O que Paulo quis dizer com: “Posso todas as coisas em Cristo”?
O que Paulo realmente quer dizer quando diz: “Posso todas as coisas em Cristo?” Ao olharmos para o contexto, não acredito que Paulo esteja falando sobre força em geral. A Bíblia está repleta de versículos que falam sobre força. A força de Deus traz alegria (Neemias 8:10) e nos dá a capacidade de nos levantar quando estamos cansados (Isaías 40:31).
Mas, o que Paulo realmente quis dizer com: “Posso todas as coisas”?
Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
Filipenses 4:11-13
Preliminares do Livro de Filipenses.
Antes de mergulharmos neste versículo, vamos diminuir o zoom por um minuto para falar sobre todo o livro de Filipenses.
Muitas das cartas de Paulo às igrejas têm um tom de ensino ou correção. Muito de nossa doutrina pode ser rastreada até as cartas de Paulo.
Romanos é uma daquelas cartas que fornece muito ensino e doutrina. Em Romanos, aprendemos verdades profundas sobre nossa salvação.
1 e 2 Coríntios têm um tom corretivo para eles. Paulo escreveu para a igreja em Corinto principalmente porque eles estavam passando por muitos problemas.
Filipenses não tem muita doutrina ou correção.
Na verdade, a igreja em Filipos parece estar indo muito bem! É uma carta de agradecimento e encorajamento para a igreja na costa.
Existem alguns avisos, mas no geral, o tom de Paulo aos filipenses é caloroso e convidativo. Também é muito pessoal. Paulo obviamente amava muito esta igreja. Ele passou muito tempo em Filipos, visitando a cidade duas vezes. É a primeira comunidade cristã registrada a ser estabelecida na Europa.
Cada capítulo tem vários temas.
Paulo fala sobre oração, regozijo e viver para Cristo. No geral, acredito que a carta foi escrita para encorajar a igreja a continuar a viver para Cristo. Muitos milagres foram realizados nesta cidade (Atos 16). Paulo os desafia a continuar em sua fé (Filipenses 1:8).
No capítulo 1, vemos um tema de como viver para Cristo. A ideia de nossa “vida” é mencionada seis vezes em todo o livro. Um olhar honesto sobre a humildade é dado no capítulo 2.
A maioria das pessoas concordará que a ideia de alegria e regozijo também é um tema forte encontrado em todo o livro, mas especialmente no capítulo 3. Como viver a vida cristã é o tema do último capítulo.
Sobre o que é realmente Filipenses 4
Se olharmos mais de perto o capítulo 4, veremos que Paulo está terminando sua carta explicando aos crentes como um cristão deve viver. Com base no evangelho, no exemplo de Cristo e em nossa posição em Cristo, como deve ser a vida cristã?
Primeiro Paulo fala sobre humildade. Praticar a verdadeira humildade significa que perdoamos, nos damos bem e paramos de brigar uns com os outros. Em Filipenses 2, Paulo dá três exemplos de pessoas que mostraram verdadeira humildade.
Agora é hora de colocar em prática o que aprendemos. Duas mulheres são chamadas pelo nome aqui nestes poucos versos. Paulo adverte contra a divisão porque a unidade é muito importante dentro da igreja.
Em seguida, Paulo então se move para dentro de pensamentos e medos ansiosos.
Em Filipenses 4:4-7 Paulo dá três ordens diretas:
- Alegrar.
- Não se preocupar.
- Orar.
Quando descobrimos que nossos corações estão lutando para se sentir seguros, podemos fazer as três coisas para ajudar a realinhar nossas mentes de volta à verdade. A paz prática só é encontrada na comunhão com Deus através do louvor e da oração.
O pensamento verdadeiro vem a seguir. O que acontece se nossas mentes continuarem a se preocupar ou se estressar? Pensamos no que é verdade. Em Filipenses 4:9 Paulo nos dá uma lista de coisas para pensar, coisas que são amáveis, justas e verdadeiras.
O último conjunto de versículos neste capítulo inclui nosso versículo-chave. Ao encerrar seu ensino, Paulo fala sobre provisão. A verdadeira provisão é encontrada em Deus (Filipenses 4:19), mas subjacente à ideia disso está a atitude do coração de contentamento.
Filipenses 4:11 diz:
“Não estou dizendo isso porque estou em necessidade, pois aprendi a estar contente em qualquer circunstância”.
Paulo diz que encontrou uma maneira de estar contente em todas as circunstâncias. Se ele tem tudo o que precisa ou está faltando, ele pode ter contentamento.
Como Filipenses 4:13 resume a mensagem de Paulo?
No momento em que vi a foto dela no Instagram pela primeira vez, fiquei com ciúmes. Suas fotos eram impecáveis, ela tinha cabelos perfeitos, crianças bem comportadas e um guarda-roupa deslumbrante. Secretamente eu a observava de longe. A vida dela parecia muito mais bonita que a minha.
Tudo parecia perfeito. A risada no rosto de seu adorável filho, a forma como as folhas pendiam das árvores; para os cobertores em sua cama. Muito mais maravilhoso do que eu poderia ter criado por conta própria.
Eu admito; Eu luto com o sentimento… Na verdade, sinto que sempre lutei contra isso. Não que eu a tenha procurado em todos os lugares ruins, mas parece que meu coração está sempre um pouco inquieto. E minha tendência natural é preencher os espaços vazios com mais coisas para fazer, em vez de me encher com Jesus. Às vezes estou indo bem, mas outras vezes me pego angustiando pelas coisas deste mundo.
Paulo diz que luta com a mesma coisa! Ao olharmos para a verdadeira provisão, podemos animar-nos ao saber que Deus providenciou uma maneira de nos sentirmos em paz e não com medo.
Em todas as coisas, podemos ter alegria, contentamento, paz e humildade por meio de Cristo.
Mas, então, o aprendemos com Paulo sobre: “Posso todas as coisas”
Filipenses 4:13 resume como nós, como cristãos, podemos viver a vida cristã. Como temos verdadeira humildade, nos livramos do medo e da ansiedade e desenvolvemos mentes fortes? Usamos a força provida com Cristo!
Vamos focar, portanto, nossos olhos em Cristo e na eternidade com ele enquanto buscamos alegria, paz e contentamento.