10 versículos bíblicos confortantes para quem perdeu um ente querido

O luto pela morte de um ente querido é doloroso. Mas quando você estiver de luto, Deus o encontrará onde você estiver para consolá-lo. E, Ele o ajudará a confortar outros que estão sofrendo também. 

Conectar-se com Deus na dor leva à esperança real. Aqui estão 10 versículos da Bíblia para quem perdeu um ente querido. Esses versículos podem ajudá-lo a encontrar a paz depois que alguém que você ama faleceu. 

Você também pode compartilhá-los com outras pessoas que estão de luto pela morte de um ente querido.

A Bíblia fala sobre luto e perda de entes queridos?

A Bíblia discute o luto após a perda de entes queridos neste mundo caído, onde todas as pessoas morrem. 

Os versículos da Bíblia reconhecem a realidade do luto e sua dor. No entanto, eles também oferecem esperança.

1 – Salmo 34:18

Muitas pessoas na Bíblia, incluindo Jesus, sofrem a dor da dor depois que as pessoas que amavam falecem. 

A Bíblia descreve sua tristeza, bem como a compaixão que Deus tem por elas. “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os que têm o espírito abatido” proclama o Salmo 34:18

2 – Mateus 5:4

A Bíblia lhe encoraja que Deus está sempre presente e amando você. Deus se preocupa com o luto pelo qual você está passando e quer ajudá-lo.

Você pode manter a esperança de que, enquanto estiver de luto, Deus o confortará. Jesus lhe assegura em Mateus 5:4: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”. 

3 – João 16:22

Deus não apenas lhe oferecerá conforto, mas também lhe dará alegria. Em João 16:22, Jesus promete: “Assim com vocês: agora é o seu tempo de tristeza, mas eu os verei novamente e vocês se alegrarão, e ninguém tirará a sua alegria”. 

4 – 1 Tessalonicenses 4:13-18

A alegria é possível mesmo em meio a uma dor dolorosa, porque a alegria não depende de boas circunstâncias, como a felicidade. Você pode sentir alegria em todas as circunstâncias, mesmo em tempos difíceis. 

Você também pode esperar a alegria de se juntar a Jesus no céu no final de sua vida terrena se tiver um relacionamento salvífico com ele.

Os versículos da Bíblia sobre o luto também apontam para a esperança real e eterna que todos que escolhem um relacionamento com Jesus têm depois de falecerem. 

Por exemplo, 1 Tessalonicenses 4:13-18 declara: “Irmãos e irmãs, não queremos que ignorem os que dormem na morte, para que não sofram como o resto da humanidade, que não tem esperança. Pois cremos que Jesus morreu e ressuscitou, e assim cremos que Deus trará com Jesus aqueles que nele dormiram”.

Mais versículos da Bíblia para quem perdeu um ente querido

Além dos quatro versículos da Bíblia sobre a perda de um ente querido que acabamos de explorar, aqui estão mais seis para ajudá-lo:

5 – Salmo 116:15

“Preciosa aos olhos do Senhor é a morte de seus servos fiéis.” – Salmo 116:15.

6 – Apocalipse 21:4

“Ele enxugará de seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem pranto, nem pranto, nem dor, porque a velha ordem das coisas já passou.” – Apocalipse 21:4.

7 – João 3:16

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. – João 3:16.

8 – João 11:25-26

“Disse-lhe Jesus: ‘Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim viverá, ainda que morra; e quem vive acreditando em mim nunca morrerá. Você acredita nisso?’” – João 11:25-26.

9 – Salmo 23:1-6

“O Senhor é meu pastor, nada me falta. Ele me faz deitar em pastos verdes, ele me conduz a águas tranquilas, ele refresca minha alma. Ele me guia pelos caminhos certos por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale mais escuro, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado, eles me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos. Você unge minha cabeça com óleo; minha xícara transborda. Certamente sua bondade e amor me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor para sempre”. – Salmo 23:1-6.

10 – 2 Coríntios 1:3-5

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações. Pois, assim como participamos abundantemente dos sofrimentos de Cristo, também a nossa consolação é abundante por meio de Cristo”. – 2 Coríntios 1:3-5.

Como consolar aqueles que perderam um ente querido

Você pode transmitir o conforto que recebeu de Deus em sua própria dor, ajudando outras pessoas que estão com dor. 

Passar pelo sofrimento com Deus fortalecerá sua alma, ajudando-o a desenvolver mais compaixão. Você passa pelo luto com força espiritual que o capacita a ajudar outras pessoas. 

Ore, pedindo ao Espírito Santo que o amor de Deus flua através de sua vida para a vida de outras pessoas.

Não hesite em passar tempo com pessoas que perderam um ente querido, mesmo que você não saiba o que dizer a elas. Simplesmente estar lá com elas é poderoso, porque o que elas mais precisam é da presença de pessoas carinhosas. 

Não sinta nenhuma pressão para fazê-las se sentirem melhor. Em vez disso, confie no Espírito Santo para levá-lo a falar quaisquer palavras. 

Por exemplo, você pode falar sobre o seu apreço pela pessoa que faleceu. Peça ao Espírito Santo que lhe dê o autocontrole para não dizer algo desnecessário que cause mais dor. Não tente preencher o silêncio em conversas com pessoas enlutadas com declarações, como “Deus deve ter precisado de seu ente querido no céu” (você não sabe por que o ente querido morreu).

Em vez de falar quando não tiver certeza, concentre-se em ouvir. Simplesmente deixe as pessoas em luto falarem sobre seus entes queridos e compartilhem seus sentimentos. 

Se elas chorarem, não tenha medo de chorar junto com elas. Chorar é uma maneira dada por Deus de expressar tristeza, e até leva a benefícios para a saúde. Pesquisas mostram que chorar leva a benefícios de bem-estar, como liberar toxinas e aliviar o estresse e a dor. 

Mesmo que você se sinta desconfortável com as emoções difíceis que as pessoas em luto expressam, não as julgue. Deixe-as saber que é seguro expressar seus sentimentos honestamente com você.

Ore pelas pessoas que perderam um ente querido

Também é importante orar por aqueles que estão sofrendo. Você pode pedir a Deus que envie às pessoas enlutadas sinais da presença de Deus com elas, para ajudá-las a sentir Seu amor de maneira tangível e para lhes dar a paz que somente Ele pode. 

Ore para que aqueles que estão de luto se aproximem de Deus, em vez de se afastar dele, em sua dor. Peça a Deus para ajudá-los a manter a esperança e fortalecer sua fé. 

Se as pessoas enlutadas lhe pedirem para orar com elas, faça-o enquanto as deixa liderar a oração.

Por fim, pergunte às pessoas em luto se há alguma tarefa prática que você possa fazer por elas, como cozinhar e entregar uma refeição ou cortar a grama. 

Deixe-as saber que você quer fazer algo para o qual elas podem não ter força suficiente no momento e ouça o que elas dizem que seria mais útil.

Conclusão

Os versículos da Bíblia para quem perdeu um ente querido são honestos sobre a dor envolvida no luto. No entanto, eles também apontam para Deus como a fonte de conforto e esperança em que confiar ao passar pelo sofrimento. 

Você pode encontrar ajuda nas promessas da Bíblia depois que um ente querido falecer, tanto quando estiver lidando com a dor quanto estiver tentando ajudar outras pessoas que estão sofrendo.


Autor Whitney Hopler é a autora do blog Wake Up to Wonder.

Botão Voltar ao topo