Quem são “Nuvem de Testemunhas” na Bíblia?

Quem são as pessoas da “Nuvem de Testemunhas” em Hebreus 12:1? As pessoas no céu observam nossas vidas na terra? Se sim, eles podem orar por nós quando precisamos de ajuda? A Bíblia menciona “uma grande nuvem de testemunhas” em Hebreus 12:1, um versículo que nos encoraja a correr bem a corrida da fé. 

Aqui está o significado dessa famosa escritura, que está incluída na nuvem de testemunhas, e o propósito do que eles fazem no céu.

Onde a Bíblia fala sobre uma nuvem de testemunhas?

Em Hebreus 12:1-2, a Bíblia nos encoraja:

“Portanto, visto que estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos de lado tudo o que atrapalha e o pecado que tão facilmente nos envolve. E corramos com perseverança a corrida que nos está marcada, fixando os olhos em Jesus, o pioneiro e consumador da fé”.

Esta primeira passagem do capítulo 12 começa com a palavra “portanto”, indicando que é uma continuação do que Hebreus diz no capítulo anterior. 

Portanto, é importante também ler o capítulo 11 de Hebreus para obter mais informações sobre a nuvem de testemunhas que o capítulo 12 de Hebreus menciona.

Quem está na nuvem de testemunhas?

Vemos em Hebreus capítulo 11 que a nuvem de testemunhas se refere a pessoas que foram para o céu antes de nós. 

Este capítulo enfoca a importância da fé, que é definida no versículo 1: “Ora, a fé é a confiança naquilo que esperamos e a certeza daquilo que não vemos”. 

Então, no versículo 2, aponta que a fé “é o que os antigos eram recomendados”. 

Finalmente, o resto do capítulo dá exemplos de pessoas com uma fé louvável. 

Este hall da fama da fé menciona muitas figuras bíblicas do Antigo Testamento, como Abel, Enoque, Noé, Abraão, Sara, Isaque, Jacó, José, Moisés, Raabe, Gideão e Davi. 

O capítulo também exalta a forte fé de homens e mulheres que não são nomeados, mas que colocam sua fé em ação. 

Eles escolheram confiar em Deus mesmo durante desafios intensos, como enfrentar a injustiça e defender o que é certo.

Mais pessoas farão parte dessa nuvem de testemunhas?

A nuvem de testemunhas no capítulo 12 inclui pessoas exatamente como o capítulo 11 descreve, pessoas que agradaram a Deus escolhendo a fé e confiando na ajuda de Deus para viver bem essa fé. 

Não há limite para a quantidade de pessoas que podem se juntar a essa grande nuvem no céu. 

O último versículo do capítulo 11 nos diz que “…somente conosco eles seriam aperfeiçoados”. 

Embora o Livro de Hebreus apresente exemplos famosos de pessoas fiéis que estão na grande nuvem de testemunhas, não exclui outros. 

Na verdade, ela espera por outras pessoas de fé, que experimentarão as recompensas de sua fé juntas no futuro.

Cada alma que escolhe viver na fé por meio de um relacionamento com Deus pode se tornar parte da grande nuvem de testemunhas

Assim, não apenas os famosos santos do céu participam, mas também a grande quantidade de outras pessoas ao longo da história que decidiram viver na fé. 

Isso inclui as pessoas que conhecemos pessoalmente que faleceram depois de uma vida terrena de fé, confiando em Jesus para sua salvação. 

Muitos de nossos amigos e familiares falecidos podem fazer parte da nuvem de testemunhas que nos cerca.

O que a nuvem de testemunhas faz e para que serve?

As pessoas na grande nuvem de testemunhas nos observam do céu para ajudar a nos sustentar em nossas jornadas espirituais. 

Embora essas testemunhas estejam cientes de nosso progresso espiritual na terra, elas não estão nos espionando. 

Eles não estão preocupados com cada detalhe mundano de nossas vidas, mas com o estado de nossas almas. São simplesmente irmãos e irmãs atenciosos em Cristo que querem nos inspirar a viver com fé, como eles fizeram.

Eles dão testemunho da sabedoria de escolher a fé em Deus. Essas testemunhas servem como exemplos inspiradores de como são as vidas fiéis. 

Podemos aprender sobre o poder da fé aprendendo como eles confiaram em Deus por meio de vitórias e derrotas, alegrias e tristezas, celebrações e desafios. 

Já que estamos vivendo depois de seus tempos na história, podemos olhar para a totalidade de suas vidas e ver os resultados de suas escolhas sábias de viver com fé.

Conclusão

Uma enorme multidão de pessoas fiéis que foram antes de nós para o céu estão torcendo por nós enquanto corremos nossa própria corrida de fé na terra. 

Então, vamos fazer o que Hebreus 12:1 nos exorta a fazer, jogando fora tudo o que impede nosso progresso e correndo na direção de Deus com perseverança. 

Quando chegarmos à linha de chegada, poderemos celebrar com Deus e nossos apoiadores na nuvem de testemunhas. Que tempo maravilhoso será esse!

Autora: Whitney Hopler 

Botão Voltar ao topo