12 reflexões bíblicas para não reclamar nem murmurar

Deus não se agrada de murmuradores. Bill Izard nos dá doze pontos bíblicos para a cura desse mal:

1. Deus me instrui a nunca reclamar

“Façam tudo sem queixas nem discussões”

Filipenses 2:14

Deus nos orienta a realizar todas as nossas atividades sem reclamar ou causar discórdias, promovendo um ambiente de harmonia e obediência.

2. Deus me orienta a ser grato em todas as circunstâncias

“Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”.

1 Tessalonicenses 5:18

A gratidão deve ser constante em nossas vidas, independentemente das circunstâncias, como expressão da vontade de Deus em Cristo.

3. Deus ordena que eu me alegre sempre, especialmente em tempos de provação

“Alegrem-se sempre”

1 Tessalonicenses 5:16

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações”.

Tiago 1:2

A alegria contínua é um mandamento divino, mesmo em meio a dificuldades, pois essas provações produzem perseverança e fé.

4. Eu mereço muito pior do que estou sofrendo agora; na verdade, mereço o inferno

“Como pode um homem reclamar quando é punido por seus pecados?”

Lamentações 3:39

“Jesus respondeu: ‘Vocês pensam que esses galileus eram mais pecadores que todos os outros galileus, por terem sofrido dessa maneira? Eu digo que não! Mas, se não se arrependerem, todos vocês também perecerão'”

Lucas 13:2-3

Nossa situação atual é mais leve do que o que merecemos devido aos nossos pecados. O reconhecimento da justiça divina nos ensina a aceitar o sofrimento sem reclamar.

5. Comparado à felicidade e glória eterna que experimentarei no céu, esta provação presente é extremamente breve e insignificante, mesmo que dure a vida toda

“Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada”

Romanos 8:18

“Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles”

2 Coríntios 4:17

As dificuldades terrenas são passageiras e pequenas quando comparadas à glória eterna que nos espera, oferecendo uma perspectiva de esperança.

6. Meu sofrimento é muito menor do que o que Cristo sofreu, e Ele não se queixou

“Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça”

1 Pedro 2:23

Cristo suportou sofrimentos imensuráveis sem reclamar, servindo como exemplo para que possamos enfrentar nossas próprias adversidades com paciência e fé.

7. Reclamar é questionar a justiça de Deus

“Longe de ti fazer tal coisa, tratar o justo e o ímpio da mesma maneira, longe de ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra?”

Gênesis 18:25

Reclamar implica em duvidar da justiça de Deus, que sempre age de maneira justa e correta.

8. A fé e a oração eliminam a reclamação

“Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores”

Salmos 34:4

Através da fé e da oração, encontramos paz e libertação dos nossos medos e preocupações, eliminando a necessidade de reclamar.

9. Esta dificuldade está sendo usada por Deus para o meu bem e é tolice reclamar dela

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados segundo o seu propósito”

Romanos 8:28

Todas as dificuldades são moldadas por Deus para o nosso bem maior. Reclamar delas é não reconhecer Seu propósito benevolente.

10. Aqueles que são mais fiéis do que eu sofreram muito mais e o fizeram sem reclamar

“Houve outros que foram torturados, recusando ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior. Outros enfrentaram zombaria e açoites; outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão. Apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada; andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados”

Hebreus 11:35-37

Muitos fiéis enfrentaram sofrimentos extremos com coragem e fé, servindo como exemplo para suportarmos nossas próprias dificuldades sem queixar.

11. Reclamar nega que a graça de Deus é completamente suficiente

“Mas ele me disse: ‘Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza’. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim”

2 Coríntios 12:9

A graça de Deus é suficiente para sustentar-nos em todas as situações. Reclamar sugere que essa graça não é o bastante, o que não é verdade.

12. O maior sofrimento, a pior provação ou dificuldade, nunca poderá tirar de mim o que é mais valioso e a minha maior alegria: o amor de Cristo

“Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? […] Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”

Romanos 8:35-39

Nada pode nos separar do amor de Cristo, que é a nossa maior fonte de alegria e valor, transcendendo qualquer sofrimento terreno.

André Lourenço

Bacharel em Teologia, Graduado em Gestão da Qualidade e Pós Graduando em Psicologia nas Organizações, André possui mais de 17 anos de experiência na pregação e ensino da Bíblia. É Professor de cursos de Homilética e Hermenêutica. Já escreveu centenas de estudos bíblicos e ministra aulas na EBD. Se considera um eterno aprendiz e apaixonado por Compartilhar a Palavra de Deus!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo