O que os cristãos precisam saber sobre o Dia da Reforma Protestante

O Dia da Reforma Protestante é celebrado no dia 31 de outubro. Em 2024, o Dia da Reforma cairá na quinta-feira, 31 de outubro.

Mas, o que há de tão importante sobre esta data e o que podemos aprender?

“Não anulo a graça de Deus, pois se a justiça pudesse ser obtida pela lei, Cristo morreu por nada!” (Gálatas 2:21)

O grande reformador Martinho Lutero disse:

“A Bíblia está viva, ela fala comigo; tem pés, corre atrás de mim; ela tem mãos, ela se apodera de mim.” 

O significado de reforma, por definição, implica uma melhoria ou liberação da opressão e do mal, oferecendo um caminho mais promissor. Além disso, ela revela a corrupção com finalidade específica de promoção de melhorias. Nesse contexto, como discípulos de Cristo, estamos continuamente engajados em um processo constante de reforma.

“Como os cristãos são sempre pecadores, a igreja sempre precisará de reforma”

W. Robert Godfrey,

Diferentemente do que foi proclamado como verdade pela Igreja Católica nos dias de Martinho Lutero, este se dedica a uma profunda análise das Escrituras. Descobriu que não foram feitas penitências ou obras meritórias para alcançar uma posição justa diante de Deus.

Através de Jesus, a nossa fé possibilita a confissão dos pecados e o arrependimento, conduzindo-nos a uma santificação progressiva a cada dia, à medida que nos aproximamos dos celestiais.

O que é o Dia da Reforma Protestante?

“Porque nele se revela a justiça de Deus de fé por fé, como está escrito: O justo viverá pela fé.” (Romanos 1:17)

A Reforma Protestante do século XVI nasceu das 95 Teses de Martinho Lutero. As reformas, particularmente em relação às indulgências, ou seja, os pagamentos em lugar de penitência, foram afixadas na porta de uma catedral em Wittenberg, na Alemanha, como uma proclamação. 

As 95 teses escritas em latim, teriam atraído a atenção das pessoas de língua alemã que entravam e saíam da igreja no dia em que as pregou na porta. Sua intenção era reformar a Igreja Católica. Escreveu RC Sproul:

“Verdadeiros avivamentos são provocados pela obra soberana de Deus através da agitação de Seu Espírito Santo no coração das pessoas, eles acontecem quando o Espírito Santo entra no vale de ossos secos (Ez 37), e exerce Seu poder para trazer nova vida, um reavivamento da vida espiritual do povo de Deus”. 

Embora Lutero não pretendesse iniciar uma nova denominação, o acusaram de ser herege e o excomungaram em 1520.

Martinho Lutero e reforma

Martinho Lutero e suas 95 teses

Lutero nasceu em uma sociedade fortemente influenciada pela Igreja Católica. Ele e sua família eram católicos devotos, e Lutero era monge e professor de teologia. 

Inspirado por seu estudo da Bíblia, em particular, as cartas do Novo Testamento, a revelação bíblica de Lutero confrontou o que muitos haviam se acostumado como biblicamente verdadeiro. A paráfrase da Mensagem de Gálatas 2:21 diz: 

“Eu não vou voltar atrás nisso. Não está claro para você que voltar para aquela velha religião que mantém regras e agrada aos pares seria um abandono de tudo que é pessoal e livre em meu relacionamento com Deus? Eu me recuso a fazer isso, repudiar a graça de Deus. Se um relacionamento vivo com Deus pudesse vir pela obediência às regras, então Cristo morreu desnecessariamente.”

A luta pessoal e a revelação de Martinho Lutero continuam a nos lembrar da liberdade e da paz que temos em Cristo, apesar de nossa constante disfunção e pecado. Se sentirmos o peso da culpa e da vergonha, então devemos nos lembrar de Lutero, correr para Deus nas Escrituras e abraçar a Verdade. Lutero disse:

“Qualquer um que encontre Cristo deve primeiro encontrar a igreja, como alguém poderia saber onde Cristo está e qual a fé nele, a menos que soubesse onde estão seus crentes?” 

Somos perdoados, de uma vez por todas, embora todos nós fiquemos aquém. Nenhuma penitência na terra poderia apagar os efeitos de nossos pecados. Cristo o cumpriu de uma vez por todas na cruz.

História do Dia da Reforma Protestante

“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31)

Martinho Lutero não concordava que o papa tinha autoridade sobre todas as Escrituras, mas as Escrituras tinham autoridade sobre o papa e todos os líderes da igreja. 

Algumas das doutrinas antibíblicas ensinadas pela igreja naquele dia incluíam: a venda de indulgências, o tesouro do mérito, o purgatório e a salvação por meio de boas obras. Esses modos mundanos e sistemas de regras religiosas não refletiam a verdade na Bíblia Sagrada.

 “A fé é uma confiança viva e ousada na graça de Deus, tão certa que um homem poderia apostar sua vida mil vezes nela”, disse Lutero.

Martinho Lutero pregou as 95 Teses na porta da Igreja do Castelo em Wittenberg, Alemanha, em 31 de outubro de 1517.

O propósito do pedido de reforma de Lutero veio a ser conhecido como os Cinco Solas: sola Scriptura (somente as Escrituras), sola fide (somente a fé), sola gratia (somente a graça), solus Christus (somente Cristo) e Soil Deo Gloria (somente para a glória de Deus).

Lutero procurou devolver o foco da fé de volta à fonte dela… Jesus. 

Ele foi julgado na Dieta de Worms, após o qual se escondeu sob os cuidados de Frederico, o Sábio sob o nome de Junker Jorg e traduziu o Novo Testamento para o alemão. Ele tornou possível que as pessoas lessem e cantassem em sua própria língua na igreja, ao contrário da missa católica que era apenas em latim na época. 

Na clandestinidade, Lutero agarrou-se ao Salmos 46, que ecoam os hinos que ele escreveu. O Salmo começa assim:

“Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, socorro bem presente na hora da angústia”. (Salmo 46:1)

Através do trabalho de Lutero, as pessoas liam e entendiam a verdade por si mesmas. A Reforma Protestante foi a redescoberta da doutrina da justificação. Justin Holcomb explica:

“isto é, salvação somente pela graça (Gálatas 2:21) por meio da fé somente em Cristo”. 

Lutero acreditava que ler a Bíblia e cantar louvores a Deus eram duplamente importantes para a fé e todas as pessoas, e todas as pessoas deveriam ter acesso a essa oportunidade. Matthew Henry explica ainda as palavras de Paulo aos Gálatas:

“O apóstolo descreve a vida espiritual ou oculta de um crente, quanto mais simplesmente o crente confia em Cristo para tudo, mais devotamente ele anda diante dEle em todas as suas ordenanças e mandamentos.”

John Huss História do Mártir da Reforma Protestante

Tradições ou atividades do Dia da Reforma Protestante

“Pois pela graça você foi salvo por sua fé. E isso não é obra sua; é dom de Deus.”  (Efésios 2:8)

O dia 31 de outubro é oficialmente designado como o Dia da Reforma Protestante, embora seja comum que muitas igrejas observem essa celebração no último domingo de outubro, organizando serviços especiais dedicados a comemorar esses dados significativos. Na tradição da igreja luterana, a cor litúrgica associada ao Dia da Reforma é o vermelho.

Durante as festividades, é comum participar de cultos que honram esse dia, nos quais muitos entoam o hino composto por Lutero. Este momento visa inspirar a congregação a encontrar fortaleza no amor e na salvação divina diante das tribulações da existência.

Além disso, outras tradições e atividades estão centradas em discussão sobre a vida de Martinho Lutero, incluindo representações teatrais de cenas de sua trajetória. As crianças pequenas, por exemplo, podem participar de atividades como comer minhocas, uma conexão simbólica com a chamada Dieta das Minhocas, ou fixar replicas das 95 teses em suas portas.

Na contemporaneidade, dispomos de uma variedade de recursos para celebrar os notáveis ​​e historicamente transformadores esforços de Martinho Lutero. Documentários, materiais acessíveis e projetos de artesanato inspirados oferecem diversas maneiras de homenagear e compreender esse capítulo crucial da história.

Como o Dia da Reforma Protestante nos encoraja

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” (Salmo 46:1)

O mundo, ao longo do tempo, tem enfrentado ininterruptamente desafios, mágoas e dores, e esse cenário persistirá até a volta de Cristo.

Enquanto aguardamos neste intervalo entre a ascensão de Cristo aos céus e Sua futura vinda para nos levar ao lar eterno, encontramos motivo para celebrar a riqueza da Escritura que Ele generosamente nos legou – uma verdade completa e transformadora. Jesus, como a Palavra Viva, permeia cada página das Sagradas Escrituras.

Apesar de vivermos em uma era marcada pela melhoria, é crucial registrar que, assim como nós, Lutero também mudou desafios em sua própria época. Contudo, isso não o impede de priorizar a busca por Cristo e de colocar Deus no cerne de sua existência.

Este é, sem dúvida, o nosso momento designado. Deliberadamente, Deus nos colocou nesta geração para proclamar, como Lutero fez, nossa própria declaração de fé nos recessos dos corações, nos lares e em nossas roupas. Pois, somente por meio de Cristo alcançamos a Deus, redimidos de maneira eterna. Como Lutero expressou sabiamente:

“Você não é apenas responsável pelo que diz, mas também pelo que não diz”.

10 principais frases dos reformadores

1. Martinho Lutero: 

“Um cristão não vive para si mesmo, mas em Cristo e em seu próximo. Caso contrário, ele não é um cristão. Ele vive em Cristo pela fé, no próximo por amor. Pela fé ele é arrebatado além de si mesmo em Deus Por amor, ele desce abaixo de si para o próximo, mas permanece sempre em Deus e em seu amor, como Cristo diz em João 1:51: ‘Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos do Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.'”

2. Thomas Cranmer: 

“Senhor de todo poder e força, que é o autor e doador de todas as coisas boas, enxerta em nossos corações o amor do teu nome, aumenta em nós a verdadeira religião, nutre-nos com toda a bondade, e da tua grande misericórdia, ajude-nos na mesma; por Jesus Cristo, nosso Senhor”.

3. Desidério Erasmo: 

“O próprio sol não é mais comum e aberto a todos, do que o ensinamento de Cristo… Eu gostaria que a escritura fosse traduzida em todas as línguas, para que pudessem ser lidas e compreendidas, não apenas por escoceses e irlandeses , mas também por turcos e sarracenos… Eu gostaria que o lavrador pudesse cantar partes delas [escrituras] no arado e o tecelão as cantarolasse ao som de sua lançadeira, e o viajante pudesse enganar o cansaço do caminho por recitando-os.”

4. João Calvino

“Não somos nossos; portanto, tanto quanto possível, esqueçamos de nós mesmos e das coisas que são nossas. Por outro lado, somos de Deus; vivamos, portanto, e morramos para ele. Nós somos de Deus; portanto, deixe sua sabedoria e vontade presidir a todas as nossas ações. Nós somos de Deus; para ele, então, como o único fim legítimo, que cada parte de nossa vida seja dirigida.”

5. William Tyndale: 

“Deus não dá a ninguém a sua graça para que a deixe ficar quieta e não faça nenhum bem, mas que a aumente e multiplique emprestando-a a outros, e declarando-a abertamente com as obras externas, provocar e atrair outros a Deus.”

6. Filipe Melanchthon:  

“Mas que conforto mais doce pode ser dado do que estas palavras de Paulo em Romanos 8:1: ‘Portanto, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus’? Isto é, mesmo que os regenerados não estejam sem pecado, contudo Deus os recebeu e declarou justos os crentes por causa de Seu Filho.”

7. John Hus:  

“Escrevo-te esta carta na minha prisão e com a mão algemada, esperando depois de amanhã a minha sentença de morte, e tenho toda a confiança em Deus que ele não me abandonará, que ele não permitirá que eu renuncie sua palavra, ou abjurar os erros perversamente atribuídos a mim por falsas testemunhas. Quando nos encontrarmos novamente em uma eternidade feliz, você saberá com que clemência o Senhor se digna a ajudar-me em minhas cruéis provações… amar uns aos outros, não excluir ninguém do caminho da verdade divina, e vigiar para que os justos não sejam oprimidos pela violência.”

8. John Knox:  

“Escrevo que, sabendo isto da santa palavra e do evangelho e da voz de Deus, que uma vez que você ouviu, eu confio para o seu conforto, agora, nesta hora de escuridão, e tempestade mais furiosa, sede e orai, para que você possa ouvir mais uma vez esta voz amável de nosso Salvador Cristo: ‘Tende bom conforto, sou eu, não temas.'”

9. Katherine Parr: 

“Ó Senhor Jesus, esposo mais amoroso, quem me dará asas de amor perfeito para que eu possa voar dessas misérias mundanas para descansar em ti? Oh, quando subirei a Ti, Senhor Jesus, que os suspiros e os desejos do meu coração podem mover-te e inclinar-te a ouvir-me.”

10. Savonarola

“Envie o fogo e o poder e o amor do Espírito Santo sobre sua Igreja. Sua Igreja é tão fraca e frágil, querido Senhor. Há tantos milhões neste mundo que ainda não ouviram as palavras de verdade e salvação do santo evangelho. Que não esteja longe o dia em que todos te confessarão como seu Pai e te conhecerão como seu Salvador.”

Qual deve ser o significado do Dia da Reforma para nós hoje?

Abaixo, estão duas lições relevantes para os seguidores de Jesus na contemporaneidade:

1. A redenção dos pecados só é acessível por meio da fé em Jesus Cristo.

“Não há salvação em nenhum outro, pois debaixo do céu não há outro nome dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).

“Pois pela graça fostes salvos mediante a fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9).

“Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus, que se entrega em resgate por todos…” (1 Timóteo 2:5-6).

2. Se a Igreja (o corpo) não estiver em sintonia com a Palavra de Deus e de Cristo (a Cabeça do corpo), a reforma faz necessidade e benéfica.

“Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia” (Colossenses 1:18).

“Cristo é a cabeça da igreja, seu corpo, do qual ele é o Salvador… a igreja se sujeita a Cristo” (Efésios 5:23-24).

Considerações finais sobre a Reforma Protestante

Somente a Escritura. Somente a Graça. Somente a fé. Somente Cristo. Somente para a glória de Deus. 

Existimos com o propósito fundamental de trazer a glória para Deus, cada indivíduo de maneira única. É crucial compreender que não podemos, por mérito próprio, conquistar a graça divina, e tampouco é possível perder a nossa salvação.

Deus, como o Autor primordial de nossos corações, desempenha um papel essencial, enquanto Jesus, por sua vez, se revela como o Salvador supremo de nossas almas.

O sopro vital de Deus, personificado pelo Espírito Santo, é uma presença constante em cada seguidor de Cristo. Independentemente das transformações que a igreja possa vivenciar ao longo do tempo e dos desafios sociais que enfrentamos, é reconfortante perceber que Deus e Sua Verdade permanecem imutáveis.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp