A vocação de Moisés – Esboço de pregação em Êxodo 3

Caro leitor, este esboço de pregação expositiva em Êxodo 3, é sobre a história da vocação de Moisés e como Deus se revelou a ele por meio de uma sarça ardente. Se gostou do tema, então confira o esboço completo.

Tema: A vocação de Moisés

Texto base: Êxodo 3

I. O encontro de Moisés com Deus (Êxodo 3:1-6)

• Moisés encontra o anjo do Senhor em uma sarça ardente
  • Deus se revela a Moisés como o Deus de seus pais
  • Moisés se esconde o rosto, temendo olhar para Deus

II. A missão de Moisés (Êxodo 3:7-12)

• Deus chama Moisés para liderar os filhos de Israel para fora do Egito
  • Moisés questiona sua capacidade e Deus promete estar com ele
  • Deus revela seu nome a Moisés, “EU SOU O QUE SOU”

III. As objeções de Moisés (Êxodo 3:13-22)

• Moisés questiona novamente sua capacidade de liderar o povo
  • Deus lhe dá sinais e maravilhas para realizar diante do faraó
  • Deus promete a Moisés que o faraó deixará o povo ir

Conclusão:

• A história de Moisés nos ensina que Deus pode chamar qualquer um para sua obra, independente de suas limitações ou fracassos passados.
  • Assim como Moisés, muitas vezes nos sentimos incapazes de cumprir o chamado de Deus em nossas vidas, mas Deus sempre nos capacita e nos dá forças para realizar sua obra.
  • Que possamos ouvir o chamado de Deus e responder como Moisés: “Eis-me aqui!” (Êxodo 3:4)

Dicas para pregar este sermão em Êxodo 3

Aqui estão algumas dicas para pregar um sermão expositivo sobre Êxodo 3:

1. Contextualize o texto: Comece explicando o contexto histórico de Êxodo 3, apresentando quem é Moisés, o contexto em que ele se encontra e a situação dos hebreus escravizados no Egito.

2. Destaque a santidade de Deus: Aborde o tema da santidade de Deus, como ela se manifesta no episódio da sarça ardente e como isso impacta a vida de Moisés e de todos nós.

3. Enfatize a revelação do nome de Deus: Explique o significado do nome divino revelado a Moisés: “Eu Sou o que Sou” (Êxodo 3:14) e a importância disso para a compreensão de quem é Deus e seu caráter.

4. Destaque o chamado de Deus para Moisés: Explore o chamado que Deus fez a Moisés para liderar seu povo e as dificuldades que Moisés apresentou. Discuta como Deus respondeu às dúvidas de Moisés e como ele nos encoraja a confiar nele em momentos difíceis.

5. Aplique o texto: Finalmente, faça uma aplicação prática do texto, explorando as implicações do chamado de Deus para nós como cristãos e líderes em nossas comunidades. Reflita sobre como podemos ser instrumentos de Deus na libertação e na promoção da justiça em nosso mundo.

6. Seja sensível ao Espírito Santo: Permita que Ele o guie na elaboração e na entrega da mensagem. Ore e peça discernimento para entender o que Deus quer falar através de você para a sua congregação.

Confira mais temas de estudos e pregações: