Quem foi Tamar na Bíblia? Sua história e significado
Existem duas mulheres significativas chamadas “Tamar” na Bíblia. Ambas aparecem no Antigo Testamento. Uma é filha do rei Davi. E a outra, nora de Judá, deu à luz um filho na linha genealógica de Jesus. É a importância destas mulheres que vamos descobrir neste artigo.
No capítulo 38 de Gênesis, Tamar é mencionada pela primeira vez como sendo a esposa do filho mais velho de Judá, Er. No entanto, por causa de sua pecaminosidade, Er foi morto por Deus. Na tradição de uma “união do levirato”, Judá pediu a seu segundo filho, Onã, que gerasse filhos com Tamar para que a linhagem familiar avançasse.
A menção mais incrível de Tamar na Bíblia está em Mateus Capítulo 1 do Novo Testamento, aparecendo na linha genealógica de Jesus Cristo. Sua história, no entanto, pode ser encontrada em Gênesis, capítulo 38.
“Tamar é o tipo de ancestral que a maioria de nós não mencionaria ao contar a história de nossa família”, escreve Jon Bloom, “não há como negar que foi uma bagunça horrível ”.
A aparição de Tamar na linhagem de Cristo exemplifica o caráter compassivo de Deus.
A História de Judá e Tamar
Embora José tenha uma linda história com Deus, não é ele que aparece na linha genealógica de Jesus Cristo, mas sim Judá. Depois de vender seu irmão, Judá escolheu estabelecer sua vida entre os cananeus, contra o qual Deus advertiu. (Gênesis 15:16)
Ali, Judá conheceu sua esposa e tiveram filhos. Eles tiveram três filhos, Er (primeiro marido de Tamar), Onã (segundo marido de Tamar) e Selá (a quem Judá se recusou a dar a Tamar em casamento porque seus dois primeiros filhos haviam morrido).
Judá e Tamar tiveram uma relação. Quando Tamar soube que Judá estava indo em sua direção, ela se disfarçou de prostituta e o enganou para dormir com ele. (Gênesis 38:13-19)
Quando Judá soube da gravidez de Tamar por causa da prostituição, ordenou que ela fosse morta. (Gênesis 38:24)
Mas Tamar enviou uma mensagem a Judá: “Estou grávida do dono destas coisas, disse ela. E ela acrescentou: Veja se você reconhece de quem são estes selo, cordão e cajado.” Gênesis 38:25
Judá havia deixado seu selo, cordão e cajado com ela como garantia até que entregasse o bode que havia prometido. Ela não pôde ser encontrada para receber a cabra, e assim Judá decidiu deixá-la ficar com os bens dele, em vez de arriscar mais associação com uma prostituta. (Gênesis 38:16-19; 20-23)
Judá e Tamar, sua nora, tiveram dois filhos gêmeos, Perez e Zerá (Gênesis 38:27-30). É, portanto, através da inclusão de Perez na linha genealógica de Jesus que Tamar aparece também.
Quem é Tamar na Bíblia?
A tradução literal do nome de Tamar é “palmeira”.
O primeiro marido de Tamar, Er, “era perverso aos olhos do Senhor; então o Senhor o matou”. (Gênesis 38:7)
Ela foi então dada a seu cunhado para gerar filhos, de acordo com a lei do casamento levirato (Dt. 25:5-6; Mt. 22:24). (Semelhante a Rute, também viúva e aparecendo na linhagem genealógica de Jesus. Mas Boaz era seu parente redentor, não cunhado (Rute 3:12).
Seu cunhado não queria ter filhos com ela e fez coisas imorais para evitá-la, então o SENHOR “o matou também”. (Gênesis 38:10)
O próximo irmão na linha, Selá, era muito jovem na época, no entanto, Judá não tinha intenção de entregá-lo a Tamar por medo de que ele morresse também.
Como aprendemos acima, Tamar enganou Judá para dormir com ele disfarçando-se de prostituta, o que resultou no nascimento de dois filhos gêmeos.
Como ela se encaixa na genealogia de Jesus?
Tamar se encaixa na genealogia de Jesus, a mesma linhagem do rei Davi, através dos filhos gêmeos que ela teve com Judá.
O pai de Judá era Jacó, o pai de Jacó era Isaque e o pai de Isaque era Abraão (Mateus 1:1-3). Perez, um dos filhos gêmeos de Tamar e Judá, está na genealogia de Jesus Cristo.
“Abraão foi pai de Isaque, Isaque foi pai de Jacó, Jacó foi pai de Judá e seus irmãos, Perez e Zerá, cuja mãe foi Tamar, Perez foi pai de Hezrom, Hezrom foi pai de Ram,” (Mateus 1:1- 3)
Vários versículos depois, conforme a lista genealógica continua, é o versículo 16: “e Jacó, pai de José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado Cristo”.
O que podemos aprender com a história de Tamar?
A história de Tamar é apenas um fio tecido na dramática história da humanidade. Revela o coração redentor e compassivo de Deus.
Tamar, assim como Rute, não era dos escolhidos de Deus. No entanto, ela é uma das quatro mulheres mencionadas na genealogia de Jesus. Ela não era apenas uma gentia, mas uma mulher.
Embora tenhamos sido feitos à Sua imagem, Deus não tem favoritos, e Jesus veio para salvar a todos.
Nossa pecaminosidade nunca é uma surpresa para o Pai Soberano e Salvador do mundo. Vivemos em um mundo caído. E, embora estejamos muito distantes de Tamar e dos povos antigos em sua história, vivemos nosso próprio drama e carregamos profundas cicatrizes das consequências… algumas de nossas próprias mãos e algumas das mãos de outros.
Jesus nos ama independentemente de nossas bagunças problemáticas. Ele nunca nos ama menos. Não importa a nossa linha genealógica, passado de vícios ou registro cheio de crimes que carregamos.
As consequências são dolorosas, mas o amor de Cristo permanece puro. Sempre somos perdoados e nunca nos ama menos.
Tamar é uma das muitas histórias da família terrena de Jesus. Ele poderia ter escolhido qualquer família que quisesse, mas de uma maneira notável Ele escolheu conhecer e entender a humanidade em todos os níveis. Ele escolheu nascer de uma linhagem familiar problemática.
Isso nos mostra que somos todos problemáticos em algum nível. Quer conheçamos nossos ancestrais ou não, somos todos humanos. Deus nos ama. Ele nos criou. Ele deu um jeito de nos resgatar.
Tamar não conhecia todo o significado de sua vida na terra, nem nós conhecemos a nossa. Mas há um propósito, nada é desperdiçado, e tudo será entendido quando Jesus voltar.
Versículos da Bíblia sobre Tamar
Onde está a história de Tamar na Bíblia?
- Gênesis 38
- Rute 4:12
- 1 Crônicas 2:4
- 2 Samuel 13:1-39 (filha de Davi)
- Mateus 1:3
Gênesis 38:1-30
E ACONTECEU no mesmo tempo que Judá desceu de entre seus irmãos e entrou na casa de um homem de Adulão, cujo nome era Hira, E viu Judá ali a filha de um homem cananeu, cujo nome era Sua; e tomou-a por mulher, e a possuiu. E ela concebeu e deu à luz um filho, e chamou-lhe Er. E tornou a conceber e deu à luz um filho, e chamou-lhe Onã …continuou ainda e deu à luz um filho, e chamou-lhe Selá; e Judá estava em Quezibe, quando ela o deu à luz. Judá, pois, tomou uma mulher para Er, o seu primogênito, e o seu nome era Tamar.
2 Samuel 13:1-39
Ora, Absalão, filho de Davi, tinha uma bela irmã, cujo nome era Tamar. E depois de algum tempo, Amnon, filho de Davi, a amou. E Amnon ficou tão atormentado que adoeceu por causa de sua irmã Tamar, pois ela era virgem, e parecia impossível a Amnon fazer qualquer coisa com ela. Mas Amnon tinha um amigo, cujo nome era Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi.
E Jonadabe era um homem muito astuto. E ele disse a ele, “Ó filho do rei, por que você está tão abatido manhã após manhã? Você não vai me contar? Amnom lhe disse: “Eu amo Tamar, irmã de meu irmão Absalão”. Jonadabe disse a ele: “Deite-se na sua cama e finja que está doente. E quando teu pai vier ver-te, dize-lhe: Deixa que minha irmã Tamar venha e me dê pão para comer, e prepara a comida diante de mim, para que eu veja e coma de sua mão.”
E quem era Tamar filha de Davi?
A segunda Tamar do Antigo Testamento era a bela filha de Davi e irmã de Absalão. Nesta história, Amnon, meio-irmão de Tamar, desejou loucamente sua irmã.
Aconselhado por seu amigo astuto e manipulador, Jonadabe, Amnon fingiu estar doente, pedindo que sua irmã viesse cuidar dele. Davi, sendo cego e alheio às atitudes de seu filho, enviou Tamar para seu irmão. Quando Tamar chegou, Amnon a estuprou (2 Samuel 13).
A Bíblia então diz isso. “Amnon a odiou com um ódio muito grande; pois o ódio com que ele a odiava era maior do que o amor com que a amava… agora, expulse esta mulher de minha presença e tranque a porta atrás dela” (2 Samuel 13:15,17).
Amnon passou a tratar Tamar com desprezo, uma reputação que ela provavelmente carregou pelo resto de sua vida.
Compreensivelmente, quando Absalão descobriu que Amnon havia estuprado sua irmã, ele ficou furioso. Davi também ficou muito zangado, mas negligenciou o pecado de Amnon. Ao fazer isso, Davi falhou com sua filha e falhou ainda mais em controlar a raiva de Absalão. “Pois Absalão odiava Amnom por ter violado sua irmã Tamar” (2 Samuel 13:22).
Consumido pelo ódio, Absalão conspirou contra Amnon e acabou matando-o dois anos depois. Absalão então fugiu para Gesur e ficou fora por três anos (2 Samuel 13:34-38).
A Bíblia diz que Davi chorou por seus filhos (2 Samuel 13:37), mas ao não confrontar Amnon por seu pecado, ele abriu a porta para Absalão vingar Tamar e também pecar. Ao fazer isso, Davi perdeu dois filhos e uma filha.
Ao ser chamado de volta a Jerusalém após seu exílio, Absalão voltou com sua própria família, que incluía três filhos e uma filha, cujo nome era Tamar (2 Samuel 14:27), sem dúvida nomeado em homenagem a sua irmã.
O que essas histórias significam?
Duas mulheres, duas histórias. Ambas lidam com a cegueira espiritual das figuras paternas e a corrupção espiritual e o fracasso moral dos jovens.
Ambas as histórias revelam injustiças contra as mulheres e exploram as consequências do pecado sexual sobre as famílias. Mas em ambos os relatos incomuns, a graça de Deus está em exibição para aqueles que desejam confessar e se arrepender de seus pecados.