7 metas para aumentar sua fé no ano novo

Com o início de um novo ano chegando, muitas pessoas reservam um tempinho para relembrar as conquistas, alegrias e dificuldades do ano que se passou. No final do ano, normalmente você pensa no que deseja alcançar ou mudar no novo ano. 

Fazer promessas e estabelecer metas para cumprir no próximo ano tornou-se amplamente popular. A ideia é fazer uma lista de coisas que você deseja mudar ou fazer, ou novos hábitos que deseja desenvolver, para que o próximo ano seja melhor e com mais propósito. As metas mais comuns são perder peso, controlar as finanças e viajar.

Os cristãos também podem se encontrar montando uma lista de metas para atingir no novo ano. Mais do que simplesmente perder peso ou organizar a casa, os crentes podem usar a ideia de fazer metas para colocar a ênfase necessária em seu relacionamento com Jesus e fortalecer sua fé em Deus. Aqui estão sete metas de início de ano para todo cristão se esforçar no ano novo.

As metas são bíblicas?

Fazer metas não é um conceito bíblico, mas a ideia pode ajudar a motivar os cristãos a serem intencionais sobre sua fé no ano novo. Apesar da palavra propriamente dita não aparecer na Bíblia, o sentido da palavra pode estar claro em uma declaração por exemplo de Daniel: “E Daniel propôs no seu coração não se contaminar…” (Daniel 1:8).

Nesse sentido de procurar melhorar para Deus, de fazer planos de crescer espiritualmente, encontramos exemplos e respaldos bíblicos.

Ter uma lista de metas definida não significa que estamos prevendo o futuro; em vez disso, ter um conjunto de metas baseadas na fé pode ajudar os cristãos a estarem atentos para colocar Deus em primeiro lugar.

“Quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31).

Todos os anos, os crentes devem procurar maneiras de aprofundar sua fé e viver uma vida fiel. Esse é o tipo de meta que todo cristão pode fazer ao olhar para um novo ano. 

Os cristãos podem discernir em oração as metas que estão de acordo com as Escrituras para aumentar sua fé. 

Em última análise, tudo o que os seguidores de Jesus fazem, deve ser para a glória de Deus. Fazer metas pode ajudar os cristãos a priorizarem o compromisso de colocar Deus em primeiro lugar.

7 metas para todo cristão

metas para todo cristão

1. Passar mais tempo com Deus

“Depois de despedir as multidões, subiu sozinho ao monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho” (Mateus 14:23).

Jesus é o modelo para os cristãos imitarem. Ele deu o exemplo perfeito para os crentes, e uma das coisas que lemos que Jesus fazia com frequência era reservar um tempo para orar e estar em comunhão com o Pai. 

Ao procurar estabelecer metas para o ano novo, procure passar mais tempo com Deus. Peça a Deus que lhe mostre como você pode dedicar mais tempo a Ele. Este tempo com Deus lhe dará descanso, paz, esperança e sabedoria para enfrentar o novo ano.

2. Conectar-se mais com a igreja

“E consideremos como podemos estimular uns aos outros para o amor e as boas obras, não deixando de nos reunir, como alguns costumam fazer, mas encorajando-nos uns aos outros – e ainda mais quando vocês veem que o Dia se aproxima” (Hebreus 10:24-25).

A Bíblia ensina muito sobre a importância do corpo da igreja e que os seguidores de Jesus devem fazer parte de uma comunidade de crentes. 

Precisamos de irmãos e irmãs em Cristo para nos ajudar, andar pela vida conosco e nos motivar a crescer em nossa fé. 

Deus sabe que enfrentaremos todos os tipos de dificuldades na vida e ter uma família da igreja para encorajá-lo e apoiá-lo é importante. 

Há um grande propósito de Deus maravilhoso no corpo de Cristo, e por isso é fundamental se conectar a uma igreja no ano novo ou se envolver mais naquela que você já frequenta.

3. Servir mais e melhor

“Cada um de vocês use o dom que recebeu para servir aos outros, como fiéis despenseiros da graça de Deus em suas várias formas” (1 Pedro 4:10).

Deus capacitou cada crente com dons maravilhosos, e é nossa responsabilidade usar esses dons dados por Ele. Nossos dons edificam a igreja e promovem Seu reino. Seja qual for o seu dom, certamente será útil na obra de Deus. Por isso, não enterre seus talentos, mas use-os para a glória de Deus.

Lembre-se que Jesus estendeu grande compaixão aos necessitados e não veio para ser servido, mas para servir aos outros. 

No ano novo, podemos buscar maneiras de servir mais para ajudar os outros, usar nossos dons e causar o impacto necessário no mundo para a glória de Deus.

4. Ler mais a Bíblia

“Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, para que, pela perseverança ensinada nas Escrituras e pelo encorajamento que elas fornecem, possamos ter esperança” (Romanos 15:4).

A Bíblia é um belo presente para a humanidade. Ela revela quem é Deus, nos ajuda a entender nossa natureza e Seu grande amor por nós. Além disso, nela também aprendemos como podemos devotar nossos corações a Deus e viver em retidão para Ele. 

Os crentes devem diariamente se alimentar da palavra de Deus. A Bíblia encoraja, ensina, corrige e instrui. 

Muitos se esforçam para achar tempo para ler a Bíblia e estudá-la. No ano novo, ore para que a leitura da Bíblia seja um novo hábito espiritual que você possa incluir em sua vida diária. Se fizer isso, certamente você verá sua fé impactada ao estudar e aprender a palavra de Deus.

5. Compartilhar mais o Evangelho

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28:19).

Jesus deixou Seus seguidores com uma missão fundamental: fazer discípulos em todas as nações, compartilhando o Evangelho e batizando-os em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. 

Cada um de nós podemos refletir sobre a frequência com que compartilhamos o Evangelho. Talvez Deus tenha colocado certas pessoas em sua vida com o propósito de compartilhar sua fé com elas, tanto em palavras quanto em ações que representam o amor de Jesus. 

No ano novo, deseje cumprir a missão de Mestre e ore por oportunidades de compartilhar sua fé ajudando as pessoas a conhecerem Jesus como seu Senhor e Salvador.

6. Concentrar-se mais no crescimento espiritual

“Portanto, vamos além dos ensinos elementares sobre Cristo e avancemos para a maturidade, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte e da fé em Deus” (Hebreus 6:1).

A Bíblia nos exorta a buscar a maturidade na fé. Deus deseja que cresçamos em nossa fé, não apenas permaneçamos espiritualmente imaturos. 

Crescemos espiritualmente por meio do discipulado, sendo humildes, resistindo às tentações ao pecado e fazendo o bem que Deus nos chamou para fazer. 

Ore para que Deus revele maneiras pelas quais você pode se tornar mais maduro em sua fé. Ao dedicar seu coração a Deus, lendo a Bíblia, estando com outros crentes e passando mais tempo com Deus, você pode crescer espiritualmente amadurecendo mais em sua fé este ano.

7. Dar mais generosamente

“Vocês serão enriquecidos de todas as maneiras, para que possam ser generosos em todas as ocasiões e, por meio de nós, sua generosidade resultará em ação de graças a Deus” (1 Coríntios 9:11).

Deus ama quando damos aos outros! Deus chamou Seus filhos para serem doadores alegres que obedientemente doam suas finanças para promover Seu reino. 

No ano novo, você pode orar sobre maneiras de doar generosamente, assim como Deus deu generosamente. Respondemos com gratidão a tudo o que Deus proveu, devolvendo a Deus como cristãos fiéis.

Oração para o Ano Novo

Oração para o Ano Novo

Querido Pai,

O Senhor é bom e gracioso por ter me abençoado com mais um ano de vida. O Senhor permaneceu fiel e compassivo comigo no ano passado. Embora nem sempre tenha sido fácil e eu tenha enfrentado circunstâncias difíceis, acredito que sempre esteve perto de mim durante tudo isso. Senhor, ao olhar para o ano novo, o desejo do meu coração é ser agradável aos teus olhos. O que quer que eu faça e o que quer que eu defina, quero trazer honra e glória para Ti. Ajude-me, Senhor, a colocá-lo em primeiro lugar este ano. Peço sua bênção sobre mim no ano novo e que guie meus passos. Peço sua proteção, sua sabedoria e que eu tenha oportunidades de ser uma luz no mundo.

Eu oro em nome de Jesus, Amém!

Concluindo sobre metas para aumentar sua fé no ano novo

As metas de ano novo são uma tendência popular, mas para os cristãos podem ser mais do que uma lista de novos hábitos e mudanças. Os seguidores de Jesus podem olhar para um novo ano com o desejo de servir a Deus e trabalhar em direção à maturidade espiritual. 

Por meio da oração e da orientação do Espírito Santo, os crentes podem definir metas que os motivarão a crescer em seu relacionamento com Jesus e a ter uma fé mais forte. As metas podem ser uma maneira útil para os cristãos tornarem sua fé uma prioridade no ano novo.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo