7 Melhores plataformas para transmissão de culto ao vivo

Para quem precisa transmitir um conteúdo ao vivo, fizemos uma lista com as plataformas mais usadas para cultos. Confira as opções a seguir.

1 – YouTube Live

Através do YouTube Live é possível transmitir os seus conteúdos em tempo real pelos seus canais do YouTube.

Esta plataforma contém serviços como salas de bate-papo e várias ferramentas, além de ser excelente para comunicação.

Características Principais:

Não exige muitas edições na pós-produção do vídeo.

O público no YouTube Live gosta muito de compartilhar suas opiniões através da sala de bate-papo.

Dá para assistir a vídeos ao vivo ou on-demand. (Como o próprio nome sugere, significa algo sob demanda, para atender o usuário na hora e com o conteúdo que ele escolher).

2 – Facebook Live

A plataforma permite que os usuários compartilhem seus conteúdos no Facebook com os seus amigos e seguidores.

As pessoas fazem transmissões de conteúdos a partir dos seus perfis, páginas e de figuras públicas. Você pode interagir com o público em tempo real.

Características Principais:

A comunicação em tempo real permite que você possa medir a interação com seu público de forma a melhorar a qualidade das próximas transmissões

Os seus seguidores recebem notificações instantâneas sempre que você estiver ao vivo. Disponível gratuitamente.

3 – IRIS (Bambuser)

O Bambuser permite aos usuários transmitir vídeos ao vivo através da sua câmera digital, webcam do computador e celular.

Pode ser usado para transmitir vídeos diretamente para o MySpace, WordPress, Twitter e Facebook, entre outras plataformas.

Características Principais:

Permite aos usuários transmitir ao vivo todos os eventos gratuitamente e este serviço tem uma interação social fácil entre os usuários.

Possui armazenamento online integrado, botões de compartilhamento e recurso de marcação geográfica na plataforma.

Os irmãos da igreja poderão, portanto, interagirem enquanto acontece a transmissão do culto.

4 – Younow

O Younow é uma plataforma social de TV ao vivo que permite aos usuários transmitir seus vídeos diretamente da webcam ou do celular.

Muitas pessoas usam esta plataforma interativa para fazer novas amizades.

Características Principais:

É um aplicativo para transmissão e comunicação. Você pode conversar e promover conteúdo facilmente da sua igreja. Disponível gratuitamente.

5 – Livestream

Esta é uma das plataformas de transmissão ao vivo mais usadas, que aceita conteúdos transmitidos a partir de webcams e smartphones

Popularizada com o desenvolvimento digital, oferece uma grande quantidade de leitores de mídia, ferramentas de vídeo e recursos de compartilhamento.

Tem várias opções de integração, para que você possa se conectar facilmente com seu público, e permite realizar eventos de todos os tamanhos.

Características Principais:

Os usuários podem facilmente carregar os vídeos do seu do seu tablet ou smartphone para todas as plataformas como o Twitter, Facebook, entre outras.

Envolvimento entre todas as partes através de salas de bate-papo. É um recurso muito interessante para engajar sua audiência. Essa é sem dúvida, uma ótima opção para sua igreja.

6 – Zoom

A plataforma Zoom, oferece excelentes recursos para criar salas e promover reuniões entre equipes internas.

Também é possível integrá-la ao YouTube, de forma que a transmissão ao vivo seja ainda mais eficiente e o acesso se torne mais prático.

Para habilitar a transmissão ao vivo das reuniões que você organiza com um serviço de transmissão ao vivo personalizado:

  • Inicie sessão no Zoom Web Portal
  • Clique em Configurações
  • Na aba Reuniões sob a seção Em Reunião, localize a configuração Permitir transmissão ao vivo de webinars, verifique se está habilitada,
  • Marque a opção Serviço de transmissão ao vivo personalizado e clique em Salvar.
  • Observação: se a opção estiver esmaecida, ela foi bloqueada no nível do grupo ou da conta, e você precisará entrar em contato com o administrador Zoom para fazer as alterações.

Antes de realizar a transmissão pelo Zoom, certifique-se que sua empresa ou marca tenha um canal no YouTube pronto e elegível para realizar as lives.

Depois que isso estiver configurado, basta apenas entrar no site zoom.us e realizar o login.

7 – Instagram

Para fazer uma live no Instagram (Android | iOS | Web), acesse a tela de publicação (onde você cria Reels e Stories). Na parte inferior, explore os formatos até encontrar “Ao vivo”;

Na barra lateral, clique no primeiro botão. Será exibida uma janela que permite inserir um título na live. Escreva o título e clique em “Adicionar detalhes”.

De volta à tela anterior, selecione o botão de captura para começar a transmissão. Agora vamos aprender como usar os recursos da live:

Nas ferramentas na lateral direita da tela, o botão de paisagem permite transmitir uma mídia da galeria. Os botões abaixo desativam o áudio e a imagem da live.

A seguir, há um comando para alternar entre as câmeras frontal e traseira. Por fim, existe um botão para acessar os filtros da plataforma;

Na parte inferior da tela, há um ícone de três pontos. Ele permite gerenciar os comentários. O botão ao lado mostra os pedidos para participar da live.

O símbolo de perfil permite convidar outros participantes. Com o símbolo à direita, você acessa as perguntas da live. O último botão serve para compartilhar a live;

Assim que os comentários começarem a surgir, você verá o comando “Acenar”. Use esse recurso para cumprimentar os participantes.

É possível gerenciar cada comentário se você pressioná-lo. Entre as opções, o usuário pode denunciar a mensagem ou remover um participante;

Para encerrar a live, toque no “X” no canto superior direito da tela. Confirme a decisão com “Encerrar agora”.

Você pode acessar os Insights (que exibe o desempenho da live), visualizar o vídeo nos arquivos ou deletá-lo. Se quiser deixar a live salva no perfil, toque em “Compartilhar”.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.
Botão Voltar ao topo