ZAANIM – Significado
ZAANIM – Um dos marcos fronteiriços enumerados na descrição dos limites territoriais de Naftali, entre as localidades de Helefe e Adami-Neguebe (Josué 19.33). No livro de Juízes, Zaanim é mencionado em conexão com Quedes (Juízes 4.11). É notável como o local onde Sísera, o comandante cananeu, procurou refúgio na tenda de Héber, o queneu, e onde acabou sendo morto por Jael (Juízes 4.11-21).
Embora a localização exata de Zaanim não seja conhecida, é suposta estar a oeste do lago Huleh, que na antiguidade era conhecido como as “águas de Merom”. Esta região provavelmente era pantanosa em tempos antigos. A Bíblia de Jerusalém traduz o texto como “o campo de Zaanim”, mas é mais provável que se refira ao “carvalho de Zaanim”. Dado que carvalhos terebintos são comuns nessa área, é possível que o texto se refira a um terebinto específico, talvez considerado uma árvore sagrada na época.
Versículo de referência:
- Josué 19.33: “E, desde Helefe, Elomá e Zaanim, e Adami-Neguebe, e Jabneel, até Laquem; e sai ao Jordão.”
- Juízes 4.11: “E Héber, o queneu, se tinha separado dos queneus, dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés; e tinha estendido a sua tenda até ao carvalho de Zaanim, que está junto a Quedes.”