O toque da fé – Pregação sobre a mulher do fluxo de sangue

Esboço de pregação expositiva em Marcos 5:24-34 com o tema: O toque da fé. Pregação sobre a mulher do fluxo de sangue.

Tema: O toque de fé

Texto: Marcos 5:24-34

Objetivo Encorajadora: Mostrar que uma fé verdadeira em Jesus Cristo, nascida da necessidade e da confiança, é sempre recompensada com cura, restauração e a revelação do poder de Deus.

Introdução

A passagem da mulher com fluxo de sangue revela profundas lições sobre a fé salvadora. Esse episódio nos ensina que a fé genuína vai além do simples desejo; ela envolve uma busca intencional por Cristo. Vamos explorar sete marcas de uma fé salvadora, encontrada nessa mulher hemorrágica:

1. Uma fé nascida do desengano (v.26);
  2. Uma fé reflexiva (v.28);
  3. Uma fé resoluta (v.27);
  4. Uma fé que estabelece contato com Cristo (v.27);
  5. Uma fé sincera (v.33);
  6. Uma fé confessada em público (v.33);
  7. Uma fé recompensada (v.34).

Essa mulher experimentou uma fé escondida, recompensada e, por fim, revelada. Nesta pregação sobre a mulher do fluxo de sangue, vamos refletir em 3 lições importantes:

I. O toque da fé começa com a consciência de uma grande necessidade (v.25)

A mulher sabia de seu sofrimento e reconheceu sua incapacidade de se curar sozinha. Seu sofrimento nos ensina quatro verdades:

1. Um sofrimento prolongado (v.25) — ela sofreu por 12 anos;
  2. Um sofrimento que gera desesperança (v.26) — depois de procurar ajuda em vão, ela ficou sem esperança;
  3. Um sofrimento que destruía seus sonhos (v.25) — sua vida havia parado, e suas esperanças foram devastadas;
  4. Um sofrimento que produzia terríveis segregações (v.25) — ela enfrentou isolamento conjugal, social e religioso.

II. O toque de fé acontece quando nos voltamos da nossa desilusão e buscamos a Jesus (v.27)

Em meio à sua desesperança, a mulher se volta a Jesus com fé. Destacamos três aspectos dessa busca:

1. Nossos problemas não apenas nos afligem, eles também nos levam aos pés de Jesus (v.27);
  2. Quando nossos problemas parecem insolúveis, ainda podemos ter esperança em Cristo (v.27-28);
  3. Quando tocamos as vestes de Jesus com fé, podemos ter a certeza da cura (v.28-29).

Larry Richards destaca quatro características do toque desta mulher nas vestes de Jesus:
a) Intencional;
b) Proposital;
c) Confiante;
d) Eficaz.

III. O toque da fé acontece quando o contato pessoal com Jesus é o nosso maior objetivo de vida (v.27-34)

A fé não busca apenas uma solução temporária, mas um encontro transformador com Cristo. Quatro lições se destacam:

1. Muitos comprimem a Cristo, mas poucos o tocam pela fé (v.27, 34);
  2. Aqueles que tocam em Jesus pela fé são totalmente curados (v.34):
    a) Sua cura foi imediata;
    b) Sua cura foi completa.
  3. Aqueles que tocam em Jesus são conhecidos por Ele (v.32-33);
  4. Aqueles que tocam em Jesus devem fazer isso conhecido aos outros (v.33).

Conclusão

A fé verdadeira não é passiva, mas intencional, focada em Cristo, buscando cura e transformação. A mulher que tocou as vestes de Jesus nos ensina que, em meio à dor e à desesperança, podemos encontrar em Jesus a cura completa e a restauração de nossas vidas.

A bênção com que Jesus despediu a mulher que tocou Nele, é uma promessa para você agora!

Dicas para esta pregação sobre a mulher do fluxo de sangue

Leia Marcos 5:24-34 pelo menos 3x: Embora a história da mulher do fluxo de sangue seja bem conhecida, é importante que você leia a passagem bíblica várias vezes. Além disso, recomendo você ler passagens paralelos nos outros evangelhos. Conhecer o assunto te dará mais confiança para pregar.

Aplique cada lição com cuidado: Explore bem as lições de cada tópico do sermão. A aplicação pode ser feita uma vez por tópico, ou sempre que sentir necessidade, conforme for guiado pelo Espírito Santo. Assim, cada lição se tornará prática e relevante para a vida dos ouvintes.

Mantenha o foco no objetivo do sermão: Quando você sabe onde quer chegar com sua pregação, a mensagem flui com mais clareza. Isso também ajuda a evitar desvios do tema principal. Se você tem um propósito definido, esforce-se para alcançá-lo de maneira eficaz.

Confira mais esboços de pregações sobre a mulher do fluxo de sangue: