6 maneiras que a Bíblia nos diz como a igreja deve ser
O que a Bíblia nos diz sobre como a igreja deve ser? Existe uma igreja bíblica?
Donald Miller irritou algumas penas quando escreveu em seu blog que não frequenta regularmente a igreja .
Embora eu discorde de muito do que ele disse, não analisarei todos os pontos. Outros já fizeram isso. Mas Miller disse uma coisa que me incomodou muito. Na verdade ele disse duas coisas, mas elas faziam parte do mesmo ponto. Seu ponto era que a Bíblia não nos dá instruções específicas sobre como a igreja deve ser, o que significa que ninguém pode realmente alegar frequentar uma igreja “bíblica”.
A razão pela qual esta afirmação me incomodou tanto é que ela é tão descaradamente falsa. Afirmar que a Bíblia não nos diz como deve ser a igreja é ignorar muitas, muitas escrituras muito claras. Afirmar que a Bíblia não nos diz como a igreja deve ser também permite que uma pessoa substitua suas próprias preferências pelo ensino claro das escrituras, o que Don Miller parece fazer em vários pontos em seu blog.
Então, o que a Bíblia tem a dizer sobre a igreja?
1. Uma igreja bíblica envolve pelo menos duas pessoas reunidas em nome de Jesus.
“Pois onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mateus 18:20).
Trabalhar com um cliente em um exercício de formação de equipe, embora valioso, não é igreja. Igreja consiste em crentes reunidos, no mesmo espaço físico, em nome de Jesus Cristo.
Reunir-se em nome de Jesus significa reunir-se para adorar publicamente a Jesus, servir a Jesus e ajudar os outros a amar Jesus. Se você não está se reunindo com outros crentes em nome de Jesus, não se chame de igreja.
2. Uma igreja bíblica celebra a ceia do Senhor juntos.
1 Coríntios 11 :23-26 diz:
“Pois recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse, Este é o meu corpo que é para você. Faça isso em memória de mim. Da mesma forma também ele tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue. Faça isso, quantas vezes você bebe, em memória de mim. Pois todas as vezes que você come este pão e bebe o cálice, você anuncia a morte do Senhor até que ele venha”.
Jesus ordenou que seus seguidores se reunissem regularmente para lembrar e celebrar sua morte. Este é um comando, não um complemento opcional para a vida cristã. Não se trata de preferência ou opinião ou “conexão com Deus”.
A ceia do Senhor é um evento comunitário em que a igreja proclama publicamente a morte de Cristo. Embora não seja expressamente proibido, não há um único lugar nas escrituras onde uma pessoa celebre a ceia do Senhor sozinha. Uma igreja bíblica celebra a ceia do Senhor. Se você não está celebrando a ceia do Senhor com outros crentes, não se chame de igreja.
3. Uma igreja bíblica é liderada por pastores qualificados.
Em Tito 1: 5-9, Paulo disse a Tito:
“Foi por isso que te deixei em Creta, para que pores em ordem o que restava, e designasses anciãos em cada cidade, como te ordenei, se alguém for irrepreensível, o marido de uma mulher e seus filhos são crentes e não estão sujeitos à acusação de devassidão ou insubordinação.
Pois um dirigente, como mordomo de Deus, deve estar acima de reprovação. Ele não deve ser arrogante, irascível, bêbado, violento ou ganancioso, mas hospitaleiro, amante do bem, autocontrolado, reto, santo e disciplinado. Ele deve se apegar à palavra fidedigna, conforme ensinada, para que possa instruir a sã doutrina e também repreender os que a contradizem”.
Paulo insistiu que as igrejas que ele fundou fossem lideradas por presbíteros qualificados. Isso era tão importante para Paulo que ele deixou Tito em Creta com o propósito expresso de encontrar e designar presbíteros qualificados para cada igreja.
Em nossa sociedade pós-moderna e democrática, a ideia de presbítero não é especialmente popular, mas é especialmente bíblica. Se você não está sendo liderado por presbíteros qualificados, não se chame de igreja.
4. Uma igreja bíblica adora em cânticos juntos.
Efésios 5:18-21 diz:
“E não vos embriagueis com vinho, porque isso é libertinagem, mas enchei-vos do Espírito, dirigindo-vos uns aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor. , dando graças sempre e por tudo a Deus Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, submetendo-nos uns aos outros no temor de Cristo”.
Observe que esta passagem tem uma dimensão vertical e horizontal. Devemos ser cheios do Espírito, fazendo melodia em nossos corações ao Senhor. Também devemos nos dirigir uns aos outros com nossos salmos, hinos e cânticos espirituais.
Cantar não é apenas conectar-se a Deus ou experimentar uma resposta emocional específica. Quando a igreja se reúne para cantar, também estamos proclamando a verdade uns aos outros.
Honestamente, Deus não está preocupado principalmente se gostamos ou não de cantar ou emocionar quando adoramos. Ele está preocupado que proclamemos sua bondade e glória a Ele e uns aos outros através da música. Se você não está cantando para o Senhor e uns para os outros, não se chame de igreja.
5. Uma igreja bíblica mantém a santidade através da disciplina da igreja.
Mateus 18:17 diz:
“Se ele se recusar a ouvi-los, diga à igreja. E se ele se recusar a ouvir até a igreja, considere-o como um gentio e um cobrador de impostos”.
A igreja realmente é um lugar de proteção espiritual. Jesus espera que seus seguidores ajudem uns aos outros a buscar a santidade.
Se um cristão começa a cometer um pecado grave, Jesus espera que os membros de sua comunidade cristã o repreendam amorosamente. Se a pessoa se recusa a se arrepender de seu pecado, espera-se que toda a igreja se envolva.
Este processo pressupõe que um cristão estará vitalmente conectado a outros cristãos. A realidade é que o processo de disciplina não pode acontecer à parte de uma igreja local. Se você não está mantendo a santidade através da disciplina da igreja, não se chame de igreja.
6. Uma igreja bíblica é um lugar onde os cristãos podem usar seus dons espirituais para abençoar uns aos outros.
1 Coríntios 14:26 diz:
“E então, irmãos? Quando vocês se reúnem, cada um tem um hino, uma lição, uma revelação, uma língua ou uma interpretação. Faça-se tudo para a edificação.”
Ao escrever este versículo, Paulo estava claramente assumindo que os coríntios se reuniriam regularmente em nome de Jesus com o propósito de adorar juntos. Quando se reunissem, deveriam usar seus dons espirituais para edificar uns aos outros.
É impossível edificar outros cristãos se você não estiver se reunindo regularmente com outros cristãos no contexto do culto corporativo. Se você não está usando seus dons espirituais para edificar outros cristãos, não se chame de igreja.
Ao contrário do que diz Donald Miller, frequentar a igreja não tem a ver com tribalismo, estilos de aprendizado, opinião ou preferência. Frequentar a igreja é uma questão de obediência.
E realmente existe uma igreja bíblica.