A Aliança de Deus com seu povo – Pregação em Êxodo 24

Se você está buscando um esboço para uma pregação expositiva, o capítulo 24 de Êxodo é um excelente texto para estudar. Este capítulo narra um momento importante na história de Israel, quando Deus estabeleceu uma aliança com o povo escolhido. Neste esboço, você encontrará os principais tópicos para uma pregação baseada em Êxodo 24, incluindo o contexto histórico, o significado da aliança, a importância do sangue e a necessidade de obediência.

Título: A Aliança de Deus com seu povo

Texto desta pregação: Êxodo 24

Então disse o SENHOR a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar.

(Êxodo 24)

Introdução do sermão:

Nesta pregação, iremos estudar o capítulo 24 do livro de Êxodo, que nos traz uma narrativa importante da história de Israel: a Aliança de Deus com o seu povo.

Veremos como essa aliança se estabeleceu, o que ela representa e qual é a sua importância para nós, como cristãos.

Contexto de Êxodo 24:

O contexto de Êxodo 24 é a ratificação da aliança entre Deus e o povo de Israel, após a entrega da Lei no Monte Sinai.

O capítulo descreve a cerimônia em que Moisés, Arão, Nadabe, Abiú e setenta dos anciãos de Israel sobem o monte para adorar a Deus.

Eles veem a glória de Deus e comem e bebem juntos diante de Deus. Depois, Moisés sobe sozinho para receber as tábuas de pedra com os mandamentos da Lei.

I. A Convocação à Aliança (Êxodo 24:1-2)

A. Moisés é chamado ao monte Sinai para receber as tábuas da lei.

B. A comunidade de Israel é convocada a participar deste evento crucial.

II. A Confirmação da Aliança (Êxodo 24:3-8)

A. Moisés relata as palavras e ordenanças de Deus ao povo.

B. O povo compromete-se a obedecer a tudo o que Deus ordenou.

C. Moisés ratifica a aliança, aspergindo o sangue do sacrifício sobre o povo e o altar.

III. A Comunhão na Aliança (Êxodo 24:9-11)

A. Moisés, Arão, Nadabe, Abiú e setenta dos anciãos de Israel sobem ao monte Sinai.

B. Eles contemplam a presença de Deus, comendo e bebendo na presença do Senhor.

IV. O Selamento da Aliança (Êxodo 24:12-18)

A. Moisés é chamado ao topo do monte, onde recebe as tábuas da lei e instruções adicionais de Deus.

B. Moisés permanece no monte durante quarenta dias e quarenta noites, enquanto o povo espera no sopé do monte.

Conclusão desta pregação:

A aliança estabelecida entre Deus e Seu povo em Êxodo 24 é um lembrete poderoso do compromisso inabalável de Deus com Seu povo.

Assim como Ele cumpriu Sua parte da aliança com Israel, Ele também mantém Suas promessas para conosco hoje.

Que possamos valorizar e honrar nossa aliança com Deus, comprometendo-nos a obedecer-Lhe e a desfrutar da comunhão íntima que Ele nos oferece através de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

Dicas para pregar este sermão em Êxodo 24

1. Explique o contexto: Antes de entrar nas lições do capítulo 24 de Êxodo, é importante que você explique o contexto. O livro de Êxodo é a história da libertação dos filhos de Israel do Egito e sua jornada para a Terra Prometida. O capítulo 24 descreve a ratificação da aliança entre Deus e os israelitas no Monte Sinai.

2. Destaque a importância da aliança: A aliança era um acordo solene entre Deus e os israelitas, em que Deus se comprometia a abençoar e proteger os israelitas, e os israelitas se comprometiam a seguir os mandamentos de Deus. A aliança é uma parte fundamental da história bíblica e é importante destacar a importância dela na pregação.

3. Destaque a presença de Deus: No final do capítulo 24, a presença de Deus é descrita em termos vívidos. É importante destacar a importância da presença de Deus na vida dos crentes e como ela pode ser experimentada por meio da oração e da adoração.

4. Encerre com uma mensagem de compromisso: Após a ratificação da aliança, os israelitas se comprometeram a seguir os mandamentos de Deus. Na conclusão da pregação, encoraje seus ouvintes a fazerem o mesmo compromisso em suas próprias vidas e a seguirem fielmente a Deus.

Gostou deste esboço em Êxodo 24, então veja mais temas aqui: