Qual é a importância do evangelismo?

Evangelismo pessoal é anunciar Jesus e a salvação pessoalmente. Evangelizar é algo muito importante na vida do cristão. A palavra de Deus restaura os que estão afastados da igreja, e converte aqueles que ainda não aceitaram Jesus. Continue lendo para aprender mais sobre o evangelismo pessoal.

Qual a importância do evangelismo?

O papel de quem evangeliza requer a demonstração sincera do amor de Deus na sua mensagem. Quem se aproxima de você, precisa sentir as virtudes de Cristo sendo manifestadas em sua vida.

As pessoas vão querer imitar sua conduta, pois ela agrada a Deus e demonstra amor para com os outros. O apóstolo Paulo falou em uma das suas cartas à igreja de Corinto:

  • “Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo.” (1 Coríntios 11;1)

Ele estava ciente que imitava a conduta do Mestre.

Qual a relação entre evangelismo e discipulado?

Os discípulos de Jesus foram ensinados a espalhar a palavra de Deus por onde fossem. Eles também aprenderam que as suas atitudes deveriam ser dignas de um verdadeiro cristão.

Filipe, o evangelista, fazia muitos sinais além de anunciar Cristo, quando foi a Samaria, encontrou um eunuco que estava lendo o livro de Isaías.

Através de Filipe, Deus converteu o coração do eunuco, que foi batizado.

  • “E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.” (Atos 8:39)

Saulo perseguia a igreja, mas depois que ele foi convertido no caminho para Damasco, tornou-se um discípulo, e a partir de então, anunciava Cristo.

  • “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Coríntios 5:17)

Todo cristão é chamado para ser discípulo e através do seu testemunho, outras pessoas se aproximam de Deus.

Como funciona o evangelismo?

Enquanto esteve na terra, Jesus anunciou o Reino de Deus e a vida eterna a muitas pessoas.

  • “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. (Mateus 11:28)

Mas ele não usava apenas palavras para falar da salvação, o Senhor curou enfermos, ressuscitou mortos e fez muitos milagres.

Além disso, a conduta humana de Jesus era irrepreensível, ele ensinou a trabalhar, pagar os impostos, respeitar as autoridades e viver em paz com todos.

Através das obras feitas por Jesus, e mais tarde, pelos apóstolos, muitas pessoas creram que ele trouxe a salvação a todos aqueles que aceitarem.

  • “De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus”. (2 Coríntios 5:20)

Todos que aceitam Jesus como seu salvador recebem a promessa da vida eterna com glória nos céus.

Praticar a palavra:

O termo evangelista imediatamente traz a lembrança de falar da palavra, porém precisamos ir além disso.

Somos constantemente observados: no trabalho, na vizinhança, na escola, os cristãos sempre são notados.

E é por isso, que muito mais do que falar, precisamos viver a palavra. Jesus ensinava sobre o amor, e demonstrava o amor.

Assim como ele, todos aqueles que ministravam a palavra, tinham uma conduta irrepreensível.

  • “Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.” (1 Timóteo 3:7)

Sejamos cuidadosos com nossa vida, pois nossas atitudes dizem muito sobre nós, e para que possamos falar da palavra de forma livre, sem acusações.

  • “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” (1Timóteo 4:16)

Seja uma fonte de águas doces

Quando Deus tocar em seu coração para evangelizar alguém lembre-se que você é um mensageiro de boas-novas, clame por sabedoria e amor.

Se interesse sinceramente pelas pessoas, ouça o que elas têm a dizer, elas também querem um pouco de atenção, você verá como é fácil.

  • “Isso é para a glória de meu Pai, que vocês deem muito fruto, mostrando-se como meus discípulos.” (João 15:8)

Coloque em prática o seu amor ao próximo. Mostre compaixão por cada situação que a pessoa tenha vivido ou esteja vivendo.

Amor e restauração

Muitas pessoas conheceram o evangelho e foram à igreja por algum tempo, mas depois se afastaram.

É preciso um cuidado especial com essas pessoas, a bíblia diz que um irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte.

Nossa missão como mensageiros da salvação também diz respeito a curar feridas, abraçar, amar sem distinção, para que o Pai seja glorificado.

Se você conhecer alguém nesta situação, e for tocado pelo Espírito Santo para ir até a pessoa, ore e vá trabalhar na restauração dessa alma.

  • “Ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mateus 10:6)

Mostre que existe esperança para todos e que nossa alma é muito importante para Deus, ajude o outro a enxergar o amor.

O propósito divino é resgatar almas, e nós, os seus servos precisamos mostrar a sua misericórdia ao mundo.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.
Botão Voltar ao topo