Onde está Deus em um casamento desfeito?
Em 2012, quando fazíamos oito anos de casados, meu marido começou a se perguntar, se deveria me deixar. Seu descontentamento interno, o trauma não processado pela perda trágica de sua mãe e o declínio da vida espiritual se tornaram cada vez mais rápidos até que ele chegou a uma encruzilhada.
Ele concordou em ir a um retiro de homens cristãos e disse: “se Deus não me mudar enquanto eu estiver lá, então terei que mudar alguma coisa quando voltar”.
Eu sabia o que aquilo significava. Então eu jejuei e orei. Muitos amigos carinhosamente, foram à casa de meus pais para oração de intercessão. Eu sabia que Deus iria curar meu marido neste retiro na Califórnia, confortá-lo de sua perda, revivê-lo espiritualmente e renovar seu amor e compromisso comigo.
Todo mundo estava certo de que iria acontecer dessa maneira. Afinal, Deus não é a favor do divórcio! Certamente Ele interviria e mudaria o coração do meu marido.
Este foi apenas o momento sombrio e dramático antes do Felizes para Sempre. A noite desconfortável antes da redenção. O quebrantamento antes da restauração! Nós íamos ter um testemunho da glória de Deus!
Cinco dias depois, eu o peguei no aeroporto e ele me deixou naquela mesma noite.
Foi apenas alguns dias antes do Dia dos Namorados.
Afinal, a pergunta que não calar: Onde está Deus em um casamento desfeito? No entanto, separei algumas respostas, das quais, eu vivi.
Onde está Deus em um casamento desfeito?
Ele está perto.
Posso falar por experiência própria que Ele está bem ali no centro de tudo, segurando seu coração machucado em Suas mãos marcadas por unhas.
“Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido” (Salmos 34:18).
Quando meu marido começou a fazer sua mala e meus joelhos bateram no chão da cozinha, incapaz de clamar por qualquer coisa, exceto o nome de Jesus, Ele estava lá. Olhando para mim.
Quando passei o que seria meu aniversário de dez anos sozinha como mãe solteira, Deus estava lá. Dizendo que eu era amada.
Quando coloquei as roupas do meu marido na cama e orei Ezequiel 37 sobre elas, implorando que ossos secos vivessem, Deus estava lá. Lembrando-me que Ele era soberano.
Quando não pude trabalhar um dia no meu emprego de meio período, porque não conseguia parar de chorar, Deus estava lá, na voz gentil do meu chefe compreensivo, nos abraços dos meus colegas de trabalho e no encorajamento das cartas enviadas por amigos.
Deus está fazendo um trabalho de fortalecimento
“Ele sara os quebrantados de coração e ata suas feridas” (Salmo 147:3).
Enquanto lidava com as consequências da separação, eu queria que Deus estivesse fazendo uma obra no coração do meu marido.
Eu queria, afinal, que Ele corrigisse isso. Eu desejava que Deus me devolvesse o meu “normal”.
Mas, em vez disso, Ele fez uma obra em meu coração. Deus, no entanto, me mostrou minha necessidade de Cristo.
Eu era uma jovem cristã desde cedo, mas nunca precisei do Senhor como precisei naquela hora. Foi um colapso e um fortalecimento da minha fé como nunca antes.
“Não temas, porque estou contigo; não se assuste, pois eu sou o seu Deus; Eu te fortaleço, te ajudo, te sustento com a minha destra da justiça”. (Isaías 41:10)
Eu não teria escolhido trilhar esse caminho por mim mesma, mas também nunca sacrificaria o que ganhei com essa perda.
Deus está lembrando você da glória eterna
“Porque para mim considero que as aflições deste tempo presente não podem ser comparadas com a glória que em nós há de ser revelada.” (Romanos 8:18)
Quando você está lutando em seu casamento, você tende a não se importar com as coisas eternas, porque sua realidade atual, está incrivelmente fora de controle e dolorosa.
Mas Deus está lá, lembrando você do que realmente importa. Não me entenda mal, não é que seu casamento não importe. Claro que sim! O casamento é um reflexo terreno de Cristo e da igreja.
Seremos a noiva de Cristo, e esse é um relacionamento matrimonial garantido que nunca falhará.
Quando desviamos nossos olhos de nossas lutas atuais para a esperança eterna da glória, nunca seremos abalados ou movidos.
Deus está te dando esperança, mesmo no casamento desfeito
“Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo”. (Romanos 15:13)
Quando eu estava passando pela minha separação, eu queria que meus amigos e familiares me dissessem profeticamente que tudo ficaria bem.
Eu desejava que alguém me garantisse que eu teria meu casamento restaurado, e tenha cuidado, há muitos golpes por aí na internet oferecendo essa falsa garantia.
Depois que nos divorciamos e eu sabia que isso não ia acontecer, eu queria que todos me garantissem que eu me casaria novamente. Eu queria conforto e esperança.
Deus estava realmente me dando esperança, mas não da maneira que eu esperava. Eu via a palavra “esperança” ou a lia na bíblia sagrada, e automaticamente presumia que significava “espero que eu conseguisse o que queria”.
Mas não foi isso que Deus quis dizer. Minha esperança era, em última análise, ser encontrada em Cristo. Ele sozinho foi suficiente, independentemente de como tudo aconteceu. Eu tinha que chegar a um lugar onde eu realmente acreditasse nisso, e então minha esperança estava segura.
Eu não sabia como minha história terminaria, e você também não. Isso pode ser assustador. Eu lembro. Mas o que eu sei é que ao longo do caminho, recebemos graça suficiente para cada momento.
Cada argumento, porta batida, cada ameaça de abandono, inúmeras vezes no escritório de advogado, fatura faturada, data do tribunal, batalha de custódia e lágrima derramada, há graça.
E essa graça é suficiente porque Deus é suficiente, mesmo no casamento desfeito.