7 perguntas sobre o lago de fogo ardente

Lago de fogo. O que vem à mente quando você pensa nisso? 

Para muitos cristãos, termos como Gehenna, Sheol, Hades, Inferno e lago de fogo podem parecer sinônimos. Mas, na verdade, cada um tem um significado diferente.

O lago de fogo é apenas outro nome para o inferno? Ou é outra coisa?

O lago de fogo é o destino final daqueles que rejeitam a Cristo. Conforme explicado no livro de Apocalipse, é onde a besta, o falso profeta, o diabo e qualquer um cujo nome não esteja escrito no livro da vida, acabará.

Apocalipse 20:14 diz que Deus também lançará a morte no lago de fogo. Então a morte não mais ameaçará Seu povo no novo céu e na nova terra.

Mais do que a morte terrena, o lago de fogo é a morte final. 

Como esse conceito é tão vital para nossa fé cristã, vamos responder então, as sete perguntas ardentes, que muitos têm sobre o lago de fogo:

1. Onde a Bíblia menciona o lago de fogo?

Embora representações de fogo de julgamento estão em toda a Bíblia, o termo “lago de fogo” está apenas no livro de Apocalipse.

“Mas a besta foi capturada, e com ela o falso profeta que havia realizado os sinais em seu favor. Com esses sinais ele enganou aqueles que receberam a marca da besta e adoraram a sua imagem. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo de enxofre ardente.” (Apocalipse 19:20)

Na versão King James, isso está traduzido como “um lago de fogo queimando com enxofre”.

“E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de enxofre ardente, onde haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite para todo o sempre.” (Apocalipse 20:10)

“Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. Todo aquele cujo nome não foi encontrado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” (Apocalipse 20:14-15)

Para concluir:

“Mas os covardes, os incrédulos, os vis, os assassinos, os sexualmente imorais, os que praticam artes mágicas, os idólatras e todos os mentirosos – eles serão entregues ao lago de fogo de enxofre ardente. Esta é a segunda morte.” (Apocalipse 21:8)

2. O lago de fogo é o Inferno?

A palavra “Inferno” não tem uma tradução direta na Bíblia. Diversos termos são usados ​​hoje em dia para se referir ao destino daqueles que rejeitam Cristo, mas a Bíblia faz distinções importantes entre eles.

Vamos descompactar os diferentes termos que a Bíblia usa.

Nas Escrituras Hebraicas do Antigo Testamento, o lugar após a morte comumente se refere como “a sepultura” ou “Seol”.

Por exemplo, Gênesis 44:29, Salmos 18:5, Salmos 89:48, Jó 7:9. Este é apenas o lugar dos mortos, não necessariamente relegado ao bem ou ao mal. 

Hades” é o equivalente grego do Sheol no Novo Testamento.

Geena” é a palavra usada no Novo Testamento para o que podemos pensar mais como inferno, e é usada para se referir a um lugar de punição, fogo ou banimento.

Encontramos algumas refêrencias em Mateus 5:22, Mateus 5:29-30, Mateus 10:28, Tiago 3:6.

O lago de fogo do Apocalipse é o que pode se chamar de inferno final. Observe que a morte e o Hades são lançados no lago (Apocalipse 20:14), indicando que está separado do Hades. 

A implicação é que as almas daqueles que rejeitaram a Deus esperam no Hades, até que chegue a hora do julgamento final.

“E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” (Apocalipse 20:12-15)

3. O lago de fogo é um lugar real?

As advertências consistentes dos profetas, de Jesus e dos apóstolos apontam para o perigo real de uma destruição após a morte. 

Ao enviar Seus discípulos, Jesus disse:

“E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.” (Mateus 10:28)

A Bíblia trata a morte eterna como uma ameaça real. Ela adverte não apenas sobre o sofrimento temporário, mas também sobre a morte eterna, que é uma punição permanente para aqueles que se rebelam contra Deus.

“Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder.” (2 Tessalonicenses 1:9)

4. O lago de fogo deve se interpretar literalmente?

O lago de fogo pode ser real, mas é um lago literal de chamas ferventes? 

Isso é algo que não sabemos. 

A Bíblia usa muita linguagem figurada em relação ao fogo. Uma delas é como uma força de refinamento, que purifica a iniquidade.

“E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O SENHOR é o meu Deus.” (Zacarias 13:9)

Também se usa muito para falar de destruição. Quando Deus queria alertar sobre a destruição iminente por meio dos profetas do Antigo Testamento, Ele frequentemente usava imagens de fogo. 

“Porque, eis que o SENHOR virá com fogo; e os seus carros como um torvelinho; para tornar a sua ira em furor, e a sua repreensão em chamas de fogo. Porque com fogo e com a sua espada entrará o SENHOR em juízo com toda a carne; e os mortos do SENHOR serão multiplicados.” (Isaías 66:15-16)

Por outro lado, às vezes, o julgamento de fogo é literal. Em Gênesis 19, o Senhor destruiu as cidades perversas de Sodoma e Gomorra com enxofre ardente dos céus.

Se o lago de fogo é literalmente uma piscina de lava ou isso é apenas uma metáfora para algo que não podemos compreender completamente, é claro que o lago de fogo é um lugar de destruição final, o destino inevitável de Satanás e daqueles que se rebelaram contra Deus, a segunda morte.

5. Quem vai para o lago de fogo?

Apocalipse 19:20 afirma que a besta e o falso profeta serão lançados no lago de fogo. 

A besta em Apocalipse se refere alternadamente a um império do mal e à pessoa que lidera esse império, talvez o Anticristo. A besta lançada no lago de fogo é presumivelmente esta pessoa.

O falso profeta em Apocalipse está ao lado da besta, levando a humanidade a adorar o Anticristo. Parece que enquanto a besta será um líder político, o falso profeta será um líder “espiritual” (Apocalipse 13:11-15), enganando o povo.

Esses dois serão lançados no lago de fogo junto com o diabo que deu poder a ambos (Apocalipse 20:10). 

Finalmente, estes três serão unidos pelos mortos impenitentes, aqueles que rejeitaram a Cristo.

“E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” (Apocalipse 20:15)

“Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” (Apocalipse 21:8)

6. O que acontece com os lançados no lago de fogo?

Apocalipse 20:10 deixa claro que o diabo sofrerá eternamente, “atormentado dia e noite para todo o sempre”. Há menos acordo, no entanto, sobre o destino de todos os outros nesta situação.

Um entendimento comum da penalidade da pecaminosidade é o do tormento eterno. No entanto, a Bíblia não necessariamente diz isso. 

O Apóstolo Paulo afirma que o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23), e tanto Apocalipse 20:14-15 quanto Apocalipse 21:8 chamam o lago de fogo de “a segunda morte”. 

Por isso, algumas pessoas interpretam as passagens sobre o lago de fogo como significando a destruição eterna da alma. Para elas, a primeira morte é o fim do corpo físico, e a segunda morte é o fim da alma.

Além disso, alguns apontam que a tradução de Apocalipse 20:10 não é precisa em quem são “eles” que serão “atormentados dia e noite”, como a terceira pessoa do plural do futuro indicativo do tempo passivo. Mas para “atormentado” no Grego é tudo uma palavra e também pode se referir ao tormento eterno de Satanás e seus demônios, não o de Satanás e a besta e o profeta.

Satanás é lançado no lago de fogo onde a besta e o falso profeta “foram lançados” ou “já tinham sido lançados”, o que significa que é possível que já tenham sido destruídos. (O grego inclui apenas a conjunção “kai”, significando que os tradutores tiveram que inserir palavras em inglês com base no contexto.)

Outros interpretam essas passagens, em vez de a morte e o Hades lançados no lago de fogo e destruídos, como indicando que as almas lançadas no lago de fogo sofrerão tormento eterno, junto com Satanás e seus demônios, citando passagens como Mateus 13:42:

“Eles os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes”.

De qualquer maneira, aqueles lançados no lago de fogo estarão separados de Deus para sempre.

7. Como podemos evitar o lago de fogo?

O lago de fogo é o destino final dos inimigos de Deus. No entanto, Apocalipse 21 e Apocalipse 22 pintam um belo quadro do lar eterno daqueles que seguem a Deus.

Apocalipse 21:3 diz:

“E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” (Apocalipse 21:3-4)

Nós não ganhamos o favor de Deus.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” (Efésios 2:8-9)

Não temos que abrir caminho para as boas graças de Deus. Em vez disso, é um presente. Simplesmente recebemos esse presente.

“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” (Romanos 10: 9-10)

Aqueles que estão em Cristo não precisam temer o destino eterno. 

“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (João 14:2-3)

Em vez disso, regozijemo-nos nas promessas de Deus e compartilhemos Seu Evangelho, onde quer que formos.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp