O que exatamente é o nosso espírito?

O que torna as pessoas especiais? Os humanos são a única espécie a criar linguagem, construir cidades e ir além das leis da natureza e instituir civilizações. A humanidade pode fazer todas essas coisas especiais porque Deus as criou para carregar a imagem de Deus. Deus cria, para que as pessoas possam criar. Deus institui a ordem, para que as pessoas possam instituir a ordem.

Parte de ser feito à imagem de Deus também significa ter um pouco do Seu caráter. Deus é Espírito, então as pessoas têm espíritos. A Bíblia afirma:

“Mas é o espírito no homem, o sopro do Todo-Poderoso, que o faz entender” (Jó 32:8). 

O espírito de uma pessoa foi colocado nela para que pudessem se conectar com Deus e ser como Ele. Assim como parte do caráter de Deus é Espírito, as pessoas têm espírito que lhes confere a imagem de Deus.

O que é um espírito?

Ao considerar o que faz um ser humano feito à imagem de Deus, a ideia de que Deus deu ao homem um espírito e defini-lo é fundamental. 

Todos têm uma mente que lhes permite pensar e raciocinar. O coração ajuda as pessoas a sentir e se conectar.

A palavra grega para alma é psyche, que também pode se traduzir como personalidade. A alma são os traços de caráter únicos ligados à parte do espírito em um corpo, mente e coração específicos. 

A palavra grega para o espírito, pneuma, se traduz aproximadamente em respiração. É a essência viva que conecta o corpo, o coração e a mente, e retornará a Deus quando um cristão morrer. 

O espírito é o que é eterno em uma pessoa. De fato, quando Jesus morreu na cruz, “Então Jesus, clamando em alta voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, tendo dito isso, expirou” (Lc 23:46). 

Ele entregou Seu espírito eterno, que continuou a existir, embora Seu corpo tenha parado de funcionar. Na ressurreição, Seu espírito e corpo se reuniram.

O corpo morrerá, mas o espírito continuará na próxima vida, seja no céu ou no inferno. Os cristãos acreditam que o espírito e o corpo serão reunidos um dia, aperfeiçoados para viver para sempre com Deus. 

A Bíblia afirma que o espírito ajuda as pessoas a saber que Deus é real, e que quando alguém se torna um cristão, testemunha ser um filho de Deus.

De acordo com uma compreensão tradicional desta questão, os animais podem ser vistos como tendo almas, mas não possuem o espírito de Deus que irá para a eternidade da mesma forma que se entende que os humanos terão. Se isso significa ou não que eles não estarão no céu é um tópico diferente.

Deus é espírito. 

Uma de Suas pessoas na Trindade é o Espírito Santo. Repetidamente a Bíblia se refere a Deus como espírito, mesmo antes da criação do mundo. 

“A terra era sem forma e vazia, e as trevas cobriam a face do abismo. E o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas” (Gênesis 1:2). 

Quando Ele soprou vida em Adão, algo que Ele só fez pela humanidade, Ele deu a Adão um espírito, para que Adão pudesse realmente ser à Sua semelhança.

Existem outros espíritos. 

Anjos e demônios existem em uma capacidade espiritual. São seres eternos que travam guerra espiritual, obedecem ou desobedecem a Deus, e podem se fazer presentes no mundo, mas são dele. 

A Bíblia encoraja os crentes a usar o Espírito Santo, a oração, a Bíblia e o discernimento para avaliar tanto o espírito de outras pessoas quanto, às vezes, espíritos sobrenaturais em potencial. 

“Amados, não creiais a todo espírito, mas provai os espíritos para ver se são de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo” (1 João 4:1).

O que a Bíblia diz sobre o Espírito?

Embora não haja uma passagem na Bíblia que defina o que é o espírito, há versículos que o discutem. Esses versículos incluem, mas não estão limitados a:

Gênesis 2:7 

“Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente”.

Eclesiastes 3:21 

“Quem sabe se o espírito do homem sobe e o espírito da besta desce à terra?”

João 4:24 

“Deus é espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”.

Atos 7:59 

“E, enquanto apedrejavam Estêvão, ele clamava: ‘Senhor Jesus, recebe o meu espírito’”.

Romanos 8:16-17 

“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que com ele padeçamos para que também sejamos glorificado com ele”.

1 Tessalonicenses 5:23 

“Ora, o próprio Deus de paz vos santifique completamente, e todo o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”

O estado do nosso espírito pode mudar?

O espírito de Deus é perfeito e imutável. O espírito do homem é influenciado pelo pecado, pelas lutas, pela dor e pelas situações. 

longo da Bíblia, os espíritos das pessoas são descritos em diferentes estados, muitas vezes porque é uma constante batalha com a carne.

“Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está disposto, mas a carne é fraca” (Marcos 14:38).

Paulo encorajou os crentes em sua carta aos Efésios que um crente pode ter seu espírito fortalecido:

“Para que, segundo as riquezas da sua glória, ele vos conceda que sejais fortalecidos com poder pelo seu Espírito em vosso interior, para que Cristo habite em vossos corações pela fé para que, estando arraigados e fundados em amor” (Efésios 3:16-17). 

Em última análise, sem o Espírito de Deus, todas as pessoas cederão às pressões do mundo e aos desejos da carne. 

Por meio da salvação e de um relacionamento com o Deus vivo, o espírito humano pode ser elevado, encorajado e fazer a vontade de Deus.

O profeta Isaías escreveu sobre o encorajamento do espírito humano:

“Você não sabia? Você não ouviu? O Senhor é o Deus eterno, o Criador dos confins da terra. Ele não desmaia nem se cansa; sua compreensão é insondável. Ele dá poder ao fraco, e àquele que não tem força, ele aumenta a força. Até os jovens desmaiarão e se cansarão, e os jovens cairão exaustos;  mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; eles correrão e não se cansarão; andarão e não desfalecerão” (Isaías 40:28-31).

Aqueles que confiam no Espírito de Deus para nutrição, refrigério e conhecimento sempre terão seu espírito reabastecido, porque Deus é eterno.

Uma oração para amar a Deus com todo o seu espírito

Pai Eterno,

Obrigado por me dar a vida. Elevo minha voz em louvor à Tua mão poderosa e à Tua infinita criatividade e sabedoria. O Senhor me deu o sopro da vida, Seu Espírito e Sua imagem. Quando me afastei de Ti e pequei, Tu estendeste perdão e graça. O Senhor enviou Jesus Cristo para morrer em meu lugar na cruz, para pagar pelos meus pecados, para que eu possa ter meus pecados apagados. Obrigado por enviar o Espírito Santo para habitar em mim e me guiar.

Senhor, por favor, fortalece-me através do Teu espírito, para que eu possa Te adorar e Te amar de todo o meu coração, espírito e mente. Meu espírito está disposto e ansioso para servi-lo, mas minha carne é fraca. Muitas vezes faço o que sei que é errado, ou me afasto de Ti, deixando meu relacionamento esfriar. Eu vou tropeçar e cair, mas você continua me levantando. Senhor, peço que continue me mantendo conectado a Ti, fortalecendo meu amor por Ti. Eu quero te amar com todo o meu espírito Senhor.

Em nome de Jesus eu oro, Amém.

Pode ser confuso ao tentar estudar as coisas que são eternas e impossíveis de ver. A fé é uma parte importante da vida cristã, mas todos querem entender sua própria natureza. 

O espírito é aquele dom de respiração e vida de Deus que experimenta um relacionamento com Ele agora, e continuará na eternidade para estar com Ele. 

A oração por um espírito forte que é capacitado por Deus sempre será respondida, e quando o espírito é fortalecido, todo cristão pode terminar bem sua corrida.

Botão Voltar ao topo