5 lições surpreendentes de Urias na Bíblia
Urias, o hitita, foi um dos valentes do rei Davi. A Bíblia o descreve como um guerreiro feroz e um homem íntegro. No entanto, Urias enfrentou um fim prematuro quando o rei cobiçou sua esposa.
Embora Urias tenha sido suplantando pelo rei Davi e por sua esposa, Bate-Seba, ainda podemos aprender muito com esse estrangeiro íntegro que serviu fielmente a seu rei até a morte.
Quem foi Urias, o hitita?
Ele é mencionado pela primeira vez em 2 Samuel 11:3 quando o rei Davi pergunta sobre sua esposa. No entanto, há mais em Urias do que apenas um marido infeliz.
1 Crônicas 11 e 2 Samuel 23 listam Urias como um dos 30, um grupo de elite de “guerreiros poderosos” ou “homens poderosos” que serviram ao rei Davi. Ambos os capítulos incluem as façanhas lendárias desses homens ferozes e leais.
O restante das informações que obtemos sobre Urias vem de 2 Samuel 11. Na época, ele está fora com os homens do rei e o exército lutando contra os amonitas. Quando Davi mais tarde chama Urias de volta da guerra sob pretexto em 2 Samuel 11:9-11, ele mostra sua lealdade e integridade:
“Mas Urias dormiu na entrada do palácio com todos os servos de seu senhor e não desceu para sua casa. Davi foi informado: “Urias não foi para casa”. Então ele perguntou a Urias: “Você não acabou de vir de uma campanha militar? Por que você não foi para casa?” Urias disse a Davi: “A arca, Israel e Judá estão em tendas, e meu comandante Joabe e os homens de meu senhor estão acampados em campo aberto. Como eu poderia ir para minha casa comer e beber e fazer amor com minha esposa? Tão certo quanto você vive, eu não farei tal coisa!”
Pelo pouco que sabemos, Urias, o hitita, era um guerreiro poderoso, um soldado leal e um homem preocupado com a honra.
O que significa o nome Urias?
Urias pode ser transliterado com mais precisão do hebraico como “Uwriyah”. Significa aproximadamente “Yah (Deus) é luz” ou “Yahweh é minha luz”.
Não sabemos se Urias recebeu esse nome ao nascer, ou se mais tarde o escolheu para si mesmo. Curiosamente, é um nome distintamente hebraico, referindo-se especificamente a Yah ou Yahweh, o nome hebraico para Deus. Isso é digno de nota, pois Urias era um hitita.
Este nome sugere que, apesar de sua herança hitita, Urias era um seguidor de Yahweh.
O contexto e a história de Urias, o hitita
A maior parte da história de Urias ocorre em 2 Samuel 11.
Nessa época, o rei Davi era rei de Israel. O rei Saul, o primeiro rei de Israel (e um rei mau) não governava mais, e Davi havia levado Israel a um período de prosperidade e força militar.
Davi foi especialmente escolhido por Deus para ser rei. Ele foi descrito como “um homem segundo o coração de Deus” (1 Samuel 13:14, Atos 13:22). Parece que Urias não teria nada a temer como um dos 30 da elite servindo sob o rei Davi. Tudo deveria estar bem… se Davi não tivesse visto a linda esposa de Urias, Bate-Seba .
O problema começa em 2 Samuel 11:2
O exército de Davi partiu para lutar contra os amonitas, Urias foi com eles, mas Davi permaneceu em Jerusalém. Enquanto caminhava em seu telhado uma noite, ele viu uma bela mulher tomando banho.
Essa mulher era a esposa de Urias, Bate-Seba. Ela estava tomando um banho purificador, conforme a lei de Moisés (2 Sm 11:4). Claramente, ela não tinha intenção de seduzir o rei. Mas Davi enviou mensageiros para perguntar por ela.
Apesar do fato de que os mensageiros lhe disseram que ela era a esposa de Urias, um homem que Davi sem dúvida conhecia pessoalmente por causa da sua posição como um dos 30, Davi trouxe Bate-Seba ao palácio e dormiu com ela.
A repreensão do profeta Natã ao comportamento de Davi em 2 Samuel 12 sugere que Bate-Seba era a única esposa de Urias (2 Samuel 12:3), enquanto o rei Davi tinha muitas (2 Samuel 12:8-9), tornando a ofensa de Davi ainda mais terrível. Mas Urias, em guerra, não tinha ideia de que isso estava ocorrendo.
As coisas então foram de mal a pior quando Bate-Seba mandou dizer a Davi que ela estava grávida (2 Sm 11:5). Davi elaborou um plano para encobrir seu pecado e mandou chamar Urias para voltar da frente de guerra.
Davi tratou Urias como se ele simplesmente quisesse informações sobre como a guerra estava indo, perguntando sobre o comandante, os soldados e a guerra. Então ele disse a Urias para ir para casa e descansar (2 Sm 11:8).
O plano de Davi falhou… Urias era homem de caráter…
No entanto, o plano de Davi não funcionou. Urias não foi para casa, mas dormiu na entrada do palácio com os servos de Davi.
O plano de Davi dependia de Urias não agir com honra. Os homens da companhia de Davi se mantiveram santos durante as campanhas ativas por meio da abstinência (1 Sm 21:4-5).
No entanto, Urias se absteve, dizendo: “A arca, Israel e Judá estão em tendas, e meu comandante Joabe e os homens de meu senhor estão acampados em campo aberto. Como eu poderia ir para minha casa comer e beber e fazer amor com minha esposa? Tão certo quanto você vive, eu não farei tal coisa!” (2 Sm 11:11).
Mesmo quando Davi tentou novamente embebedar Urias, ele não foi para casa para dormir com sua esposa e ainda ficou com os servos. Davi então se voltou para medidas drásticas.
Como morreu Urias, o hitita?
Como Davi não podia passar seu filho com Bate-Seba como filho de Urias, em vez de confrontar seu pecado, ele decidiu matá-lo.
Davi enviou Urias de volta à frente e enviou uma mensagem ao comandante em chefe do exército, Joabe, dizendo: “Coloque Urias na frente, onde a luta é mais feroz. Então retire-se dele para que ele seja ferido e morra” (2 Sm 11:15).
Joabe fez como Davi disse. Ele colocou Urias em um lugar onde ele sabia que os defensores inimigos mais fortes estavam, enviando-o para atacar a muralha da cidade sitiada. Lá, ele foi morto, provavelmente por missivas disparadas do muro (2 Sm 11:20).
5 lições surpreendentes de Urias na Bíblia
A história de Urias parece uma tragédia shakespeariana. A honra de um homem bom causa sua própria queda, enquanto um rei perverso se safa disso, ou ele? Há lições surpreendentes a serem aprendidas com a vida de Urias.
1. Deus aceitou os gentios muito antes da ressurreição de Jesus
Às vezes, podemos pensar no favor de Deus estendendo-se aos gentios (não judeus) como algo que não acontece até o Novo Testamento com o sonho de Pedro sobre os animais limpos e impuros (Atos 10). No entanto, Deus tinha leis em vigor muito antes disso, permitindo que estrangeiros devotos se tornassem adoradores.
Havia leis extensas sobre quem poderia assimilar e o que tinha que acontecer, e certos grupos de pessoas nunca poderiam alcançar status pleno na comunidade, mas Israel deveria ser uma luz brilhante para todas as nações (por exemplo, Isaías 49:6).
Urias era um hitita, uma nação historicamente antagônica ao povo de Deus. No entanto, vemos nas passagens acima que ele era um homem de honra e um dos guerreiros mais confiáveis de Davi.
2. Fazer a coisa certa nem sempre significa que tudo vai dar certo
Urias não fez nada de errado. Ele serviu a Davi fielmente. Ele amava sua esposa. No entanto, o rei roubou sua esposa e o matou.
Às vezes, pregamos o evangelho da prosperidade. “Se você seguir a Deus, tudo irá bem para você!” Mas isso não é verdade. Jesus diz em João 16:33 que neste mundo teremos problemas .
Se você ou alguém em sua vida está sofrendo, isso não significa que seja o resultado do pecado (embora o pecado possa ter consequências). As coisas nesta vida nem sempre vão funcionar para nós – a multidão de mártires deve deixar isso claro. No entanto, Deus é, em última análise, um Deus justo e amoroso, e aqueles que O seguem encontrarão alegria eterna e vida eterna.
3. Deus usa pessoas quebradas
Davi foi chamado de homem segundo o coração de Deus (1 Sm 13:14). Ele é extremamente importante para a linhagem de Cristo e para a história do povo de Deus. Enquanto isso, Urias era um hitita, um gentio.
Apesar disso, a Bíblia pinta Urias de uma forma positiva e detalha inabalavelmente o pecado de Davi contra ele, Bate-Seba e Deus.
Davi não era um homem perfeito. A história de Urias mostra isso claramente. No entanto, Deus ainda usou Davi para fazer grandes coisas. Repetidamente, a Bíblia mostra Deus usando os fracos, os quebrantados e os pecadores para fazer sua vontade. Do adúltero Davi ao assassino Paulo, Deus mostra Seu poder usando os candidatos menos prováveis para realizar sua vontade.
4. Você não pode esconder seu pecado de Deus
Urias estava morto. Davi casou-se com Bate-Seba. Parecia que ele tinha conseguido encobrir seu pecado.
Mas Deus ainda sabia. Ele enviou o profeta Natã para confrontar Davi. Natã contou a Davi uma história sobre um homem que pegou as ovelhas de outro homem, embora o primeiro homem tivesse muitas e o segundo homem só tivesse uma. Davi ficou lívido e exigiu justiça para o homem. Natã respondeu: “Você é o cara!” (2 Sm 12:7)
Por causa do pecado de Davi, coisas terríveis aconteceram.
“Você derrubou Urias, o hitita, com a espada e tomou a esposa dele para ser sua. Você o matou com a espada dos amonitas. Agora, portanto, a espada nunca mais se afastará de sua casa, porque você me desprezou e tomou para si a mulher de Urias, o heteu. Assim diz o Senhor: De sua própria casa vou trazer calamidade sobre você. Diante de seus olhos, tomarei suas esposas e as darei a alguém que esteja perto de você, e ele dormirá com suas esposas em plena luz do dia. Você fez isso em segredo, mas eu farei isso em plena luz do dia diante de todo o Israel… Porque, fazendo isso, você mostrou total desprezo pelo Senhor, o filho que você nasceu morrerá” (2 Samuel 12:9-12, 14).
Todas essas coisas aconteceram. O derramamento de sangue marcou o governo de Davi. Absalão, filho de Davi, rebelou-se contra ele e dormiu publicamente com as concubinas de Davi para afirmar seu reinado (2 Sm 16:22). E o filho que Bate-Seba carregava morreu.
Davi não conseguiu esconder seu pecado de Deus. Todo o seu poder e astúcia deram em nada.
5. Deus pode usar coisas terríveis para o bem
A história de Urias, Davi e Bate-Seba é trágica. No entanto, mesmo em meio ao pecado, morte e traição, Deus estava preparando coisas boas.
O primeiro filho de Davi e Bate-Seba morreu. No entanto, seu segundo filho foi Salomão, o rei sábio. Salomão está listado na linhagem de Jesus. Embora o que aconteceu com Bate-Seba (e Urias) tenha sido terrível, seu filho faria parte da linhagem de Cristo, o Salvador do mundo, que quebraria as cadeias do pecado e da morte.
A história de Urias nos lembra que Deus está sempre trabalhando, não importa as circunstâncias.