As 7 Bem-aventuranças do Apocalipse
Do começo ao fim, a Bíblia é um livro de bênçãos e maldições.
Gênesis começa com Deus abençoando os animais e os primeiros humanos (Gênesis 1:22, 28), rapidamente seguido pela desobediência do homem trazendo maldições (3:17-19).
O Apocalipse marca a plenitude da rebelião da humanidade, com as maldições resultantes sendo canalizadas em pragas do fim dos tempos destinadas a trazer a humanidade ao arrependimento e de volta a Deus e Suas bênçãos.
Em meio às pragas do Apocalipse, sete bênçãos marcam o caminho para um tempo em que não haverá mais maldição (Apocalipse 22:3). Essas bênçãos às vezes são chamadas de as sete bem-aventuranças do Apocalipse.
Bênçãos e maldições na Bíblia
As bênçãos em Apocalipse e em toda a Bíblia refletem o amor de Deus. Eles são assegurados por viver de uma maneira que cumpre a vontade de Deus e é agradável a Ele.
As maldições resultam da desobediência a Deus – de quebrar as barreiras que Deus amorosamente deu para proteger a nós e nossa felicidade. Até as maldições podem servir para nos alertar sobre a necessidade de mudança. Eles podem ter o bom resultado do arrependimento e da conversão.
O que são bem-aventuranças?
Beatitude é uma maneira elegante de dizer bem-aventurado, baseada na palavra latina. As bem-aventuranças mais conhecidas são as que Jesus falou no Sermão da Montanha, começando com: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:3).
Espalhadas por Apocalipse estão sete bênçãos que dão esperança e nos lembram que o caminho de Deus traz bênçãos e que, no final, Deus vence.
A palavra grega makarios, traduzida como abençoado, significa “abençoado, possuindo o favor de Deus, aquele estado de marcado pela plenitude de Deus.
Makarios é uma palavra rica cujo significado conota alguém que é rico e afortunado. Inclui até o significado de felicidade, mas no sentido de acima e além de uma mera emoção de felicidade.
As bênçãos de Deus não são resultado da sorte. Deus dá uma alegria que ninguém e nada pode tirar de nós (João 16:22).
Veja as sete Bem-aventuranças que aparece no Apocalipse em ordem cronológica do livro e com seus versículos completos.
As 7 Bem-aventuranças do Apocalipse:
1. Bem-aventurados os que leem esta profecia
(Apocalipse 1:3)
“Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo”.
2. Bem-aventurados os mortos que morrem no Senhor
(Apocalipse 14:13)
“E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem”.
3. Bem-aventurado aquele que vigia (pela vinda do Senhor)
(Apocalipse 16:15)
“Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas”.
4. Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro
(Apocalipse 19:9)
“E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus”.
5. Bem-aventurado é aquele que tem parte na primeira ressurreição
(Apocalipse 20:6)
“Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos”.
6. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras deste livro
(Apocalipse 22:7)
“Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”.
7. Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras
(Apocalipse 22:14)
“Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas”.
Juntas, as sete bem-aventuranças do Apocalipse resumem muitas das maiores promessas e temas da Bíblia, fornecendo esperança e direção para aqueles que adorarão a Deus durante os dias sombrios do fim dos tempos.
Gostou do assunto? Então veja mais sobre Escatologia e o Apocalipse.