As 6 principais estratégias de Satanás para nos afastar de Deus

Como cristãos, é fundamental que estejamos cientes da existência de um inimigo real que constantemente procura nos afastar do caminho da verdade e nos conduzir para longe da vontade de Deus.

Este inimigo é conhecido por diversos nomes, tais como Satanás, Lúcifer, Belzebu e o diabo, e é descrito na Bíblia como “o pai da mentira”, que busca destruir tudo o que glorifica a Deus.

Ao longo deste estudo bíblico, iremos explorar as seis principais estratégias que Satanás utiliza para nos afastar de Deus e da verdade e como podemos nos proteger desses ataques.

1. Colocar dúvidas

ataque de satánas

A dúvida é uma das principais estratégias de Satanás para nos afastar da verdade e da vontade de Deus.

Em Gênesis 3, ele convenceu Eva a questionar a instrução de Deus sobre a árvore protegida. Desde então, Satanás tem feito muitas pessoas duvidarem da inerrância da Bíblia e das promessas de Deus.

Quando permitimos que a dúvida tenha espaço em nossas mentes, começamos a questionar nossas crenças, fazendo com que nossa confiança em Deus seja abalada. Levando-nos a questionar tudo o que antes tínhamos certeza, inclusive a bondade de Deus e Sua fidelidade em cumprir Suas promessas.

Por isso, é fundamental estar firmes na Palavra de Deus e na verdade que ela traz. Devemos estar atentos aos ataques do inimigo e não permitir que a dúvida se instale em nossos corações. Buscando a Deus em oração e no estudo da Palavra, para que a nossa fé e confiança seja fortalecida.

A Palavra de Deus nos ensina que a fé é a certeza do que esperamos e do que não vemos.

“ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” (Hebreus 11:1).

Devemos, portanto, escolher crer na Palavra de Deus e em Sua fidelidade, mesmo quando as circunstâncias parecerem desfavoráveis. Quando mantemos nossa fé firme em Deus, a dúvida não tem poder sobre nós.

2. Distorcer a verdade de Deus

mentira

Assim como ele convenceu Eva a questionar a Palavra de Deus, Satanás continua a distorcer a verdade em nossos dias. Ele usa meios como a cultura popular e falsos ensinamentos para deturpar o que Deus disse e nos levar a acreditar em mentiras.

Às vezes, suas mentiras podem parecer bastante convincentes e atraentes, mas se não as confrontarmos com a verdade da Palavra de Deus, podemos ser levados a uma falsa crença e ações pecaminosas.

Jesus advertiu seus discípulos sobre os falsos profetas que viriam em seu nome, dizendo: “Tenham cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.” (Mateus 7:15) É importante estar alerta e ter um discernimento espiritual para reconhecer a verdade de Deus e rejeitar as mentiras do inimigo.

Para evitar ser enganado por Satanás, precisamos nos aprofundar na Palavra de Deus, desenvolver um relacionamento íntimo com Jesus e buscar a orientação do Espírito Santo. A verdadeira sabedoria e discernimento vêm de Deus e, através do estudo das Escrituras e da oração, podemos aprender a identificar as mentiras do inimigo e nos manter firmes na verdade de Deus.

3. Criar divisões e conflitos

pessoas em conflito

Satanás é um mestre em semear discórdia e criar divisões entre as pessoas. Ele usa ações culturais, opiniões políticas, raça, gênero e outros fatores para criar conflitos e desunião. Quando estamos divididos e lutando uns contra os outros, somos dominados pelas mentiras e ataques do inimigo.

A Bíblia nos adverte sobre as consequências da divisão e da falta de unidade.

Jesus disse: “Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.” (Mateus 12:25)

Devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para buscar a unidade e a paz com aqueles ao nosso redor. Precisamos ser humildes, gentis e pacientes com as diferenças dos outros e trabalhar juntos para superar as divisões. A oração é uma ferramenta poderosa para trazer cura e unidade em relacionamentos e comunidades divididas.

Em vez de permitir que Satanás nos divida, devemos nos unir em torno da verdade de Deus e nos esforçar para amar e servir uns aos outros. Quando estamos unidos, somos mais fortes e podemos resistir aos ataques do inimigo.

4. Enfraquecer o corpo de Cristo

conflito religioso

A quarta estratégia Satanás é enfraquecer a igreja, que é o corpo de Cristo. Ele tenta fazer isso dividindo a igreja, semeando a discórdia e a falta de amor entre os irmãos. Ele também tenta enfraquecer a igreja introduzindo falsas doutrinas e heresias, que podem levar os crentes ao engano e longe da verdade.

A Bíblia nos adverte sobre isso em 1 Timóteo 4:1: “O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios”.

É importante que a igreja esteja vigilante e fortaleça sua unidade em Cristo. Devemos buscar a verdade e estudar a Bíblia para reconhecer falsas doutrinas e enganos. Também devemos amar uns aos outros como Cristo nos amou, pois um amor genuíno e incondicional é uma das marcas distintivas da verdadeira igreja.

Em Efésios 4:16, a Bíblia Sagrada nos ensina que “todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função”.

Portanto, precisamos trabalhar juntos e cumprir nossas funções como membros do corpo de Cristo, fortalecendo assim a igreja e resistindo às estratégias de Satanás.

5. Fazer você se sentir confortável em seus pecados

pecado

O inimigo sabe que, quando nos sentimos confortáveis ​​em nosso pecado, somos menos tolerantes a buscar a Deus e mudar nossas atitudes. Em vez disso, podemos ficar presos em um ciclo vicioso de pecado e arrependimento superficial.

O diabo faz isso ao nos fazer acreditar que nossos pecados não são tão “ruins” assim ou que todos estão fazendo o mesmo. Ele pode nos convencer de que nossos pecados são inofensivos ou que Deus não se importa com eles.

Dessa forma, ele enfraquece nossa consciência e nos impede de sentir a presença do Espírito Santo.

No entanto, é importante lembrar que Deus não tolera o pecado. Ele nos chamou a viver uma vida santa e justa, e o pecado é uma barreira entre nós e Deus.

Quando nos sentimos confortáveis ​​em nosso pecado, estamos ignorando a santidade de Deus e o que Jesus fez por nós na cruz.

Portanto, não permita que Satanás o engane ao fazer você se sentir confortável em seu pecado. Em vez disso, permita que o Espírito Santo trabalhe em sua vida para trazer o confronto e a mudança.

Lembre-se de que Deus é um Deus de amor e misericórdia, e Ele sempre está disposto a nos perdoar e nos dar uma nova chance.

6. Colocar desânimo e desencorajamento

desânimo

A sexta estratégia de Satanás é fazer com que as pessoas se sintam desanimadas e desencorajadas.

O desânimo pode se manifestar de várias maneiras, como falta de motivação, cansaço extremo, sentimentos de inadequação, medo e ansiedade. Pois, quando as pessoas se sentem desencorajadas, elas podem perder a confiança em Deus e nas promessas que Ele fez.

O apóstolo Paulo exorta os cristãos a não desistirem, mesmo quando enfrentarem dificuldades.

“Não nos cansemos de fazer o bem, pois a seu tempo colheremos, se não desanimarmos” (Gálatas 6:9).

Sabendo que o desânimo é uma tática comum de Satanás, é importante que os cristãos sejam proativos em combater esses sentimentos. Isso pode envolver buscar encorajamento na comunidade cristã, orar por força e perseverança, lembrando sempre das promessas de Deus em Sua Palavra.

Acredite, o inimigo pode tentar fazer com que você se sinta desanimado, mas a esperança em Deus é algo que não pode ser tirado de você.

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.” (2 Coríntios 4:16)

Veja mais artigos relacionados:

Guerra Espiritual: 5 Sinais de que você está enfrentando e as maneiras eficazes para vencer essa batalha

3 lembretes fortalecedores de José sobre perseverança

15 mentiras perigosas que Satanás conta sobre as Escrituras

5 áreas da vida do seu filho que Satanás quer entrar

10 Versículos sobre o cuidado de Deus para trazer conforto e segurança

Indiara Lourenço

Com mais de 20 anos atuando na Pregação e Ensino, Indiara possui experiência em ministério infantil, jovem e feminino. Estudante de Teologia e ministra aulas na EBD. Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria e inspira com palavras motivadoras, deixando um impacto positivo por onde passa.

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo