5 áreas da vida do seu filho que Satanás quer entrar

Satanás quer o coração de nossos filhos. Ele sabe exatamente as áreas do seu filho mais vulnerável para que ele possa entrar. Ele quer mexer com suas mentes, deter seus sonhos e tomar suas esperanças como reféns. 

Como pais que oram, você e eu podemos deter a influência do inimigo sobre nossos filhos, especialmente quando estamos cientes das estratégias de Satanás. 

Para que você e eu saibamos como permanecer firmes e orar por nossos filhos, aqui estão cinco áreas da vida de nossos filhos que Satanás quer entrar.

Essas são, portanto, as 5 áreas da vida de nossos filhos que Satanás quer entrar

1. Suas Mentes 

Esta é provavelmente a tática mais fácil de Satanás. Afinal, ele não precisa fazer muito para que seus filhos pensem como o mundo. Tudo o que seus filhos precisam fazer é ouvir música, ligar a televisão ou navegar na internet.

No entanto, eles são bombardeados com a mensagem de que são seu próprio deus e nada importa na vida a não ser encontrar a autossatisfação. 

No entanto, estudos mostram que seus filhos ainda são influenciados principalmente pelo que veem e experimentam em casa. 

Não é tarde demais para ser uma família de oração.

Se não for, comece orando juntos antes das refeições, tenha uma música de adoração tocando em seu carro e em casa. Fale, as palavras de Deus quando precisarem de encorajamento, direção ou conselho. 

Ore para que Deus guarde a mente de seu filho e que Suas palavras sejam “altos” para eles quando estiverem em uma situação de ter que escolher a quem vão ouvir. 

Descobri que orar Romanos 12:2 (e personalizá-lo para meu filho) traz paz ao meu coração – e ao dele: sua) mente, para que (ela) possa provar qual é a vontade de Deus, o que é bom, aceitável e perfeito”.

2. Área da vida do seu filho que Satanás quer entrar: Suas escolhas  

Todos os dias seu filho faz uma escolha. E quando não for boa, Satanás tentará acumular culpa, remorso e uma atitude de “desisto” dentro do coração de seu filho. 

É por isso que é importante que você esteja presente estendendo a graça quando seus filhos estão lidando com as consequências de más escolhas, como forma de mostrar a eles que a graça de Deus está sempre disponível na forma de segunda, terceira e milionésima chance de tentar novamente. 

“Satanás se especializa em nos acusar e envergonhar depois que erramos, semelhante a um leão procurando devorar sua presa.” (1 Pedro 5:8). 

No entanto, Deus é especializado em nos redimir e nos dar um novo começo (2 Coríntios 5:17). 

Você pode mostrar a graça e o amor de Deus ao seu filho, ainda mais durante os momentos em que eles estão cometendo erros do que quando não estão. 

Esteja presente quando a má escolha for feita e seja a voz amorosa de Deus, não a voz acusadora de Satanás. Ao fazer isso, você está mantendo Satanás à distância através do poder do amor e do perdão de Deus. 

3. Área da vida do seu filho que Satanás quer entrar: Suas decepções e mágoas  

As crianças têm muitos destes. Talvez tantos quanto os adultos têm. E quando o coração humano está desapontado, é natural perguntar “Onde estava Deus?” “Por que Ele permitiu isso?” e “Ele não se importou?” Satanás quer que seus filhos duvidem da presença, bondade e amor de Deus. 

Quando ensinamos nossos filhos, desde tenra idade, a seguir as instruções de (1 Tessalonicenses 5:18) e ser gratos em todas as coisas (mesmo as decepções da vida), estamos reafirmando a eles que Deus é um Deus bom e soberano que tem o melhor no coração. 

Podemos então levar nossos filhos a agradecer a Deus, mesmo quando as coisas decepcionantes ou de partir o coração acontecem, mostrando a eles como ser obediente e esperar por Deus apesar do desapontamento. 

Não subestime a vulnerabilidade do coração de uma criança. Não importa se a dor deles é ser cortado de um esporte, passar por um término de relacionamento, rejeição de alguém por quem eles estavam apaixonados, a perda de uma amizade ou até mesmo a dor do divórcio dos pais.

Deixe seu filho saber que você está lá para eles, e assim é Deus, e Ele ainda pode trabalhar todas as coisas (mesmo as coisas decepcionantes) juntas  “para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8:28).   

4. Suas inseguranças  

As crianças têm múltiplas inseguranças que incluem sentimentos de inadequação, medo do fracasso, imagem corporal ruim, incerteza sobre sua simpatia e assim por diante. Essa também é uma área da vida de seu filho que sátanas quer atacar.

No entanto, uma criança que está convencida de que é amada é uma criança com base firme. 

A profunda necessidade de aceitação de uma criança, está muitas vezes no centro de todas as escolhas que ela faz em relação a amigos, relacionamentos amorosos, atividades e onde e como ela gasta o tempo dela. 

Quando seus filhos sabem que são profundamente amados e aceitos por quem são, isso fará com que eles estabeleçam seus padrões mais elevados nos relacionamentos, em vez de tomar decisões para que se “encaixem” ou “se sintam amados”. 

Uma das estratégias de Satanás é atrair seu filho para amigos, lugares ou escolhas que farão com que se sintam falsamente amados ou aceitos. 

Impeça esse movimento de frente, convencendo seus filhos de que são amados por você – e pelo Criador deles – para que não fiquem vulneráveis ​​aos ataques e distrações do inimigo para encher seu tanque de amor em outro lugar. 

Compartilhe com seu filho o Salmo 139:14 , que diz que eles são feitos de forma temível e maravilhosa.

Não importa o que outras crianças estejam dizendo sobre eles, não importa como eles se sintam sobre si mesmos, e não importa quais provocações o inimigo esteja enviando em seu caminho. 

5. Área da vida do seu filho que Satanás quer entrar: Seus Horários

Assim como acontece com os adultos, as crianças que estão ocupadas, sobrecarregadas e constantemente cansadas. Isso geralmente acontece durante a pré-adolescência e adolescência. Elas não estarão tão atentas e alertas para os esquemas do inimigo quanto uma criança que sabe como descansar e aproveitar a vida. 

Então Satanás começará com suas mensagens sutis como “Você está cansado demais para ir à igreja. Apenas diga a seus pais que você precisa dormir mais” e “Você tem muito dever de casa para participar do grupo de jovens novamente. Diga a eles que você fará isso na próxima semana.” 

Um pai sábio notará que a “próxima semana” nunca chega porque a voz do inimigo (ou a carne da criança) continuará resistindo. 

Incentive seus filhos a descansar e mantenha Deus como prioridade em sua vida cotidiana. À medida que O honrarem, Ele os honrará e isso também se aplica às suas ações, prioridades e agendas. 

Pais sejam o exemplo para que Sátanas não ache lugar em alguma área da vida de seu filho

Nossos filhos muitas vezes viverão vidas tão apressadas e sobrecarregadas quanto vêem seus pais viverem. 

Assim, modele uma vida equilibrada de trabalho, descanso e adoração. Sempre procurando saber qual o propósito de Deus para sua família.

Deus fala conosco na quietude e Satanás grita conosco no meio do trabalho. 

Peça a Deus discernimento sobre como manter a vida de seu filho simples e sã, para que Satanás não interfira e confunda. Tenha tempo de qualidade com seus filhos, façam um culto em seu lar sempre que possível.

Lembre-se, sua melhor estratégia para derrotar Satanás não é através de conversas intermináveis ​​com seu filho sobre prioridades, moralidade e honra a Deus. 

Em vez disso, tenha conversas intermináveis ​​com Deus sobre as prioridades, moralidade e escolha de seu filho em honrar a Deus. 

Chegará um momento, especialmente quando Satanás estiver atacando, que será muito mais eficaz falar com Deus sobre seu filho do que falar com seu filho sobre Deus. 

Publicado por Cindi McMenamin. Adaptado por Biblioteca do Pregador.

Botão Voltar ao topo