Quem são os pagãos? A história e as crenças do paganismo

Os pagãos são geralmente descritos como aqueles que possuem crenças religiosas diferentes das principais religiões do mundo. Aprenda a origem, a história e as tradições do paganismo enquanto exploramos o que os pagãos acreditam e praticam hoje em dia.

Então, quem são os pagãos?

Definição pagã

Pagão; Paganismo:

“Uma pessoa que mantém crenças religiosas diferentes das principais religiões do mundo; uma religião diferente de uma das principais religiões do mundo, especificamente uma religião não cristã ou pré-cristã”.

De acordo com Merriam-Webster, o termo “pagão” vem da palavra latina paganus, usada no final do Império Romano para identificar aqueles que praticavam uma religião diferente do cristianismo, judaísmo ou islamismo. 

Os primeiros cristãos costumavam usar o termo para se referir aos não-cristãos que adoravam várias divindades. 

Em latim, paganus originalmente significava “morador do campo” ou “civil”. Acredita-se que o significado religioso da palavra se desenvolveu a partir das práticas religiosas não cristãs duradouras daqueles que viviam longe das cidades romanas, onde o cristianismo foi adotado mais rapidamente, ou do fato de que os primeiros cristãos se referiam a si mesmos como “soldados de Cristo,” tornando os descrentes em “civis”. 

Origem e História do Paganismo

De acordo com patheos.com, o paganismo representa uma ampla variedade de tradições que enfatizam a reverência pela natureza e um renascimento de antigas práticas religiosas politeístas e animistas. 

Algumas formas modernas de paganismo têm suas raízes no nacionalismo europeu do século XIX (incluindo a Ordem Britânica dos Druidas), mas a maioria dos grupos pagãos contemporâneos traça suas raízes organizacionais imediatas para a década de 1960 e tem ênfase na psicologia arquetípica e um interesse espiritual na natureza.

O paganismo é simultaneamente uma religião pré-histórica e pós-moderna, tão antigo quanto os símbolos de fertilidade associados à veneração de deuses e deusas dezenas de milhares de anos atrás, enquanto suas formas mais novas surgiram recentemente, em meados do século XX. 

De um modo geral, o paganismo abrange duas características principais:

1) práticas religiosas e espirituais relativas à adoração ou devoção à terra, ao mundo natural e/ou ao universo físico manifesto; e/ou 2) crença em seres espirituais: deusas, deuses, espíritos da natureza (fadas, elfos, animais de poder) e espíritos ancestrais.

Crenças pagãs

Politeísmo:

Um princípio do movimento pagão é o politeísmo, a crença e a veneração de vários deuses ou deusas. 

Dentro do movimento pagão, podem ser encontradas muitas divindades, tanto masculinas quanto femininas, que têm várias associações e incorporam forças da natureza, aspectos da cultura e facetas da psicologia humana. 

Essas divindades são tipicamente representadas em forma humana e são vistas como tendo falhas humanas. Eles, portanto, não são vistos como perfeitos, mas são venerados como sábios e poderosos. 

Os pagãos acham que essa compreensão dos deuses refletia a dinâmica da vida na Terra, permitindo a expressão do humor.

Animismo: 

Uma parte fundamental da maioria das cosmovisões pagãs é o conceito holístico de um universo interconectado. Isso está relacionado com a crença no panteísmo ou no panenteísmo. 

Em ambas as crenças, a divindade e o universo material ou espiritual são um. Para os pagãos, o panteísmo significa que “a divindade é inseparável da natureza e que a divindade é imanente na natureza”.

Rituais pagãos

Conforme também descrito em Wikipedia.com, o ritual pagão pode ocorrer tanto em ambientes públicos quanto privados. 

O ritual pagão contemporâneo está tipicamente voltado para “facilitar estados alterados de consciência ou mudança de mentalidade”. A fim de induzir tais estados alterados de consciência, os pagãos utilizam elementos como percussão, visualização, canto, dança e meditação. 

A folclorista americana Sabina Magliocco chegou à conclusão, com base em seu trabalho de campo etnográfico na Califórnia, de que certas crenças pagãs “surgem do que eles experimentam durante o êxtase religioso”.

Os rituais públicos do paganismo são geralmente calendários, embora os festivais pré-cristãos que os pagãos usam como base variassem em toda a Europa. No entanto, comum a quase todas as religiões pagãs é a ênfase no ciclo agrícola e no respeito pelos mortos. 

Os festivais pagãos comuns incluem aqueles que marcam o solstício de verão e o solstício de inverno, bem como o início da primavera e a colheita.

A Mulher Pagã em Mateus 15

A fé é freqüentemente encontrada em lugares improváveis. A Bíblia Sagrada nos conta a história de uma mulher pagã, conhecida como a mulher cananéia, a quem Jesus elogiou por sua grande fé (Mateus 15). 

Ela não foi criada como judia, conhecendo as Escrituras. Ela certamente não teve o privilégio de andar e conversar com Jesus, como os discípulos tiveram. 

Esta mulher foi criada em um lar sem Deus, em um lar cheio de ídolos. Mas com o pouco que ela sabia sobre Jesus, ela aplicou uma fé dramática. Poderíamos até descrevê-la como uma fé incrível.

Alguém poderia pensar que a fé mais forte viria de um dos discípulos de Jesus como Pedro, Tiago ou João. Mas veio dessa mulher pagã. 

A única outra vez em que Jesus chamou a fé de alguém como exemplo foi quando um centurião romano, outro gentio, pediu a Ele que curasse seu servo.

8 Versículos da Bíblia sobre pagãos

1. Deuteronômio 18:9-12 

“Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a seguir as práticas abomináveis ​​dessas nações. Não se achará no meio de ti quem queime seu filho ou sua filha em oferenda, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem mágico, nem necromante, nem quem consulte os mortos, pois quem faz essas coisas é uma abominação para o Senhor. E por causa dessas abominações o Senhor teu Deus as está expulsando de diante de ti”.

2. Êxodo 20:1-26 

“E falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. ‘Não terás outros deuses diante mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te curvarás a eles nem os servirás , porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam'”

3. 1 Coríntios 6:9-11 

“Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem vigaristas herdarão o reino de Deus. E tais fostes alguns de vós. Mas fostes lavados, fostes santificados, fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus”.

4. Atos 8:9-13 

“Mas havia um homem chamado Simão, que antes praticava magia na cidade e maravilhava o povo de Samaria, dizendo que ele mesmo era alguém grande. Todos prestaram atenção nele, desde o menor até o maior, dizendo: ‘Este homem é o poder de Deus que se chama Grande’. E eles prestaram atenção nele, porque por muito tempo os havia maravilhado com sua magia, mas quando acreditaram em Filipe, que pregava as boas novas a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, foram batizados, tanto homens como mulheres. Até o próprio Simão acreditou e, depois de batizado, continuou com Filipe. E, vendo sinais e grandes milagres realizados, ficou maravilhado”.

5. Levítico 26:1-46 

“Não fareis para vós ídolos, nem erigireis uma imagem ou coluna, e não levantareis pedra figurada na vossa terra para vos inclinardes a ela, porque eu sou o Senhor vosso Deus. Guardareis os meus sábados e reverenciareis o meu santuário: Eu sou o Senhor. ‘Se andardes nos meus estatutos e observardes os meus mandamentos e os cumprirdes, então vos darei as vossas chuvas a seu tempo, e a terra dará a sua novidade, e as árvores do campo darão os seus frutos. A debulha durará até o tempo da vindima, e a vindima durará até o tempo da semeadura. E comerás o teu pão a fartar e habitarás seguro na tua terra’”. 

6. Ezequiel 13:18  

“E diga: Assim diz o Senhor Deus: ‘Ai das mulheres que costuram faixas mágicas em todos os pulsos e fazem véus para as cabeças de pessoas de todas as estaturas, na caça de almas! almas pertencentes ao meu povo e manter suas próprias almas vivas?'”

7. 2 Tessalonicenses 2:9

“A vinda do iníquo é pela atividade de Satanás com todo o poder e falsos sinais e prodígios,

8. Jeremias 10:1-5 

“Ouçam a palavra que o Senhor lhes fala, ó casa de Israel. Assim diz o Senhor: ‘Não aprendam o caminho das nações, nem se espantem com os sinais dos céus, porque as nações estão Apavorados com eles, porque os costumes dos povos são vaidade. Uma árvore da floresta é cortada e trabalhada com um machado pelas mãos de um artífice. Eles a enfeitam com prata e ouro; eles a fixam com martelo e pregos para que não pode se mover. Seus ídolos são como espantalhos em um campo de pepino, e eles não podem falar; eles devem ser carregados, pois não podem andar. Não tenha medo deles, porque eles não podem fazer o mal, nem está neles fazer Boa.'”

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp