A Importância do Avivamento Espiritual na Missão da Igreja

Neste tempo marcado pela falta de fé, a Igreja só pode cumprir a sua missão se estiver imersa no avivamento espiritual. O avivamento é um despertar da igreja para uma vida mais intensa e profunda com Deus. É um tempo em que os crentes se voltam para Deus de todo o coração, se arrependem de seus pecados e se dedicam mais intensamente à oração, ao estudo da Bíblia e ao serviço ao próximo.

O avivamento é um tempo de renovação e revitalização espiritual da igreja, que a prepara para cumprir a sua missão de forma mais eficaz.

A Igreja nos seus primeiros tempos era reconhecida pela sua força na pregação do evangelho, na formação de discípulos e no cuidado com os necessitados, tudo isso resultado de um grande despertar espiritual provocado pelo Espírito Santo.

Depois de receberem o poder do alto, os discípulos nunca mais foram os mesmos, e passaram a ter ainda mais força para cumprir a missão que Jesus lhes deu.

Hoje em dia, é mais importante do que nunca que as igrejas cristãs experimentem um novo avivamento espiritual, para poderem levar a mensagem de Cristo a um mundo que se rebela contra Deus.

I- O Avivamento após a Ressurreição de Cristo

1- Depois que Jesus ressuscitou dos mortos, seus amigos e seguidores estavam tristes e sem esperança. Eles não acreditavam que Ele realmente havia voltado à vida, mesmo quando Maria Madalena contou a eles que tinha visto Jesus. Eles se sentiam sozinhos e abandonados.

2- Jesus apareceu para seus discípulos quando eles estavam com medo e duvidando que Ele era realmente o Cristo ressuscitado. Jesus lhes mostrou suas mãos e pés que tinham cicatrizes da crucificação, mas ainda assim, eles não acreditavam. Jesus disse a eles que a paz esteja com eles.

3- Depois de Jesus ressuscitar, Ele disse a seus discípulos que eles deveriam contar a todos sobre Ele e ensinar-lhes o que Ele havia ensinado. Jesus disse que eles poderiam fazer coisas incríveis em Seu nome, como curar pessoas doentes e expulsar demônios. Muitas pessoas curaram e milagres aconteceram depois disso. A Igreja de Jesus vai sempre crescer e se tornar mais forte, porque Ele sempre estará conosco.

II- O Avivamento na Missão da Igreja Local

1- O avivamento espiritual nas missões locais é quando os seguidores de Jesus são incendiados pelo Espírito Santo, ficando cheios de amor e coragem para pregar a mensagem de Jesus. Eles pregam não só dentro das igrejas, mas também em casas e bairros. Uma igreja avivada apresenta sinais de que o Espírito Santo está ativo na sua prática missionária.

2- O avivamento nas missões regionais é quando a mensagem do Evangelho começa a ser levada a lugares mais distantes. Depois de terem pregado em Jerusalém, os discípulos levaram a mensagem a muitos outros lugares.

3- Hoje em dia, esperamos que as igrejas em centros metropolitanos, cidades de porte médio e municípios de pequeno porte sejam despertadas para evangelizarem sem que haja perseguições.

Oremos para que o Brasil se torne uma nação que se renda a Cristo e que a mensagem do Evangelho seja pregada a toda criatura em todos os lugares.

III- O Avivamento e as Missões Transculturais

1- A primeira igreja missionária foi a de Antioquia. Eles realizaram missões locais e urbanas, e muitas pessoas se converteram a Cristo. Como a igreja cresceu, enviaram Barnabé para ajudar. Ele e Paulo foram os primeiros missionários a realizar missões transculturais, levando o Evangelho para outras partes do mundo.

2- O Evangelho se espalhou pelo mundo a partir da Europa, chegando à América e África. Muitos missionários saíram da Europa para levar o Evangelho a outras partes. Infelizmente, a Europa se afastou do Evangelho e se tornou um lugar carente da mensagem de Cristo. É importante buscar um avivamento espiritual e pregar o Evangelho novamente.

3- As missões transculturais são importantes para cumprir a missão da Igreja de levar o Evangelho a todos os lugares do mundo. Para isso, é necessário um avivamento espiritual em todas as igrejas, começando pelos líderes. Devemos orar por um reavivamento espiritual em todo o mundo.

Conclusão

Os cristãos que experimentam o avivamento espiritual demonstram um compromisso profundo com Deus, com Jesus Cristo e com a missão da Igreja. Eles amam a obra de Deus e colaboram na evangelização local, regional e transcultural.

Mesmo em um período em que muitos perderam a fé, ainda é possível encontrar exemplos de avivamento em várias igrejas cristãs, com a manifestação dos dons do Espírito Santo e um fervor renovado na busca pelas almas perdidas. Esta é a maior missão da Igreja do Senhor Jesus Cristo.

André Lourenço

Bacharel em Teologia, Graduado em Gestão da Qualidade e Pós Graduando em Psicologia nas Organizações, André possui mais de 17 anos de experiência na pregação e ensino da Bíblia. É Professor de cursos de Homilética e Hermenêutica. Já escreveu centenas de estudos bíblicos e ministra aulas na EBD. Se considera um eterno aprendiz e apaixonado por Compartilhar a Palavra de Deus!