15 mentiras perigosas que Satanás conta sobre as Escrituras

O inimigo não quer que você leia a Bíblia, por isso espalha mentiras sobre a palavra de Deus.

(O diabo) foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Sempre que ele fala uma mentira, ele fala de sua própria natureza, pois ele é um mentiroso e o pai da mentira. – João 8:44

Se eu fosse o diabo, faria tudo ao meu alcance para mantê-lo longe da Palavra de Deus. Eu diria qualquer coisa que eu pudesse pensar, qualquer coisa que eu achasse que você acreditaria, qualquer coisa que funcionasse, para fazer você ler outras coisas.

Como Paulo disse: “pois não ignoramos as suas intenções.” (2 Coríntios 2:11). Sabemos como ele funciona. E aqui estão algumas das mentiras que notamos saindo de sua fábrica, todas voltadas para destruir a confiança na Palavra de Deus.

Aqui estão 15 das mentiras mais sorrateiras de Satanás sobre as Escrituras:

Mentira nº 1: “Você já sabe, então não leia.”

Ele está mentindo para você. Você não sabe tudo. Estudei a Bíblia toda a minha vida e de forma alguma poderia dizer que “sei tudo” dela. 

Eu sei muito sobre a Bíblia, mas há muito para aprender ainda. Para o membro típico da igreja evitar a Bíblia porque “eu já sei disso” é sem fundamento.

Mentira nº 2: “Ninguém pode entender, então não leia.”

Ele está mentindo. Até mesmo uma criança pode entender muito da Bíblia. Enquanto isso, o Ph.D. encontrará muito para desafiar seu pensamento. Apenas um livro do Todo-Poderoso poderia tocar tantos em todos os níveis de sua existência.

Mentira nº 3: “É chato. Então não leia.”

Ele está mentindo. A Bíblia é um monte de coisas, mas chato não é uma delas.

Somos chatos, e esse é o problema.

Mentira nº 4: “É melhor deixar para os profissionais. Então, não leia.”

Ele está mentindo, usando uma mentira que uma vez vendeu para a Igreja Católica durante a Idade Média. 

Mantendo as Sagradas Escrituras em latim (e não na língua do povo) a igreja poderia dar-lhe qualquer inclinação que escolhesse. Alguns indivíduos resistentes pagaram com suas próprias vidas o direito de possuirmos as Escrituras em nossa própria língua. 

Não devemos subestimar o privilégio que temos de possuir uma cópia da própria Palavra de Deus em nossa própria língua.

Mentira nº 5: “Você precisa saber grego e hebraico para saber o que realmente significa. Então, não se preocupe em lê-lo.

Ele está mentindo. O português transmite muito bem os significados das Escrituras em suas línguas originais. 

No entanto, ler a Bíblia em suas formas originais ainda é emocionante, e incentivamos as pessoas a estudarem hebraico e grego, se possível.

Mentira nº 6: “A Bíblia em português não foi traduzida corretamente.

Se você duvida disso, ouça os pregadores dizerem: “Os tradutores entenderam errado. O que realmente diz é… Então, não leia.”

O diabo está mentindo, e na metade do tempo esses pregadores também estão deturpando a verdade. Basta lê-la.

Mentira nº 7: “É contraditório. Então não leia.”

Ele tem uma meia verdade aqui, mas ainda está mentindo. Não há contradições nas Escrituras em relação a qualquer doutrina ou ensino de consequência. Há lugares onde um escritor diz que 100 pessoas foram mortas e outro escritor disse que foram 1000… esse tipo de coisa. 

Os estudiosos muitas vezes têm explicações para isso. Para mim, pessoalmente, eu amo esses pequenos tons de diferenças. Eles são a própria resposta à acusação de que a igreja adulterou a Bíblia para fazê-la dizer o que eles querem. Se assim for, eles teriam limpado essas pontas soltas! 

Mentira nº 8: “Especialistas discordam sobre o que isso significa. Então, não leia.”

Ele está mentindo. A igreja cristã, não importa qual denominação, concorda com 90 por cento da mensagem da Bíblia. Ou ainda mais.

Mentira nº 9: “A Bíblia está desatualizada. Não para os nossos tempos modernos. Então, não leia.”

Ele está mentindo. É tão contemporâneo quanto o jornal desta manhã. Ou ainda mais. E como CS Lewis perguntou uma vez: “O que a data de hoje tem a ver com alguma coisa?”

Mentira nº 10: “A Bíblia é apenas um monte de regras. Então, não leia.”

Ele está mentindo mais uma vez. A Escritura é tudo menos isso. Ele contém as maiores histórias, ensinamentos mais inspiradores e insights abençoados imagináveis.

Mentira nº 11: “Você está muito além disso. A Bíblia não tem nada para você. Então, não leia.”

Ele está mentindo. E a melhor resposta para isso é: “Bem, vou ver por mim mesmo”, conforme você abre.

Mentira nº 12: “Os homens escreveram. Então, esqueça que é divino. Não perca seu tempo lendo.”

Outra meia verdade que é uma mentira. Verdade: “Homens santos da antiguidade escreveram movidos pelo Espírito Santo”, disse o apóstolo em 2 Pedro 1:21. 

Deus usou homens e mulheres para escrever as Escrituras; não caiu na terra totalmente escrito.

Mentira nº 13: “Ler a Bíblia o transformará em um fanático religioso. E você não quer que as pessoas pensem que você é um maluco. Não arrisque isso lendo a Bíblia.”

Ele está mentindo. Dizem que “fanático é alguém que ama Jesus mais do que você”. O que a leitura da Bíblia fará é apresentá-lo ao Salvador, ensiná-lo sobre a salvação e nutrir sua alma. 

Qualquer coisa que possa fazer isso é seu amigo e, em vez de torná-lo estranho, o tornará completo. Veja 2 Timóteo 3:15-17. Mais uma vez, Satanás está mentindo.

Mentira 14: “Ninguém com inteligência lê mais a Bíblia. Apenas fundamentalistas religiosos e extremistas. Então, não leia.”

Ele está mentindo. Algumas das pessoas mais inteligentes do planeta, incluindo cientistas, professores, filósofos e meu vizinho da rua, leem e amam a Bíblia Sagrada. E eles estão entre as pessoas mais sãs do planeta.

Mentira nº 15: “Você está muito ocupado. Você pode lê-la em outra ocasião, quando estiver se sentindo espiritualmente, quando tiver bastante tempo, quando for mais velho. Só não leia agora.”

Ele está mentindo. Você não está muito ocupado; talvez muito preguiçoso. Ou muito mundano, muito incrédulo, ou muito perdido. Esperar até que você esteja “se sentindo espiritual” (seja lá o que isso signifique) é uma tarefa para tolos, e você não deve cair nessa. 

Esperar até ficar mais velho é outro truque que ele usa com os simplórios. Muitas pessoas que saíram perdidas para a eternidade haviam planejado cuidar desses assuntos no futuro quando fossem idosas. O único problema é que eles não viveram para se tornarem idosos. Não deixe acontecer com você.

Alguém vê uma tendência aqui? O inimigo dirá qualquer coisa para impedi-lo de ler a Bíblia. Você está acreditando nas mentiras dele?

10 passos para combater Satanás: pegue sua Bíblia e comece

Veja como…

1. Abra o Evangelho de Mateus.

Essa é a página um do Novo Testamento. Você pode ler todos os 28 capítulos deste pequeno volume em cerca de uma hora.

2. Continue lendo.

Você lerá três outros evangelhos semelhantes a Mateus, Marcos, Lucas e João, mas diferentes, sobre a vida e o ministério de Jesus. Cada escritor tem algo único a oferecer.

3. Continue lendo.

Atos dos Apóstolos conta o que aconteceu depois que Jesus partiu.

4. E sim, continue lendo. 

Você está agora nas “epístolas”, uma palavra chique para “cartas”, a maioria delas do Apóstolo Paulo para igrejas em vários locais. Você não vai entender tudo, mas pode entender muito.

5. Não se preocupe com o que você não consegue entender. 

Valorize tudo o que você entende, porque há muito disso.

6. Leia-o consecutivamente.

Não apenas pulando. E, em grandes seções, pelo menos uma hora de cada vez.

7. Quando terminar, volte e comece de novo.

Você obterá mais na segunda vez do que na primeira.

8. Ore.

Cada vez que você abrir a Bíblia, diga o seguinte: “Pai, ajuda-me a entender isso e conseguir o que Tu queres que eu veja. Obrigado por ouvir minha oração.”

9. Obtenha ajuda.

Depois de lê-lo algumas vezes, pergunte a um pastor se há uma aula de estudo bíblico que você possa participar. Ouvir um bom professor ensinar sobre o que você está lendo pode ser um privilégio.

10. Obedeça.

Em João 13:17, Jesus disse:

“Se vocês sabem essas coisas, bem-aventurados sois se as praticarem”. 

Veja também Tiago 1:22. A bênção vem de obedecer a Seus ensinamentos, não de lê-los ou aprendê-los.

Eventualmente, você será capaz de dizer o que Jó fez:

Apreciei as palavras da tua boca mais do que o meu alimento necessário – Jó 23:12

Qualquer um que o faça ler a Bíblia lhe fez um favor incrivelmente maravilhoso. Eu adoraria ser o único.

Leitura adicional: Como ler a Bíblia corretamente.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo