repetiram orações (Mateus 26:36-46; 2 Coríntios 12:7-8). O que Ele condena é a oração mecânica, vazia de sinceridade, onde as palavras são ditas sem o coração.

B. O Exemplo dos Gentios
Nas cerimônias pagãs, os gentios recitavam palavras repetitivas acreditando que seriam ouvidos pela quantidade, e não pela qualidade, de suas orações. Deus, no entanto, não deseja formalidade, mas intimidade.

C. Aplicação:
Devemos evitar orações vazias, feitas por costume ou tradição. Fechar a porta da religiosidade significa falar com Deus com sinceridade, sabendo que Ele conhece nossas necessidades antes mesmo de pedirmos (Mateus 6:8).

“Na oração, é melhor ter coração sem palavras do que palavras sem coração”.

Afinal, Deus é um Pai que não quer formalidade, Ele quer intimidade.

III. Porta da mágoa

E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores (Mateus 6:12)

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. (Mateus 6:14-15)

A. A Importância do Perdão
Jesus ensina que o perdão é essencial para a oração eficaz. Ele enfatiza em Mateus 6:14-15 que, se não perdoarmos aos outros, nosso Pai celestial também não nos perdoará.

B. A Relação Entre Perdão e Oração
A oração é um assunto de família. Se há mágoa entre os membros da família de Deus, como podemos esperar ter um relacionamento saudável com o Pai? O perdão restaura a comunhão e fortalece nossa oração.

C. Aplicação:
Fechar a porta da mágoa significa perdoar aqueles que nos ofenderam. Sem perdão, nossa comunhão com Deus é interrompida, e nossas orações perdem eficácia.

Conclusão desta pregação

A oração é um caminho que nos leva à presença de Deus, mas para que esse caminho esteja livre de obstáculos, certas barreiras precisam ser removidas.

Jesus nos ensina a fechar as portas da hipocrisia, da religiosidade vazia e das mágoas guardadas no coração. Somente assim podemos nos aproximar de Deus com sinceridade.

Se buscarmos um relacionamento genuíno e profundo com o Pai, que nos conhece em segredo, Ele nos abençoa de forma visível. Pois, a oração que só Deus vê, gera recompensa que só Deus dá!

O mais importante na oração não é apenas obter uma resposta, mas ser a pessoa em quem Deus pode confiar uma resposta.

Deus te espera no “seu lugar de oração” com a “porta fechada”!

Dicas para pregar este esboço sobre oração

1. Leia o capítulo de Mateus 6 pelo menos 3x: Sua pregação sobre oração se baseará neste texto bíblico. Portanto, ler e reler várias vezes, te dará domínio no assunto e segurança para pregar. Além disso, na leitura, você percebe detalhes no texto.

2. Faça aplicação de cada lição (tópicos): Este esboço de pregação fala sobre 3 portas que devemos fechar na oração, por isso, consideramos o melhor tema para se falar de oração. Mas, cada “porta” precisa ser explicada e aplicada.

3. Ilustre e exemplifique cada tópico: Se você conseguir ilustrar ou testemunhar uma experiência que esteja ligado com a lição do tópico, contribuirá muito para a mensagem.