Superando Desafios para Alcançar as Metas do Ano 2024

Que tema impactante para pregar no início de um novo ano! Sermão expositivo com o tema: Superando Desafios para Alcançar as Metas do Ano 2024.

Tema do Sermão: Superando Desafios para Alcançar as Metas do Ano 2024

Texto do Sermão: Josué 3:1-17

Introdução do sermão

O capítulo 3 de Josué nos diz que Josué, juntamente com a nação de Israel, atravessou o rio Jordão cheio de enchentes. Essas pessoas tinham um objetivo principal em mente. Capturar a cidade de Jericó (um alvo militarmente importante) que preparará o caminho para a conquista da terra prometida

Havia um desafio, no entanto. A corrente do Jordão é muito rápida em Jericó. Além disso, era época de colheita e o derretimento da neve nas montanhas do Líbano fez com que o rio transbordasse.

Assim como Josué e os israelitas, tenho certeza de que todos nós temos novas metas (pessoais, educacionais, ministeriais, profissionais) para alcançar no novo ano.

Assim como eles, enfrentaremos desafios inimagináveis ​​enquanto corremos em direção a esses objetivos. O sermão de hoje é sobre como superar esses desafios.

1. Tome medidas imediatas (Josué 3:1)

A. A tarefa de Josué não foi fácil. O rio cheio de enchente tinha mais de 1 km de largura. Josué foi responsável por transportar com segurança cerca de 2 milhões de pessoas.

B. Ele poderia ter esperado que a situação melhorasse. Em vez disso, ele agiu imediatamente (Josué 3:1).

C. A maioria das pessoas, quando confrontada com tarefas difíceis e arriscadas, as adia o máximo possível. Muitas vezes, isso só piora as coisas.

D. Este ano, quando você se deparar com uma situação desafiadora, não procrastine. Confie na força e na sabedoria de Deus. Então levante-se “cedo de manhã” e vá em frente. No final do dia, você ficará feliz por ter feito isso.

2. Busque o conselho dos Líderes Espirituais (Josué 3:2-3)

A. Os líderes anunciaram a ordem de Deus para seguir os sacerdotes levitas ao povo (Josué 3:2-3).

B. Líderes espirituais são pessoas que Deus designou para nos guiar em nossa caminhada cristã. Siga-os.

C. A geração anterior morreu no deserto porque desprezou as instruções de Moisés. Josué foi abençoado porque obedeceu a Moisés desde o princípio.

D. Muitos de nós perdemos as bênçãos de Deus porque ignoramos o conselho de nossos líderes espirituais. Desobedecer à autoridade deles é uma rebelião direta contra Deus.

E. Mesmo ao entrar em um novo ano, faça um novo compromisso de se submeter à liderança.

3. Espere na presença de Deus (Josué 3:4)

A. Os israelitas não sabiam para onde ir porque nunca haviam passado por aquele caminho antes (Josué 3:4).

B. Da mesma forma, não sabemos o que o ano de 2024 tem para nós – pois nunca estivemos lá antes.

C. Agora, a arca da aliança era um símbolo da presença de Deus e Sua orientação.

D. É importante que os filhos de Deus passem tempo em Sua presença para orientação e direção no ano novo.

4. A santificação é uma obrigação (Josué 3:6)

A. O povo foi ordenado a deixar de lado tudo e qualquer coisa que desagradasse a Deus (Josué 3:6).

B. O pecado nos impede de nos tornarmos cristãos vitoriosos. Isso nos faz pensar em nossas perdas.

C. Se você examinar sua vida, confessar seus pecados e se voltar para Deus, você será perdoado (1 João 1:9).

D. Peça a graça de Deus para não repetir os mesmos erros do ano passado.

5. Confie em Deus por Sua Palavra (Josué 3:9-13)

A. Deus prometeu que eles venceriam as nações que ocupavam a terra que Ele lhes prometeu (Josué 3:9-13).

B. Você se lembra de alguma das promessas que recebeu de Deus no ano passado?

C. Lembre-se e reivindique essas promessas quando enfrentar as enchentes dos “rios” este ano.

6. Fé em Ação (Josué 3:14-17)

A. A fé sem obras é morta (Tiago 2:17). Você deve aplicar sua fé aos desafios da vida.

B. O rio se dividiu somente depois que os sacerdotes entravam na água (Josué 3:14-17).

C. A fé prática envolve riscos. Não gostamos de correr riscos. Queremos que o caminho seja aberto antes de partirmos para Deus. Um risco só é um risco se Deus não for conosco. Saia e confie em Deus para confirmar sua fé no momento apropriado.

D. Uma coisa importante que devemos fazer para permanecer fortes na fé é lembrar o que o Senhor fez no ano anterior (Salmos 103:2). Ele secou o mar vermelho. O rio Jordão não é nada para Ele. Esteja disposto a molhar os pés e depois esperar que Deus responda.

Conclusão desta pregação

Eu sei que muitos de vocês estão enfrentando águas turbulentas esta manhã. Pode ser em casa, na escola, no local de trabalho ou na igreja.

A boa notícia é que você atravessará os “rios do Jordão” e atingirá suas metas para o ano de 2024 se seguir estes 6 princípios que compartilhei da palavra de Deus.

Confira mais esboços de pregação.