Sermão: Os Três Cálices de Jesus
Esboço de sermão temático com o tema: Os Três Cálices de Jesus baseado no texto de Lucas 22:42.
Texto do sermão: Lucas 22:42
“Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.”
Introdução do sermão
No Antigo Testamento, a metáfora do cálice representa a vida humana que pode ser cheia com várias coisas.
A Bíblia diz que Jesus permitiu que o pai enchesse seu cálice com ira e sofrimento para que você e eu pudéssemos beber do cálice da salvação. Vamos ver.
1. O Cálice do Sofrimento
“Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.” – Lucas 22:42
(A) O significado de “este cálice” tem sido objeto de intenso debate. É duvidoso que Jesus tenha se referido à morte física porque já havia decidido morrer pelo pecado da humanidade.
(B) No AT o cálice se refere à ira de Deus (Salmo 75:8). Então é mais provável que Jesus tenha orado para se liberto do castigo da separação de Deus (Mateus 27:46).
(C) No entanto, Jesus disse que não a sua, mas a vontade do pai celestial se cumpra. Lucas diz que um anjo apareceu e o fortaleceu depois (Lc 22:43).
2. O Cálice do Compromisso
“E deram-lhe a beber vinho com mirra, mas ele não o tomou.” – Marcos 15:23
(A) Mulheres bondosas forneciam sedativos para os prisioneiros condenados beberem pouco antes da execução. Jesus recusou porque isso o privaria da dor física.
(B) A primeira implicação aqui é que Jesus desprezou os valores deste mundo e os confortos de seu corpo para cumprir a vontade de Deus com uma disciplina rígida e justa.
(C) Em segundo lugar, ele expressou sua resolução de cumprir o compromisso que havia feito no jardim. (…não minha vontade, mas a Sua…)
3. O Cálice da Salvação
“Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do SENHOR.” – Salmo 116:13
(A) Já que Jesus aceitou o cálice do sofrimento e rejeitou o cálice do compromisso, podemos beber do cálice cheio de sua graça salvadora.
(B) O conteúdo do copo é chamado de água viva. A mesma água que Jesus ofereceu à mulher no poço, (João 4:1-14)
(C) Qualquer um que invocar o nome do Senhor Jesus Cristo para salvá-lo de seus pecados bebe deste cálice. Este cálice da salvação nunca seca (Salmos 23:5).
Lições e aplicação
(A) A Taça do Sofrimento e Você
A separação de Deus é a penalidade final para o pecado (Gênesis 3:23-24). Desde que Jesus sofreu, o homem não está mais privado da presença de Deus (Mateus 27:51). Ao ouvir este sermão, se algum de vocês deseja conhecer a Deus em um nível pessoal, acredite no fato de que você é aceito aos olhos de Deus porque Cristo sofreu separação de Deus em seu favor.
Jesus não pediu a Deus para mudar a situação e Deus respondeu à oração de Jesus de uma maneira diferente. Muitas vezes nossas orações estão focadas em mudar a situação, o que não está errado. No entanto, há momentos em que devemos discernir a vontade de Deus em nossa situação e permitir que ele nos mude para que Deus seja glorificado.
(B) A Taça do Compromisso e Você
Todos os dias nos são apresentadas a opção de transigir ou obedecer a Deus. Não podemos fazer as duas coisas (Mt 6:24). Devemos avaliar cuidadosamente nossas opções usando a palavra de Deus antes de finalizar nossas decisões.
(C) A Taça da Salvação e Você
Agora é um ótimo momento para tomar uma decisão. Não amanhã, mas hoje e agora é a hora de aceitar Jesus Cristo como seu salvador pessoal.
Se foi útil este sermão, então veja mais temas de sermões aqui.