O que significa “Santificado seja o teu nome”?
“Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome” (Mateus 6:9).
Esta frase do Pai Nosso está entre as passagens mais conhecidas da Bíblia, junto com os Dez Mandamentos, Salmo 23 e João 3:16.
Mas apesar de tão conhecida e tantas vezes repetida, sabemos realmente o que significa, ou por que estamos dizendo que o nome de Deus deve ser “santificado”?
O que significa santificado?
A palavra santificado vem da palavra inglesa antiga halig, que nos tempos modernos se tornou a palavra mais familiar sagrada.
É uma tradução inglesa da palavra grega hagiazo que frequentemente se usa na Oração do Pai Nosso. Mas também se encontra em vários outros lugares ao longo do Novo Testamento.
Assim, ao dizer que o nome de Deus é santificado, estamos dizendo que seu nome é santo. Mas, para se aprofundar mais, o que realmente significa ser santo?
Santificado na oração do Pai Nosso (Mateus 6:9)
A oração “Pai Nosso”, sugerindo uma íntima comunhão, é dirigida àquele que está nos céus, requerendo reverência. É seguida por seis petições, das quais as três primeiras são pelos interesses do Reino, enquanto as outras três são pelas necessidades pessoais. A ordem é significativa, indicando que as necessidades do Reino devem sempre ter prioridade sobre todas as outras coisas.
A oração começa com adoração, como todas as orações deveriam: “Santificado seja o teu nome”. No texto grego, a petição é expressa como “Permita que teu nome seja santificado”.
Esta é uma petição desafiadora: permitir que o nome santo seja santificado através da vida do orador, à medida que ele ou ela, sendo portador do nome de Cristo, vive a vida de uma maneira semelhante à dele.
O que significa ser santo?
De acordo com Merriam Webster, ser santo é ser “exaltado ou digno de completa devoção como alguém perfeito em bondade e justiça”.
Há um aspecto de perfeição e dignidade envolvido, e cada vez que pensamos no nome de Deus como santificado, isso deve nos levar a considerar sua grandeza e majestade.
Também é difícil pensar na palavra santo sem pensar também na palavra todo, que soa muito semelhante. Ser santo significa ser completamente perfeito e completo, sem precisar de nada.
Vamos dar uma olhada em alguns lugares surpreendentes onde essa palavra incomum aparece que você pode não ter notado antes.
Outros lugares em que a palavra é usada na Bíblia
Embora só vejamos a palavra em inglês santificado na Oração do Pai Nosso, a palavra grega subjacente é usada em vários lugares ao longo da Bíblia. Geralmente é traduzido como “santo” ou “santificado”.
Seja santo como Deus é santo
1 Pedro 1:15-16 diz: “Mas, assim como é santo aquele que vos chamou, sede santos em tudo o que fizerem; pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.”
Nesta passagem, Pedro cita Levítico 11:44 e, ao fazê-lo, apresenta-nos um desafio simples, mas aparentemente inatingível: ser santo como Deus é santo.
É fácil entender que Deus, o Criador Todo-Poderoso e mantenedor de todas as coisas, é digno de ser chamado de santo, mas como isso também pode se aplicar a nós?
Podemos ter dias bons, mas não há como igualarmos a perfeição e integridade de Deus. No entanto, é exatamente para isso que somos chamados.
Jesus diz que também podemos ser santos
João 17:17-19 diz “Santifica -os na verdade; sua palavra é a verdade. Assim como você me enviou ao mundo, eu os enviei ao mundo. Por eles me santifico , para que também eles sejam verdadeiramente santificados”.
Primeiro, vamos esclarecer a palavra santificar. Como você deve ter imaginado, ela vem da mesma raiz de sagrado, mas em vez de ir direto do grego para o inglês antigo, ela toma um caminho pelo latim, vindo da palavra sanctus que também significa santo.
Jesus está dizendo que por meio dele também podemos ser verdadeiramente santificados.
Por meio dele podemos ser perfeitos e completos. Por meio dele nós, em nossa natureza decaída, ainda podemos ser completos. Podemos ser santos assim como ele é santo.
Santificado seja o Teu nome
Quando lemos a Oração do Senhor, estamos lendo que o nome de Deus era, é e sempre será santo.
Lemos que seu nome é merecedor de toda a reverência e honra que podemos dar.
O próximo passo surpreendente é que através de Jesus, nós também podemos nos tornar santos assim como ele é santo.
Podemos ser santificados nele não por causa de qualquer coisa que tenhamos feito ou que possamos fazer, mas por causa do que Jesus fez e de quem Jesus é.