Os 3 propósitos de Deus para o casamento

Em Sua Palavra, Deus fornece propósitos estratégicos para o casamento cristão, que são de vital importância para que todos conheçam. 

A Queda e o Casamento

Os propósitos de Deus para o casamento estão relacionados com a queda de Satanás. A unidade e harmonia originais da eternidade passada foram um reflexo maravilhoso da imagem de Deus em toda a criação. 

Os anjos, seres criados por Deus, dependiam inteiramente dEle e eram completamente um com Deus e Sua vontade. Mas o orgulho e a queda de Satanás tornaram-se uma ameaça a essa unidade. O anjo mais bonito da criação de Deus decidiu que não precisava mais de Deus. 

Desde então, Satanás tem desafiado continuamente a vontade e os propósitos de Deus.

A criação da terra, bem como de Adão e Eva, não foi apenas uma reflexão tardia de Deus, mas uma resposta ao desafio de Satanás. Demonstrando a toda a criação que somente a dependência completa de Deus resulta em vida verdadeira. 

Adão e Eva, e todas as pessoas que o seguiram, têm um interesse tremendo no plano e propósito de Deus para o homem.

Nesse contexto, Deus revela três propósitos para o casamento cristão: refletir, reinar e reproduzir. E, devido à importância desses propósitos, Satanás trabalha arduamente para impedir que os cristãos os cumpram. 

À seguir, vamos analisar melhor esses propósitos.

1. Reflita a imagem de Deus

Os casamentos cristãos devem refletir a imagem de Deus:

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:26-27)

Observe a ênfase em “imagem” e “semelhança”. Deus cria “eles” como uma unidade para refleti-Lo. É preciso um homem e uma mulher, em unidade, para refletir verdadeiramente Sua imagem. 

Quando criticamos nosso cônjuge, ou promovemos divisão e competição, na verdade estamos refletindo a desunião de Satanás e desonrando a Deus. 

Por outro lado, quando reconhecemos que nosso propósito é refletir a imagem de Deus, somos convencidos pelo Espírito Santo quando não atendemos a esse padrão. Também, o Espírito Santo nos protege do endurecimento de nossos corações uns para com os outros.

2. Reproduza à semelhança de Deus

O segundo propósito de Deus para o casamento é reproduzir:

“E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a;”  (Gênesis 1:28 a)

Deus quer que os casais reproduzam filhos, à Sua “semelhança”. Casais competitivos, zangados e divididos não são totalmente capazes de nutrir os filhos à imagem de Deus. Por quê? A fim de ensinar às crianças os princípios do amor ágape, disciplina piedosa, boa e moral, os pais devem primeiro praticar. Palavras não são suficientes! 

À medida que os pais põem de lado seu egoísmo inato e confiam em Deus para suprir suas necessidades, os desacordos mesquinhos desaparecem em comparação com seu amor pelos filhos. 

O casal cristão que não tem filhos pode cumprir esse propósito fazendo outros discípulos de Jesus Cristo.

3. Reinar na Guerra Espiritual

O terceiro propósito do casamento é reinar:

“E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a;” (Gênesis 1:28 a)

Devemos ser mordomos dos recursos físicos que nos foram confiados e devemos fazer nossa parte no reino espiritual. Uma batalha espiritual continua em cada coração. 

Somente quando os casais se unirem em unidade e amor, o inimigo de nossas almas será derrotado. Assim como a Divindade representa a unidade perfeita e é uma força da vontade de Deus em Seu universo, o casal cristão deve orar e discernir a vontade de Deus em todas as situações.

Dois se tornando um

Para cumprir os propósitos de Deus para o seu casamento, ou seja, refletir, reproduzir e reinar juntos; você deve estar em harmonia com seu cônjuge e com Deus. 

A unidade acontece como resultado de acreditar que Deus os colocou de maneira única, de acordo com a vontade de Deus e uns com os outros. Os resultados práticos são cooperação, união e encorajamento.

Em Efésios 6:12, aprendemos: “… nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas contra as… forças espirituais do mal nas regiões celestiais”. 

Praticamente, nossa luta não é contra nosso cônjuge, mas contra Satanás, que quer que acreditemos que nosso cônjuge é o problema. Devemos aprender a manter nossos olhos em Jesus Cristo e não nas pessoas.

Se você é um casal cristão, ou está pensando em se casar, ou que está casado há algum tempo, ou cujo casamento está com problemas, Deus pode tirar o máximo proveito de sua situação. Apenas volte-se para a Sua Palavra e siga o Seu propósito para o seu casamento.

Versículos sobre propósitos de Deus para o casamento

Aqui estão alguns versículos da Bíblia que falam sobre os propósitos de Deus para o casamento:

Gênesis 2:24: “Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.”

Efésios 5:31: “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne.”

Provérbios 18:22: “Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor.”

1 Coríntios 7:2: “Mas, por causa da imoralidade sexual, cada homem deve ter sua própria esposa, e cada mulher, seu próprio marido.”

Mateus 19:5-6: “Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne? Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe.”

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!