Qual o Segredo da Autoridade e Credibilidade de um Líder na Igreja?

Se você já se perguntou o que torna um líder de igreja verdadeiramente respeitável, a resposta pode ser mais simples do que você imagina. A chave para a autoridade e credibilidade legítimas em liderança eclesiástica é, inegavelmente, o caráter cristão autêntico.

Aristóteles chamou isso de “etos”, mas como nos termos do Novo Testamento, isso se traduz em maturidade cristã? Vamos descobrir como o caráter genuíno é essencial para conquistar a confiança do povo e como podemos expressar esse caráter em nosso ministério.

O que a Bíblia diz sobre Caráter?

A Bíblia contém muitos versículos que tratam do caráter humano, da moral e da conduta ética. Embora a palavra “caráter” não apareça com frequência na Bíblia, os princípios e ensinamentos relacionados ao caráter se encontram em várias passagens. Abaixo, vou mencionar algumas das principais lições da Bíblia sobre o caráter:

Integridade: A Bíblia enfatiza a importância da integridade e da honestidade em nossas ações e palavras. Um exemplo disso está em Provérbios 10:9 (NVI):

“Quem anda com integridade e com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto.”

Amor ao próximo: Jesus ensinou a importância de amar o próximo como a si mesmo, um princípio que reflete um bom caráter. Isso é evidenciado em Mateus 22:39 (NVI):

“O segundo [mandamento] é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.”

Bondade e compaixão: A Bíblia encoraja os crentes a demonstrarem humildade e compaixão em suas vidas diárias. Efésios 4:32 (NVI) diz:

“Antes, sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.”

Paciência e autocontrole: O fruto do Espírito considerado em Gálatas 5:22-23 inclui características como paciência e autocontrole, que são aspectos importantes do caráter cristão.

Honestidade: A Bíblia condena a mentira e incentiva a falar a verdade. Efésios 4:25 (NVI) afirma:

“Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.”

Humildade: A Bíblia também ensina sobre a importância da humildade. Filipenses 2:3-4 (NVI) diz:

“Nada faça por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considere os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.”

Fidelidade: A fidelidade a Deus e aos outros é um traço de caráter valorizado na Bíblia. 1 Coríntios 4:2 (NVI) diz:

“Agora, o que se exige dos encarregados é que cada um seja encontrado fiel.”

A Autoridade do Caráter

Em um mundo onde a aparência muitas vezes obscurece a essência, o caráter cristão é a âncora que mantém nossa credibilidade no púlpito. A parte fundamental de uma pregação eficaz é a habilidade de fazer a apresentação refletir a convicção interior.

Entenda que a imagem que projetamos influenciará diretamente a maneira como as pessoas respondem às nossas mensagens. Forte isso, não?

Considere os primeiros 30 segundos de um sermão. Nesse curto espaço de tempo, as pessoas decidem se continuarão ouvindo.

Embora Deus examine o coração, nossa cultura muitas vezes julga com base no exterior. Se a nossa aparência estiver descuidada, se nossos sapatos não estiverem bem cuidados, ou se estivermos acima do peso, as pessoas podem tirar conclusões precipitadas sobre nossa disciplina e comprometimento com nossa própria saúde.

Mas, isso vai além. Vamos continuar para chegarmos em algo mais profundo.

Construindo uma Credibilidade Duradoura

Um benefício do ministério a longo prazo é a oportunidade de alinhar a realidade com a percepção. Com o tempo, um pastor é avaliado mais pelo seu padrão de comportamento do que pela sua aparência momentânea. As pessoas começam a dizer coisas como: “O pastor não apenas fala sobre amor; ele demonstra amor. Ele esteve ao nosso lado durante a crise da minha família quando mais precisávamos dele.”

Um padrão consistente de cuidado pode compensar uma série de sermões que não sejam espetaculares.

Restaurando a Reputação

No entanto, é importante reconhecer que todos cometemos erros. Às vezes, a nossa reputação é manchada por nossos próprios erros, e a restauração leva tempo.

Um pastor que conheço perdeu a paciência em uma reunião do conselho e expressou palavras ásperas com raiva. Meses depois, algumas pessoas ainda têm essa lembrança mental.

Por outro lado, outro pastor em situação similar confessou seu erro em público e pediu perdão. Ele o obteve, e as pessoas aprenderam que a pessoa que viam no púlpito era real e tinha integridade.

Então, vigiar é essencial. Não podemos jogar fora um tempo construindo nossa reputação e de um dia para o outro perder tudo.

A Importância do Etos no Ministério

“Etos” é o resultado de um ministro autêntico que ora por indivíduos, lembra-se dos nomes das pessoas e cuida delas nos momentos de crise. Também envolve o reconhecimento e a abordagem dos conflitos que as pessoas enfrentam, oferecendo uma palavra adequada de Deus.

Tudo isso molda o nosso caráter, e esse caráter é vital à medida que nós, pregadores, buscamos conquistar a autoridade de direito entre aqueles a quem servimos.

Em resumo, a autoridade e credibilidade em liderança eclesiástica não estão ligadas apenas ao que dizemos no púlpito, mas também a quem somos e como vivemos nossas vidas.

O caráter cristão autêntico é a pedra angular sobre a qual nossa influência é construída. Portanto, que cada líder de igreja se esforce para mostrar esse caráter todos os dias, pois é por meio dele que a verdadeira autoridade e credibilidade são estabelecidas no ministério cristão.