4 Lições para aprender sobre o rei Jeoacaz na Bíblia
Israel tinha muitos reis, bons e maus, que ajudavam o povo a se aproximar de Deus e também os que afastavam Dele. Entre esses reis, escolhemos conversar neste estudo sobre quem foi o rei Jeoacaz. Será que ele foi bom ou ruim aos olhos do Senhor?
Acompanhe a leitura e entenda que Deus atende a oração dos homens sendo eles bons ou maus, justos ou injustos, sinceros ou não.
Isso porque a relação Dele conosco se refere a oportunidades de alcançar misericórdia, enquanto peregrinamos na terra.
Vamos conhecer então quem foi o rei Joacaz para compreendermos melhor lições valiosas sobre a jornada humana, os desafios que enfrentamos.
Quem foi o rei Jeoacaz, origem e referências Bíblicas
O nome desse rei tem um significado interessante. Em hebraico, “Jeoacaz” é composto por duas partes: “Jeo” e “Acaz“.
“Jeo” é uma forma abreviada do nome de Deus, Jeová, e “acaz” significa “sustentar” ou “sustentado por Deus”.
Portanto, esse nome pode ser traduzido como “Jeová sustenta” ou “sustentado por Deus”.
Este monarca reinou por dezessete anos e fez o que era mau aos olhos do Senhor. Seu nome completo era Jeoacaz ben Jeú, e ele era filho do rei Jeú. Os principais textos bíblicos que o mencionam incluem: 2 Reis 13:1-9 e 2 Crônicas 25:23-25.
23 E Jeoás, rei de Israel, prendeu a Amazias, rei de Judá, filho de Joás, o filho de Jeoacaz, em Bete-Semes, e o trouxe a Jerusalém; e derrubou o muro de Jerusalém, desde a porta de Efraim até à porta da esquina, quatrocentos côvados. 24 Também tomou todo o ouro, a prata, e todos os utensílios que se acharam na casa de Deus com Obede-Edom, e os tesouros da casa do rei, e os reféns; e voltou para Samaria. 25 E viveu Amazias, filho de Joás, rei de Judá, depois da morte de Jeoás, filho de Jeoacaz, rei de Israel, quinze anos.
2 Crônicas 25:23-25
Qual o problema ele enfrentou?
Durante o seu reinado, Israel estava sob o domínio do rei da Síria, Hazael. A bíblia diz que isso aconteceu devido aos pecados de Jeroboão, que fez pecar Israel.
Diante da opressão síria que trouxe grande sofrimento ao povo, o rei Jeoacaz clamou ao Senhor em busca de ajuda. O texto bíblico relata que Deus o ouviu e enviou um libertador para Israel, permitindo-lhes recuperar algumas cidades que haviam sido tomadas pelos sírios.
No entanto, a Síria continuou a ser uma ameaça constante para Israel durante o seu reinado
Quais lições podemos aprender com a história de Jeoacaz?
Apesar de a Bíblia não oferecer muitos detalhes sobre a atuação desse rei, ela mostra claramente que ele buscou a Deus para obter favores, não para adorá-lo.
Nisso, podemos aprender muito sobre o caráter misericordioso de Dele, que ainda cheio de falhas, ele nos dá tempo para o arrependimento. Agora, confira o que podemos aprender com essa história.
1. Dependa de Deus em tempos difíceis
“Então Jeoacaz suplicou ao Senhor, e o Senhor o ouviu, pois viu a opressão com que o rei da Síria afligia Israel.”
2 Reis 13:4
Jeoacaz enfrentou a opressão dos sírios, mas sua resposta foi buscar a Deus e clamar por Sua ajuda. Ele reconheceu que somente Deus poderia libertá-los e restaurar sua terra.
Da mesma forma, em nossas próprias dificuldades, podemos aprender a depender de Deus, confiando em Sua força e buscando Sua orientação.
2. As consequências do pecado podem persistir
“No entanto, não se afastaram dos pecados da casa de Jeroboão, que fez Israel pecar; neles continuaram, e também o poste sagrado ficou em pé em Samaria.”
2 Reis 13:6
Esse era um período em que os reis de Israel se desviaram dos caminhos de Deus e adoraram outros deuses. Essa infidelidade resultou na opressão que eles enfrentaram.
Por isso, esse relato nos lembra que nossas escolhas têm consequências e que, o arrependimento e a busca por Deus são fundamentais para lidar com as consequências de nossos erros passados.
3. Deus ouve o clamor do Seu povo
“E o Senhor deu um libertador a Israel, e saíram de debaixo das mãos dos sírios; e os filhos de Israel habitaram nas suas tendas como dantes.”
2 Reis 13:5
Apesar das dificuldades espirituais do rei, Deus ouviu o seu clamor e enviou ajuda. Isso nos lembra que Deus está atento aos nossos pedidos e preocupações. Ele é um Deus que ouve e responde às nossas orações, mesmo nos momentos mais difíceis.
4. A importância da fé e perseverança
“Hazael, rei da Síria, oprimiu Israel todos os dias de Jeoacaz. Mas o Senhor foi bondoso com eles e teve compaixão deles. Voltou-se para eles, por causa da sua aliança com Abraão, Isaque e Jacó, e até agora não os quis destruir nem lançá-los para longe da sua presença.”
2 Reis 13:22-23
Embora Jeoacaz tenha buscado ao Senhor e tenha havido uma resposta, a opressão não cessou imediatamente, e foi necessário perseverar na fé.
Mesmo diante das adversidades contínuas, ele não desistiu de buscar a libertação e a restauração de seu povo. Sua história nos ensina a importância de manter a fé e perseverar, mesmo quando as circunstâncias parecem desfavoráveis.
Deus pode realizar grandes coisas quando confiamos Nele e permanecemos firmes em nossa busca pela justiça e restauração.
Por fim, ao refletir sobre quem foi o rei Jeoacaz, podemos aprender lições valiosas para a nossa própria jornada, por exemplo, devemos buscar a Deus em momentos de dificuldade.
Porém, devemos buscar um relacionamento mais profundo com Ele para nos desviarmos dos nossos pecados e suas consequências devastadoras.
Apesar de sabermos que Deus ouve e atende as nossas orações, é necessário buscar ter um coração bom e justo todos os dias de nossas vidas.
Conheça também seis estratégias de Satanás para nos afastarmos de Deus.