A história interessante de 10 personagens pouco conhecidos na Bíblia

A Bíblia faz menção a centenas de pessoas em grande detalhe. Por exemplo, entre os mais falados estão os heróis bíblicos Abraão, Davi, Paulo, Jesus, etc. Mas, para alguns personagens, há apenas uma menção curta e rápida.

Nós incentivamos você a ler as passagens associadas na Bíblia para se aprofundar nas vidas e situações desses personagens bíblicos menos conhecidos, porque não podemos cobrir tudo o que Deus quer que aprendamos sobre suas histórias através de uma simples postagem no blog!

Aqui está, portanto, uma lista de 10 personagens bíblicos obscuros que são fáceis de perder:

1. Naamã

2 Reis 5 conta a história de um comandante sírio bem-sucedido que tinha a doença da lepra. 

A história conta que, por sugestão da serva da esposa de Naamã, ele foi ver o profeta Eliseu para ser curado de sua lepra. 

É uma história incrível de cura e retorno ao Senhor. E também tem algumas reviravoltas e ironias no final!

E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.

2 Reis 5:1

2. Jabez

Jabez é mencionado apenas em alguns versículos da Bíblia e é conhecido por sua famosa “Oração de Jabez” mencionada em 1 Crônicas 4:10:

Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Ah, que você me abençoe e alargue minha fronteira, e que sua mão esteja comigo, e que você me proteja do mal, para que não me cause dor! E Deus concedeu o que ele pediu.

É uma oração simples feita com fé e serve como um poderoso exemplo de oração respondida e de receber a bênção do Senhor.

3. Josias

Josias, um dos maiores reis que já governou Israel, começou seu reinado quando tinha apenas oito anos de idade. 2 Reis 22:2 diz que “ele fez o que era reto aos olhos do Senhor”.

Mais tarde, em 2 Reis 22, conta-se a história do sumo sacerdote que encontrou o Livro da Lei que havia sido negligenciado e escondido por anos. 

Isso fez com que Josias rasgasse suas roupas e implorasse ao Senhor para não punir Israel por sua desobediência à Palavra de Deus. 

Josias leu o Livro da Lei publicamente e fez uma aliança com o Senhor junto com seu povo (2 Reis 23:3) para obedecer ao Senhor com todo o seu coração e alma.

Esta é realmente uma história maravilhosa de arrependimento, liderança espiritual e a misericórdia de Deus! 

4. Mardoqueu

A história de Mardoqueu se passa ao longo do livro de Ester. 

Mardoqueu é o primo e guardião de Ester, uma estrangeira que se torna rainha da Pérsia. Mardoqueu usa sua posição na corte do rei para defender o povo oprimido de Deus e frustrar um plano para assassinar o rei.

Esta história desempenha um papel fundamental no evangelho porque se o povo judeu tivesse sido destruído (como Hamã desejou), a obra salvadora de Deus através do povo judeu (e eventualmente de Cristo) teria chegado ao fim.

É incrível tudo o que Deus pode fazer através de pessoas que são obedientes a ele!

5. O Ladrão na Cruz

Não sabemos muito mais sobre o ladrão na cruz além dele:

  • Um criminoso
  • Crucificado ao lado de Jesus
  • Ganhou o paraíso em sua morte

Sua poderosa história está em Lucas 23:32-43, que descreve a conversa entre Cristo e os dois criminosos crucificados ao lado dele.

O primeiro criminoso mencionado zombou de Cristo: “Salve a si mesmo e a nós!” (23:29). O outro criminoso, de quem estamos escrevendo, defendeu Jesus de maneira humilde, reconhecendo a justiça de Deus e a inocência de Cristo. Sua resposta ao zombador foi:

Você não teme a Deus, já que está sob a mesma sentença de condenação? E nós, de fato, com justiça, pois estamos recebendo a devida recompensa de nossas ações; mas este homem não fez nada de errado. (vv. 40-41)

Então, ele implorou a Jesus que “lembre-se de mim quando entrar no seu reino”. Este clamor desesperado e humilde por misericórdia é tudo o que Deus precisava para recebê-lo na família de Deus.

Jesus respondeu: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”. (v. 43)

Que história incrível! Um homem que presumivelmente levou toda a sua vida em oposição a Deus, pelas grandes misericórdias de Deus, pôde ser salvo em seus momentos de morte. 

Isso demonstra que um coração humilde que clama por salvação, Deus ouve!

Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Romanos 10:13

6. Eúde

A história de Eúde vem direto de Juízes 3, mas se encaixaria muito bem no enredo de um filme de James Bond.

Israel estava sob o domínio opressivo de Eglom, rei de Moabe, e clamou ao Senhor por libertação. Os moabitas eram idólatras que faziam o mal aos olhos do Senhor. 

Deus então enviou Eúde e sua espada de um côvado (cerca de um pé e meio) para assassinar o rei e libertar o povo de Deus de seu governo.

Eúde deve ter falado bem, porque quando ele disse aos servos do rei que ele tinha uma “mensagem secreta” para ele (Juízes 3:19), eles deixaram Eúde sozinho com o rei. 

A “mensagem secreta” de Eúde foi a espada que ele trouxe e a “entrega especial” foi uma facada na barriga do rei extremamente gordo que o matou!

Então Eúde trancou silenciosamente as portas do telhado para manter os guardas afastados e fugiu rapidamente.

Quando Eúde retornou ao povo de Israel, ele liderou Israel na conquista de seus inimigos, os moabitas.

7. Coré

Ao contrário de todos os personagens bíblicos obscuros anteriores, o legado de Coré não é positivo. Números 16 descreve sua história.

Para encurtar a história, Coré levanta uma multidão de israelitas para se opor à liderança de Moisés e questionou a ideia de que ele (Moisés) era o único porta-voz de Deus. 

Deus não foi muito gentil com Coré e os rebeldes e fez com que a terra os engolisse (Números 16:32). Opor-se ao ungido de Deus é um insulto a Deus.

Por pior que essa situação possa parecer, esta é uma história esperançosa porque sabemos o fim. Deus, em sua grande misericórdia, usou descendentes de Coré para escrever alguns dos Salmos .

8. Jetro

Jetro era o sogro de Moisés. Em Êxodo 18, Moisés ficou sobrecarregado com sua tarefa de liderar Israel. Parecia que todos que tinham um problema vinham a Moisés para mediar!

Êxodo 18:13-27 descreve a sábia sugestão de Jetro para que Moisés dividisse seu trabalho em dezenas, cinquenta, centenas e milhares para reduzir seu fardo de liderança e delegar responsabilidades ao povo de Israel.

Jetro disse que se Moisés seguisse sua sugestão:

Deus te guiará, você será capaz de suportar, e todo este povo também irá para o seu lugar em paz”

Êxodo 18:23

Como um bom genro, Moisés obedeceu! Isso permitiu que Moisés não se prendesse a assuntos simples, mas sim tivesse um sistema melhor onde eles se resolvessem.

Esta é uma estrutura de liderança seguida pela maioria das empresas e governos!

9. Elisama

O que torna Elisama interessante? Na verdade, não sabemos muito sobre Elisama, que era um escriba/secretário mencionado pelo nome brevemente nas escrituras (Jeremias 36:12).

O que torna interessante esse personagem obscuro da Bíblia é a evidência extrabíblica que temos para ele. E, por sua vez, a confiabilidade histórica da Bíblia.

Em 1986, fora de Jerusalém, encontraram um selo de barro que dizia “Elisama, servo do rei”, provando que ele era de fato um escriba no exato momento e situação que as Escrituras descrevem. 

Essa é a verdadeira evidência de que todas as escrituras são inspiradas por Deus, mesmo nos mínimos detalhes e pessoas aparentemente insignificantes!

10. Balaão

Balaão, o Profeta, é mais conhecido como “O Cara do Burro” por ter seu burro falando com ele (ver Números 22). 

Ele foi enviado por Balaque, rei de Moabe, para pronunciar maldições sobre Israel. No entanto, Deus tinha outros planos. Ele disse a Balaão para pronunciar bênçãos sobre Israel e não voltar para Balaque.

Além de ser conhecido como “O Cara do Burro”, Balaão é conhecido pelo “erro de Balaão”. 

Caso você não saiba, sempre que suas ações fazem seu nome uma nova frase descrevendo uma ação estúpida é um mau sinal!

Balaão desobedeceu ao Senhor voltando ao rei Balaque, o rei que queria amaldiçoar o povo de Deus. Balaão, montado em seu jumento, é confrontado por um anjo do Senhor.

A ironia nesta história é que a jumenta pode ver o anjo do Senhor, mas Balaão é incapaz, pode-se dizer que Balaão é espiritualmente cego, então ele não pode ver o anjo. 

Isso é irônico porque Balaão é um profeta, e os profetas deveriam receber comunicação direta com Deus!

A jumenta fica compreensivelmente assustada ao ver o anjo do Senhor na estrada e para várias vezes de medo. 

Pensando que sua jumenta tinha enlouquecido, Balaão começou a bater nela até que a ela perguntou: “Por que você me bateu essas três vezes?” e então os olhos de Balaão são abertos para o anjo do Senhor e seu pecado.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp