Atitudes que nos esfriam na vida cristã

Esboço de pregação temática sobre “Atitudes que nos esfriam na vida cristã”.

Título: Atitudes que nos esfriam na vida cristã

Texto 1: 2 Timóteo 4: 6-8

6 Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. 7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

Texto 2: Romanos 8: 35-39

35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. 37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. 38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, 39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Introdução

Ilustrações:

  • Você sabia que os rios nascem nos lugares mais altos da terra? A água lá em cima é clara e pura, sem contaminação, mas à medida que ela passa pelas cidades começa a se poluir, a se sujar, pois as pessoas jogam nela todas as sujeiras.
  • A vida dos cristãos é semelhante a esses rios, pois diariamente sofrem influências negativas que podem levar ao afastamento da vida cristã. Que prejuízo esse afastamento nos traz:

Proposição: O que nos afasta da Vida Cristã?

Transição: Veremos 4 atitudes negativas que afastam os irmãos da vida cristã e por que isso acontece.

I. DEIXAR DE LER A BÍBLIA

A. Porque devemos prosseguir no conhecimento de Deus (2 Tm 3:15) – É através dos decretos de Deus que conhecemos a sua vontade, tornando-nos sábios para a salvação.

B. Porque a palavra de Deus traz as correções para os nossos deslizes de comportamento (2 Tm 3:16) – Ela é verdadeira e eficaz para a correção do homem, habilitando-o para a santidade.

C. Porque a palavra de Deus é um guia para o encontro da felicidade (2 Tm 2:11) – Para nós cristãos, nossa felicidade é a certeza de que reinaremos com Deus na vida eterna.

Aplicação: Será que a Bíblia tem sido seu alimento diário? Se você não lê a Bíblia, poderá ser enganado com as ideias erradas do mundo.

Transição: Vimos a 1ª atitude negativa que nos afasta da vida cristã, que é deixar de ler a Bíblia. Agora vamos ver a 2ª atitude.

II. DEIXAR DE ORAR (Tiago 5:14-16)

A. Porque o cristão que ora tem uma vida vitoriosa – Temos a certeza de que em Cristo Jesus somos mais que vencedores, e as ciladas do inimigo não prevalecerão.

B. Porque a oração nos coloca em comunhão com Deus – Jesus orava e conversava com o Pai e deixou esse exemplo aos discípulos (Mt 26).

Aplicação: Como está sua vida de oração? Nas suas orações, você tem agradecido por tudo que Deus tem feito e pedido ajuda na solução de seus problemas.

Transição: Então, a 1ª atitude negativa que nos afasta da vida cristã é deixar de ler a Bíblia, a 2ª atitude é deixar de orar. Vamos ver a 3ª atitude negativa.

III. DEIXAR DE TESTEMUNHAR (1 João 5:10-13)

A. Porque devemos demonstrar nossa crença em Deus (vv 10 e 11) – e a certeza de que, através de Cristo Jesus, somos salvos.

B. Porque o nosso testemunho edifica os irmãos (vv 13) – mostra que Deus já nos garantiu a vida eterna; devemos crer em Jesus Cristo como nosso Salvador.

Aplicação: Você tem se envergonhado de ser cristão (como Pedro que negou a Cristo 3 vezes)? Você tem demonstrado as maravilhas que Deus tem feito na tua vida.

Transição: Vimos 3 atitudes negativas que nos afastam da vida cristã: deixar de ler a Bíblia, deixar de orar e deixar de testemunhar. Vamos ver a 4ª e última atitude negativa.

IV. DEIXAR DE FREQUENTAR A IGREJA (Hebreus 10:24-25)

A. Porque a igreja nos coloca em comunhão com os irmãos – Ilust: um graveto tirado do fogo apagará.

B. Porque na igreja crescemos espiritualmente e somos edificados – Longe da igreja, nos acomodamos e não buscamos a Deus.

Aplicação: Você tem dado prioridade aos cultos? Muitas vezes aparecem programas na TV, com amigos, outras vezes pequenas enfermidades. Mesmo com essas coisas, você tem estado nos cultos?

Transição: Essas 4 atitudes negativas (deixar de ler a Bíblia, deixar de orar, deixar de testemunhar e deixar de frequentar a igreja) nos afastam da vida cristã.

CONCLUSÃO

Não se afastando de DEUS, Ele derramará bênçãos em sua vida e lhe dará poder para vencer o mundo e os males que dele provêm.

Desafio: Então, irmãos, que hoje você possa:

  • Renovar seu compromisso com Deus. Conhecendo mais as Sagradas Escrituras / Buscando a Deus em Oração / Testemunhando / Participando dos cultos e reuniões na congregação.
  • Lembrar que tudo que você faça é para a glória Dele.
  • Perseverar na vida cristã para não se contaminar com as coisas do mundo.

Se gostou, então veja mais pregações prontas aqui:

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo