Quem foi Aimaás na Bíblia: História do mensageiro de Davi

Quem foi Aimaás na bíblia? Hoje, vamos conversar sobre um importante mensageiro do rei Davi. O objetivo desta história é nos ajudar a conhecer as nossas intenções e como dar notícias difíceis para outra pessoa.

Na bíblia aparecem várias vezes ao longo das narrativas, nomes de grandes heróis do seu tempo. Ela trata dos seus feitos heroicos e muitos recebem grande destaque, incluindo, livros inteiros com o seu nome.

No entanto, existem algumas personalidades, que também deixaram o seu legado para nós. 

Dentre tantos personagens, vamos conhecer um pouco mais sobre quem foi Aimaás na bíblia e o que a sua história pode nos ensinar.

Quem foi Aimaás na Bíblia?

Aimaás, em hebraico אחימעץ, é provável que signifique “meu irmão é raiva”. Ele era filho do sacerdote Zadoque e colaborador íntimo do rei Davi.

O seu nome aparece quando aconteceu batalha entre as tropas de Davi com seu filho Absalão, que havia liderado uma rebelião contra o pai. 

Nesta ocasião, Joabe era o comandante do exército e quando terminou a batalha, ele precisava enviar mensageiros para informar ao rei sobre os resultados do combate.

Foi quando Aimaás pediu para levar a mensagem dizendo: “deixa-me correr e dar notícia ao rei de que já o Senhor o vingou do poder de seus inimigos. (2 Samuel 18:19)

Então, disse Aimaás, filho de Zadoque: Deixa-me correr, e anunciarei ao rei que já o Senhor o vingou da mão de seus inimigos.

Porém, Joabe não permitiu e escolheu outro portador para dar a notícia ao rei Davi. Mesmo assim, Aimaás insistiu para que o comandante autorizasse que ele entregasse a notícia. Assim, ele autorizou que este corresse, e foi, mesmo sabendo que não receberia a recompensa.

O que podemos aprender com essa história?

Em primeiro lugar, esta história nos mostra a importância de prestar um serviço com integridade. Aimaás, era filho de um sacerdote, figura de muito respeito naquele tempo. No entanto, ele servia fielmente ao rei e era um de seus mensageiros.

Outro ponto importante, nesse contexto, é a condição de um homem, mesmo tendo uma linhagem sacerdotal, conseguir se submeter às ordens hierárquicas de um governo. É possível notar isso quando Aimaás pede ao comandante, autorização para levar as boas novas.

Podemos notar também a preocupação de Joabe em não permitir que Aimaás levasse a notícia da morte de Absalão, filho de Davi. Isso porque, ele conhecia a reação do rei quando recebia a notícia da morte de alguém que ele amava.

E Aimaás, por ser muito próximo do rei, não era a pessoa indicada para dar aquela notícia.

Nesse contexto, é possível entender quem foi Aimaás na Bíblia, na verdade, ele era o confidente real. Se ele entregasse essa notícia tão dolorosa, talvez Davi não tivesse com quem desabafar sobre o seu luto.

Por que Aimaás queria tanto levar a notícia?

Nos tempos bíblicos, o primeiro a entregar uma mensagem recebia alguma premiação. “Disse Joabe: Para que, agora, correrias tu, meu filho, pois não terás recompensa das novas?” (II Samuel: 18, vers. 22)

Essa segunda parte nos ajuda a entender que, por mais fiel que um homem seja, ele pode se deixar mover pela ganância. Chegar primeiro, implicava receber um pagamento e esse parece ser o verdadeiro interesse desse mensageiro.

Nesse contexto, podemos aprender sobre nossos verdadeiros motivos para obedecer ou desobedecer a uma ordem. 

O comandante intencionou poupar Aimaás, filho do sacerdote, de ser morto como o Amalequita que deu a notícia da morte do rei Saul.

Assim, a insistência em levar a notícia nos dá a entender que ele queria apenas a recompensa. Tanto, que tomou outro caminho e chegou primeiro ao palácio do rei.

Como entregar uma mensagem sem que ela custe a sua vida?

A história de Aimaás é interessante porque mostra a importância da entrega de notícias e como a verdade pode ser valiosa, mesmo que seja dolorosa. 

Devemos lembrar que o primeiro mensageiro a chegar não deu a notícia completa, ele apenas disse que o rei teve vitória sobre o seu inimigo.

O etíope também não foi direto em sua resposta: ele apenas respondeu quando Davi perguntou pelo seu filho que aconteceu com ele, o que acontecia com todos os que se levantam contra o rei.

Aqui nós aprendemos que mesmo uma notícia ruim pode ser entregue indiretamente, diminuindo o impacto emocional e a reação de quem a recebe.

Portanto, conhecer quem foi Aimaás na bíblia nos leva a refletir sobre nós mesmos e as nossas “boas” intenções. Além disso, nos ensina que devemos procurar a melhor maneira de dar notícias em momentos difíceis.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp