7 palavras mais mal compreendidas na Bíblia

Se você passa muito tempo lendo sua Bíblia, é comum encontrar palavras que você não entende o que elas significam. Com o passar do tempo, às vezes essas palavras começam a assumir significados ou entendimentos que nunca deveriam ter e, surpreendentemente, algumas dessas palavras são mais comuns do que você pensa. 

Hoje quero compartilhar com vocês sete palavras mal compreendidas na Bíblia. Esta não é uma lista exaustiva, mas espero que da próxima vez que você ver essas palavras na Bíblia, você tenha uma melhor compreensão do que elas realmente significam.

1. Arrependa-se

Arrependa-se, então, e volte-se para Deus, para que seus pecados sejam apagados, para que os tempos de refrigério venham do Senhor. – Atos 3:19

Essa palavra arrependimento aparece inúmeras vezes nas escrituras, mas muitas pessoas confundem essa palavra com outra palavra remorso. 

Muitas vezes agrupamos os dois juntos. Remorso é quando você se sente mal pelo que faz. Arrependimento é quando você se afasta do que faz. É quando você está andando em uma direção, e você se vira do caminho que estava indo e vai em uma direção diferente. 

Arrependimento não é sobre emoções, é sobre ações. Se você se sente mal com o que faz, mas não se afasta disso, então você não se arrependeu. 

Um versículo que é muito citado pinta uma imagem magnífica do que significa se arrepender.

Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. – 2 Crônicas 7:14 

2. Cristo

A razão pela qual as pessoas interpretam mal essa palavra na Bíblia é porque muitas vezes a veem como um nome e não reconhecem que é uma descrição de quem é Jesus. 

Algumas pessoas pensam que é o sobrenome de Jesus e isso não é verdade. A palavra Cristo significa ungido ou escolhido. 

Você quase poderia colocar um artigo entre as duas palavras para ajudá-lo a entender melhor o significado. Em vez de dizer Jesus Cristo, você poderia dizer Jesus, o Cristo, para ajudá-lo a entender melhor o que a palavra significa. 

Aqui está um exemplo das escrituras que deve fornecer uma estrutura mais clara sobre como usar essa palavra daqui para frente :

E demônios também saíram de muitos, clamando e dizendo: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus!” E Ele, repreendendo-os, não lhes permitiu falar, pois sabiam que Ele era o Cristo. – Lucas 4:41 (NKJV)

3. Prosperar

Amado, eu oro para que você prospere em todas as coisas e tenha saúde, assim como sua alma prospera . – 3 João 1:2 (NVI)

Muitas vezes a palavra prosperar é mal interpretada na Bíblia, não apenas pelo que significa, mas também como as pessoas a interpretam. 

Para muitos, esta palavra significa a aquisição de riqueza e bens materiais. Também pode significar a ausência de problemas de saúde e doenças em seu corpo. 

O problema com essa interpretação é que ela realmente não tem nada a ver com o que a palavra significa e não é um sinal de que Deus está satisfeito com sua vida. 

Se saúde, riqueza e sucesso fossem a evidência de que Deus está satisfeito com sua vida, então a pessoa mais rica seria considerada a mais temente a Deus, e sabemos que isso simplesmente não é verdade. 

O que esta palavra significa é que tudo iria bem com você. Quando você entende a partir dessa perspectiva que está muito longe de Deus quer que todo crente seja rico. 

Aqui está outra tradução de 3 João 1:2 o que ajuda a definir o que este versículo significa.

Caro amigo, rezo para que você goze de boa saúde e que tudo corra bem com você, mesmo que sua alma esteja bem. – 3 João 1:2 (NVI)

Este versículo é mais uma oração e uma saudação do que uma declaração ou promessa, que infelizmente é como tem sido usado.

5. Fé

A razão pela qual a fé está entre as palavras da Bíblia que são mal compreendidas não é porque não sabemos o que é, mas porque não entendemos o que ela faz e onde devemos colocá-la. 

A fé por si só não tem absolutamente nenhum poder. O poder da fé não vem apenas de quanto você tem, mas, mais importante, em quem você o coloca.

A fé só funciona quando Deus é o objeto de sua fé. O objetivo não é simplesmente ter mais fé, mas aumentar sua fé no Deus que é capaz de fazer muito mais e abundantemente mais do que você jamais poderia pedir ou imaginar. Este é o aspecto mais importante da sua fé.

“Tenha fé em Deus”, respondeu Jesus. – Marcos 11:22

4. Reino de Deus

O reino de Deus é muitas vezes mal compreendido na Bíblia porque há muitos que interpretam mal o que isso significa. Muitos acreditam, eu diria erroneamente, que o trabalho dos crentes é dominar a terra e preparar o caminho para a volta de Jesus. 

Alguns diriam que deveríamos estar assumindo governos e derrubando tudo o que é ímpio na terra e, quando o fizermos, prepararemos um reino para o qual Jesus voltará. Isso não é o reino de Deus. 

Nosso trabalho não é preparar a terra para que, quando Jesus voltar, seu reino esteja pronto para ele. Nosso trabalho é pregar o evangelho e fazer discípulos para que quando ele voltar sua noiva esteja pronta para ele.

O reino de Deus não tem a ver com poder político, social ou econômico porque essas coisas não mudam o coração. 

O reino de Deus é estabelecer o senhorio de Cristo no coração dos homens porque, em última análise, é isso que mudará o coração e impactará a sociedade. 

Deus não está procurando estabelecer seu reino na terra por meio de governo político ou econômico, ele está procurando estabelecer seu reino nos corações dos homens, que é a única coisa que levará à verdadeira transformação na vida de uma pessoa. 

Quando você vive com uma verdadeira mentalidade do reino de Deus, você trará influência divina para a terra porque você viverá de acordo com os padrões de Deus e modelará as verdades bíblicas no mundo, não pelo que você diz, mas pelo modo como você vive. 

Se a igreja está fazendo seu trabalho corretamente, então vamos modelar o cristianismo bíblico para todo o mundo ver.

Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo ,  porque quem assim serve a Cristo agrada a Deus e recebe a aprovação dos homens. – Romanos 14:17-18

6. Convicção vs. Condenação

Duas palavras que muitas vezes confundimos são convicção e condenação. Quando alguém é condenado, isso significa que uma sentença ou julgamento final foi proferido no caso dessa pessoa. 

Aqui está a diferença entre essas duas palavras. A convicção é a tristeza segundo Deus pelo pecado, vinda do Espírito Santo, com o objetivo de levá-lo a um lugar de arrependimento. 

Condenação é quando você sente que não tem esperança e seu pecado não pode ser perdoado. A convicção o conduz a Deus, a condenação o afasta dele. 

A convicção é uma obra do Espírito Santo. A condenação é uma obra de Satanás. A próxima vez que você pecar, se sentir remorso e a necessidade de se arrepender e se aproximar de Deus, isso é convicção. 

Se você sente que quer fugir de Deus porque ele não te ama mais, isso é condenação.

7. Blasfêmia do Espírito Santo

A última das palavras mal compreendidas na Bíblia é a blasfêmia contra o Espírito Santo. A maioria das pessoas não tem ideia do que é isso, então deixe-me dar uma resposta simples de uma frase. 

A blasfêmia contra o Espírito Santo é quando você conscientemente e continuamente atribui a verdadeira obra do Espírito Santo ao próprio Satanás. 

A maioria das pessoas não será vítima disso, e acredito que, como cristãos, você não precisa se preocupar com isso. 

A razão é porque, como cristão, você tem o Espírito Santo habitando dentro de você e ele o impedirá de cometer esse pecado. 

A propósito, se você está preocupado se cometeu esse pecado, o simples pensamento de que está preocupado com isso é prova de que você não cometeu esse pecado.

Conclusão

Como eu disse anteriormente, esta não é uma lista exaustiva porque há outras palavras na Bíblia que você pode entender mal. 

Se eu puder lhe dar um pequeno conselho ao ler a Bíblia. Sempre tente ler as palavras no contexto e se você não tiver certeza do que algo significa, você pode consultar outras escrituras para ajudar a entender essa verdade. 

A linha inferior é continuar lendo e aprender a cavar um pouco mais quando você vê essas palavras. Pelo menos por enquanto você tem sete com os quais não precisa mais se preocupar. 


Autor Clarence L. Haynes Jrdo site Crosswalk.

Botão Voltar ao topo