Qual é o papel do Espírito no mundo?
O papel do Espírito de Deus no mundo é __________________.
Você pode ter pensado em uma palavra, uma frase ou um parágrafo, ou até mesmo se esforçado para completar a frase. É certo que não é tão fácil como pensamos. Na verdade, dependendo de onde você está nas escrituras, você pode responder a essa pergunta de maneiras diferentes.
Em nosso pouco tempo juntos enquanto você lê este artigo, eu gostaria de lhe dar duas maneiras de pensar sobre o Espírito Santo enquanto respondemos à pergunta: Qual é o papel do Espírito no mundo?
“Espírito”, “Espírito Santo”, “Espírito de Deus”, “Advogado”, Ajudador” e outros termos são todos usados nas escrituras para significar e descrever a mesma pessoa. Neste artigo, usarei alguns desses termos em momentos diferentes, mas eles significam a mesma coisa!
O Espírito de Deus na Antiguidade
Pode ser surpreendente pensar nisso, mas você tem uma vantagem incrível sobre os heróis e figuras centrais do Antigo Testamento.
Nos tempos antigos, o Espírito de Deus tinha a mesma missão que tem hoje, atrair pessoas a Deus, ajudá-las a viver vidas santas e justas e convencê-las do pecado, entre outras coisas. Mas o método pelo qual o Espírito realizou essas coisas era diferente em comparação com agora.
No Antigo Testamento, ele deu poderes a heróis como Moisés, Sansão, Gideão, Josué, Saul e Miquéias para profetizar, julgar, liderar, governar e realizar atos de justiça em nome de Deus.
O Espírito de Deus permitiu a comunicação de Deus por meios verbais e escritos por meio de Moisés, Davi, Ezequiel e outros autores do Antigo Testamento para que as pessoas pudessem saber quem é Deus, como segui-Lo e orientar suas vidas com base em Seus mandamentos.
Por fim, o Espírito de Deus preparou Israel e o resto do mundo para receber o Messias, anunciando profeticamente. Sua chegada, como Ele seria, de que linhagem familiar Ele viria e Sua conexão única com Deus.
Então, o que Deus fez através das pessoas mencionadas acima que difere de como Ele interage com o mundo hoje?
A principal diferença entre aquela época e agora é que o Espírito encheu as pessoas no Antigo Testamento, mas não habitou nas pessoas como Ele faz no Novo Testamento e hoje.
Vamos então dar uma rápida olhada nessas duas maneiras diferentes pelas quais o Espírito nos enche:
2 maneiras pelas quais o espírito nos enche
1. Enchimento do Espírito de Deus
No Antigo Testamento, o Espírito de Deus repousava sobre profetas, heróis, obreiros escolhidos, juízes e reis para serem guiados por Deus.
Mas o Espírito de Deus também pode deixar as pessoas no Antigo Testamento, como fez com o rei Saul (1 Samuel 16:14-23) e do qual o rei Davi temia (Salmo 51:10-11). O enchimento do Espírito não era permanente .
2. Habitação do Espírito de Deus
No Novo Testamento, porém, a promessa de Jesus (João 14:6), e a insistência do Apóstolo Paulo de que todo crente tem o Espírito (Romanos 8:9), era permanente.
O Espírito Santo era uma garantia da herança das pessoas no céu (Efésios 1:14) e um selo da salvação das pessoas (Efésios 1:13).
O Espírito de Deus em você
A pessoa do Espírito Santo, residindo em você como pessoa, é a melhor maneira pela qual o mundo experimenta Deus e Lhe dá glória.
O escritor de Judas colocou isso bem quando eles mostraram o impacto de ter o Espírito de Deus contra todos os outros que não têm:
Queridos amigos, lembrem-se do que os apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo predisseram. Eles lhe disseram: Nos últimos tempos haverá escarnecedores que seguirão seus próprios desejos ímpios. Essas são as pessoas que dividem você, que seguem meros instintos naturais e não têm o Espírito. Judas 1:17-19
Sem o Espírito de Deus, o mundo segue suas próprias regras, cria seus próprios valores e determina o que é bom e o que não é. Isso é frequentemente descrito na Bíblia como “vida na carne”.
Os desejos naturais fazem esta pergunta: o que é bom para mim? O que eu quero? O que eu acho importante?
Outra maneira de pensar sobre isso de acordo com Judas é: Uma vida na carne é caracterizada por desejos ímpios e pecaminosos aos quais não podemos dizer não por conta própria.
É aqui que o Espírito entra. Por causa de Sua ajuda, insistência em sermos santos e constantemente nos apontando de volta a Cristo, não pensamos em desejos naturais ou no que é bom para nós. Temos desejos espirituais. Ou seja, fazemos esta pergunta: O que glorifica a Deus?
Poderíamos dizer assim de acordo com Judas: A vida no Espírito significa que existem desejos divinos aos quais não podemos dizer sim por nós mesmos.
Precisamos que o Espírito cultive em nós um coração para honrar a Deus em tudo o que fazemos, e substituir e colocar no lugar de nossos desejos naturais o que pensamos ser bom para nós, desejos sobrenaturais de glorificar a Deus.
O Espírito de Deus através de você
O Espírito de Deus está fazendo uma grande obra em você. Ele está afastando você dos desejos carnais e em direção aos espirituais. Está ajudando você a se tornar a nova criatura que Deus pretendia que você fosse em Cristo.
Ele o convence do pecado, da justiça e do julgamento (João 16:7-11) com base nos padrões de Deus e nos leva à tristeza segundo Deus para que possamos reorientar nossas vidas ao redor dEle.
Além disso, ele o capacita com dons espirituais para edificar e contribuir para Sua Igreja.
De certa forma, estamos fazendo parceria com o Espírito enquanto Ele se move em nós e através de nós para glorificar a Si mesmo no mundo. Pense desta forma: você não pode crescer por conta própria.
Realmente é uma parceria. Você tem uma parte, e Deus tem uma parte. E ao fazermos nossa parte juntos, Deus trabalha em nós e através de nós para impactar não apenas nós, mas o mundo.
Às vezes nos esquecemos que o maior testemunho que podemos dar aos outros de nossa fé, é a transformação que acontece em nós por causa da obra de Cristo, pelo poder do Espírito, para a glória do Pai.
Deus poderia ter escolhido qualquer maneira de trabalhar no mundo, e Ele escolheu se mostrar através das pessoas que são feitas à Sua imagem. Isso significa que as pessoas verão Deus em você antes de qualquer outro lugar.
E então, esperançosamente, eles perguntarão: “O que fez você mudar?” Quando isso acontecer, você poderá compartilhar o evangelho com eles, abrindo a possibilidade de que Deus possa trabalhar neles também.
Então, qual é o papel do Espírito no mundo?
O papel do Espírito é fazer você crescer, glorificar a Deus e ir por todo o mundo, atraindo pessoas a Cristo.
Para tornar isso prático, aqui estão algumas maneiras de viver isso, fazendo parceria com Deus à medida que Ele cresce você e você O glorifica:
1. Peça a Deus para ajudá-lo a parar com alguns hábitos, pecados ou apenas más escolhas que você continua repetindo.
Às vezes, a melhor coisa que Deus faz em nós, é remover algo de nós. Peça a Ele para fazer isso sobrenaturalmente. Ele pode, pode não ser, não temos se não pedirmos. Sua parte é buscá-Lo e pedir-Lhe.
A parte Dele é responder da maneira que Ele decidir. Sua segunda parte é responder com gratidão – quer Ele responda afirmativamente ou não. Ele merece elogios de qualquer maneira.
2. Peça a Deus para começar algo novo em você que impactaria positivamente os outros.
Isso deve ser para o benefício dos outros, não para você mesmo! Peça a Ele para ajudá-lo a começar a ser mais gentil com seu cônjuge, seus filhos ou seus amigos.
Peça a Ele que comece a trazer à sua mente os nomes das pessoas pelas quais você deve orar. E peça a Ele que o inicie em um novo caminho para honrá-lo em sua vida.
Sua parte nisso é estar aberto a ouvi-lo, estar aberto a mudanças e ler a Bíblia para estar aberto a como Deus fará essas coisas em você.
3. Dê alguns próximos passos práticos em sua igreja.
Muitas vezes, sabemos o que precisamos fazer para crescer, só não dissemos sim ainda. Sabemos que precisamos estar em um pequeno grupo, para devolver nosso tempo e finanças a Ele, orar pelos outros, ser voluntário em nossa Igreja ou simplesmente comparecer regularmente.
O corpo de crentes conhecido como “a Igreja” é uma ótima maneira de ver visualmente o Espírito de Deus em ação no mundo.
Um coletivo de pessoas diferentes com o mesmo Espírito procurando honrar a Deus no mundo é poderoso! E se você não faz parte da igreja, esse é o seu próximo passo!