O que significa Hosana e por que é uma exclamação poderosa?

Você já se pegou andando pela casa e cantando: “Hosanna! Hosana! Hosana nas alturas!” 

Se você é como eu, pode até ter se encontrado dizendo “hosana!” aleatoriamente, embora não tenha muita certeza do que está dizendo ou de onde o ouviu.

Quer você tenha ouvido ou cantado junto, lido ou falado, esta é uma exclamação muito poderosa. Você já pensou sobre o que o nome de Jesus como “Hosana” realmente significa?

Se você nunca ouviu o termo “hosana” antes, não se preocupe. Você está no lugar certo. À medida que mergulhamos no significado e onde ela pode ser encontrada na Palavra, podemos ser mais intencionais ao usá-la. Acredito que essa intenção levará nosso tempo de oração e adoração a uma conexão mais profunda.

1. Hosana significa “Salve-nos, por favor!”

Salva-nos, agora, te pedimos, ó SENHOR; ó SENHOR, te pedimos, prospera-nos. (Salmo 118:25)

A palavra hebraica, “hoshi’a na”, é traduzida em grego como “(h)osanna”. A intenção original da escritura é “Salvar!” É visto como um pedido de ajuda, como se estivéssemos gritando “pare!” para alguém que está prestes a jogar um foguete em nós. Usamos isso quando entendemos o impacto potencial de algo prestes a acontecer e como um ato de entrega.

Em momentos como esse, percebemos que não podemos nos salvar e precisamos nos conectar rapidamente à nossa fonte de segurança. No exemplo do foguete, essa segurança é a pessoa com o foguete na mão. 

Em nossas vidas espirituais, porém, essa segurança está em Deus. Em sua forma mais pura, isso é adoração, pois sentimos que temos que chegar ao fim de nós mesmos e precisamos que Deus intervenha.

2. Hosana significa “Salvação! Obrigado!”

Ao longo de diferentes traduções e edições, o apelo original “Por favor, salve-nos! ” mudou para uma proclamação de “Salvação! Obrigada!” Lemos acima em  Salmos 118:25: “Por favor, Senhor, por favor, salve-nos. Por favor, prospera-nos.” Esta é a única vez que este fundamento é usado. Logo depois disso, no versículo 26, há uma mudança da preocupação para a confiança.

“Bendito aquele que vem em nome do SENHOR;” (Samos 118:26a)

Este é um grande exemplo de fé e uma demonstração da mudança do Antigo Testamento para o Novo Testamento. Hoje, ouvimos canções como as descritas na abertura e lemos as escrituras do Novo Testamento onde “hosana” é usado mais como um termo de adoração e louvor.

3. “Hosana” foi usado no Domingo de Ramos

A primeira vez que “hosana” é usada no Novo Testamento é em Mateus 21:9, para a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém como Rei. 

“E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!” (Mateus 21:9)

Muitas pessoas vêem isso como uma proclamação de uma nova salvação. Ramos de palmeira foram colocados no caminho de Jesus e marcaram o início do que celebramos como Domingo de Ramos. Isso ocorreu antes de Jesus ser preso na Quinta-feira e Sua crucificação na Sexta-feira Santa.

4. “Hosana” é encontrada no Novo Testamento

“E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!” (Mateus 21:9)

“Vendo, então, os principais dos sacerdotes e os escribas as maravilhas que fazia, e os meninos clamando no templo: Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se.” (Mateus 21:15)

“Bendito o reino do nosso pai Davi, que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas.” (Marcos 11:10)

“Tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor.” (João 12:13)

5. O uso de “Hosana” mudou e inaugurou uma nova era

Se pensarmos na mudança do Salmos 118, versículo 25 para o versículo 26, é interessante notar como o uso de hosana mudou. Houve um apelo documentado, e então o foco mudou para a fé de uma salvação que estava por vir. 

O Salmos 118:26 iniciou uma nova era, dizendo: “Bendito aquele que vem em nome do Senhor.

Jesus continuou isso em João 5:24, que afirma: “Em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna”. 

Hosana exemplifica a transição do homem de implorar a Deus por ação, para agradecer a Ele pela ação realizada. Mostra o verdadeiro impacto do ato de Jesus no Calvário.

6. “Hosana” descreve dois lugares de bem-estar espiritual

Como você pode ver, existem dois usos completamente diferentes para “hosana”. Um uso é pedir ajuda, enquanto o outro é apenas mostrar gratidão pelo que foi feito.

Eles representam perfeitamente dois lugares de bem-estar espiritual em que todos nos encontramos.

Quero enfatizar que estes são dois lugares separados. Um não é melhor que o outro e um não é um nível para alcançar o outro.

São apenas dois lugares que muitas vezes nos encontramos. Ou estamos clamando a Deus por ajuda, ou estamos agradecendo a Deus pelo que foi feito por nós. Como resultado, estamos em uma posição melhor.

Usando “Hosana” em tempos de adoração e oração

“Hosana nas alturas” é usado quando reconhecemos Jesus por Seu sacrifício final e o que isso significa para nós e para a humanidade como um todo. 

Isso pode não ser algo que costumamos dizer em voz alta, mas podemos pensar em nossas mentes e sentir em nossos corações nos momentos de adoração. Em seu lugar tranquilo de oração, você pode encontrar conforto apenas dizendo essas formas de “hosana” em voz alta.

A maior lição disso é o entendimento de que, mesmo que estejamos naquele lugar da vida em que estamos suplicando, devemos reconhecê-lo como uma forma de adoração, assim como damos louvor e ações de graças. 

Essa mudança de mentalidade nos capacitará a nos conectar com Deus em adoração e oração com mais frequência.

Não importa em que lado do espectro você esteja, podemos nos aproximar de Deus através da oração e da adoração. Quando estamos naquele ponto de sentir que estamos falhando ou que não podemos continuar, podemos implorar a Deus:

“Por favor, ouça-me! Por favor fale comigo. Por favor, mostre-me algo novo.” Este é o uso original de “hosana”.

Por outro lado, quando estamos conectados com Deus e sentimos que estamos transbordando, gritamos louvores:

“Obrigado, Deus! Tu és maravilhoso! Obrigado pela minha vida! Obrigado por abrir o caminho para mim!” Este também é o uso adequado de “hosana”.

Oração de Ação de Graças

Deus, eu te agradeço por tudo. Agradeço-te porque a tua Palavra diz para confiar em ti e reconhecer a minha necessidade, e que endireitarás os meus caminhos. (Provérbios 3:5-6) Agradeço-te porque não tenho que saber tudo e porque tu és a minha fonte. Agradeço-lhe por me capacitar quando estou conectado a Ti.

“Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!”
(Mateus 21:9)

Somente o Senhor, montado no lombo de um jumentinho chegaria vencedor. Somente o Senhor veio da linhagem de um rei, o Filho de Davi, e era o próprio Filho de Deus. O próprio Rei. Contudo, demonstrou para nós a humildade e submissão de um servo humilde. Sendo assim, nós também declaramos: “Hosana, ao Filho de Davi!”

Kyle Blevins

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo