ZAANIM – Significado

ZAANIM – Um dos marcos fronteiriços enumerados na descrição dos limites territoriais de Naftali, entre as localidades de Helefe e Adami-Neguebe (Josué 19.33). No livro de Juízes, Zaanim é mencionado em conexão com Quedes (Juízes 4.11). É notável como o local onde Sísera, o comandante cananeu, procurou refúgio na tenda de Héber, o queneu, e onde acabou sendo morto por Jael (Juízes 4.11-21).

Embora a localização exata de Zaanim não seja conhecida, é suposta estar a oeste do lago Huleh, que na antiguidade era conhecido como as “águas de Merom”. Esta região provavelmente era pantanosa em tempos antigos. A Bíblia de Jerusalém traduz o texto como “o campo de Zaanim”, mas é mais provável que se refira ao “carvalho de Zaanim”. Dado que carvalhos terebintos são comuns nessa área, é possível que o texto se refira a um terebinto específico, talvez considerado uma árvore sagrada na época.

Versículo de referência:

  • Josué 19.33: “E, desde Helefe, Elomá e Zaanim, e Adami-Neguebe, e Jabneel, até Laquem; e sai ao Jordão.”
  • Juízes 4.11: “E Héber, o queneu, se tinha separado dos queneus, dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés; e tinha estendido a sua tenda até ao carvalho de Zaanim, que está junto a Quedes.”

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!