Qual é a oração da fé em Tiago 5?

A “oração da fé”, mencionada em Tiago 5, é um método de oração em que os crentes oram por alguém que está doente e precisa de cura e, também, orar em todas as circunstâncias.

Em alguns casos, Deus permitirá que a pessoa doente seja curada. Deve-se notar que isso nem sempre garante que a pessoa doente será curada, caso contrário, como mencionado neste artigo, nenhum crente jamais morreria.

Esta oração da fé, no entanto, encoraja os crentes a exercerem confiança em Deus. A cura pode vir em uma cura física, ou pode resultar em uma paz sentida pelos crentes e pela pessoa doente.

Fazemos esta oração para nos apoiarmos em Deus em sua sabedoria e compreensão. E sabermos que toda cura vem dele, caso ele escolha curar a pessoa doente.

Onde está a Oração da Fé na Bíblia?

Esta oração específica é mencionada em Tiago 5:13-20. A passagem orienta os crentes através da metodologia desta oração específica. Os crentes irão:

  • Chamar os anciãos da igreja (líderes da igreja) para orar pela pessoa doente (Tiago 5:14)
  • Ungir os enfermos com óleo, uma ação santificadora e purificadora (2 Coríntios 1:21), também ligada ao tratamento medicinal durante os tempos do Novo Testamento

A passagem diz que isso levantará a pessoa doente. Agora, levantar nem sempre indica uma cura instantânea. 

Conforme declarado no Comentário de Barnes sobre Tiago 5:15, esta promessa vem com a restrição de que a cura tem que vir da vontade de Deus.  

Vemos exemplos dessa oração de fé na Bíblia em passagens como Marcos 6:13, onde os discípulos expulsam muitos demônios e ungem os enfermos com óleo, curando-os.

Qual é o contexto em que a oração da fé foi ensinada?

Os versículos anteriores na passagem falam sobre paciência em meio ao sofrimento. Não se pode abordar o livro de Tiago sem encontrar o tema do sofrimento. Os cristãos, durante o tempo em que Tiago escreveu o livro, experimentaram enorme perseguição e sofrimento.

Este artigo sobre o livro de Tiago sugere que seu público principal seriam cristãos pobres, que não tinham muitos meios. Oprimidos por “ricos incrédulos”, esses cristãos não teriam acesso a cuidados médicos avançados, e muitos teriam sofrido doenças comuns de seus dias.

Considerando que o início deste capítulo contém uma repreensão aos ímpios ricos, isso faria sentido com o contexto. Aqueles que são ricos podem às vezes sentir a necessidade de não depender de Deus, como indicado neste artigo. Então uma passagem na segunda metade do capítulo obrigando os cristãos a confiar em Deus através desta oração de fé faz sentido.

A Oração da Fé Garante a Cura?

Como mencionado anteriormente, a cura no sentido físico nem sempre é garantida através desta oração de fé. Pois, temos que considerar a vontade e o tempo de Deus.

Além disso, às vezes a cura não significa cura no sentido físico, mas no sentido espiritual. Quando Jesus cura um paralítico, ele primeiro diz ao homem que seus pecados estão perdoados (Marcos 2:1-12). 

Embora Jesus o cure mais tarde no sentido físico, ele chama a atenção para o fato de que as necessidades espirituais precisam ser satisfeitas antes das físicas. 

Embora possamos ter doenças físicas nesta vida, as feridas espirituais requerem a cura de um Salvador.

No entanto, se Deus deseja a cura, uma oração de fé pode ser um meio pelo qual Deus trabalha para orquestrar essa cura.

Como orar da maneira que Tiago 5 encoraja?

Embora haja um debate na igreja sobre a necessidade de ungir os enfermos com óleo, podemos modernizar essa oração de várias maneiras.

Primeiro, a passagem em Tiago 5:13-14 indica que devemos orar em todos os momentos, em todas as circunstâncias. 

A passagem não cobre apenas a oração por um crente que está doente, mas este artigo se concentra nesse aspecto. Devemos também orar pelo perdão de nossos pecados e orar quando nos encontramos em circunstâncias em que precisamos confiar em Deus quando estamos felizes.

Em segundo lugar, no caso de orar por uma pessoa doente, devemos alcançar o maior número possível de crentes, incluindo líderes da igreja, e pedir-lhes que orem por um crente que está doente.

Terceiro, em todas as orações, precisamos afirmar nossa confiança em Deus, sabendo que ele cumprirá sua vontade e promessas para os crentes.

O que a oração da fé ensina sobre a fé?

A passagem é clara que em qualquer circunstância, precisamos orar. 

Quer estejamos louvando a Deus ou orando por um ente querido que está prestes a passar de uma vida para outra, precisamos confiar totalmente em Deus.

Exemplo de oração de fé:

Querido Pai Celestial,

Tu és o Criador de todas as coisas e sustenta toda a vida. Venho a Ti, reconhecendo que sua vontade é a melhor e que seu plano é muito maior do que qualquer um que eu poderia pedir ou imaginar.

Senhor, venho a ti com problemas que pesam no meu coração e nos corações de muitos crentes. Deus, eu sei que você carrega todos os fardos, e peço que compartilhe seu jugo conosco neste momento difícil.

Deus, você é um Deus de cura. Se estiver em sua vontade, peço que cure (preencha o espaço em branco), mas sei que, quer opte por curá-los ou não, que tudo dará certo de acordo com o seu propósito.

Que eu te busque nos momentos bons e difíceis e aprenda a confiar cada dia mais em ti. Que o Senhor cresça e eu diminua, à medida que aprendo a me tornar mais como Tu.

No santo e poderoso nome de Jesus, Amém.

Quer tenhamos entrado em um período de vida abundante, ou se um de nossos irmãos crentes está gravemente doente, esta oração da fé pode ajudar a nos ensinar a confiar em Deus. 

Em vez de nos apoiarmos nas riquezas ou em qualquer coisa que o mundo possa tentar nos dizer que nos ajudará a navegar pela vida, sabemos que confiar somente em Deus é a única maneira de trazer a verdadeira cura, tanto no sentido físico quanto no espiritual.

Autora Hope Bolinger.

Botão Voltar ao topo