As 7 Bem-aventuranças do Apocalipse

Do começo ao fim, a Bíblia é um livro de bênçãos e maldições.

Gênesis começa com Deus abençoando os animais e os primeiros humanos (Gênesis 1:22, 28), rapidamente seguido pela desobediência do homem trazendo maldições (3:17-19).

O Apocalipse marca a plenitude da rebelião da humanidade, com as maldições resultantes sendo canalizadas em pragas do fim dos tempos destinadas a trazer a humanidade ao arrependimento e de volta a Deus e Suas bênçãos.

Em meio às pragas do Apocalipse, sete bênçãos marcam o caminho para um tempo em que não haverá mais maldição (Apocalipse 22:3). Essas bênçãos às vezes são chamadas de as sete bem-aventuranças do Apocalipse.

Bênçãos e maldições na Bíblia

As bênçãos em Apocalipse e em toda a Bíblia refletem o amor de Deus. Eles são assegurados por viver de uma maneira que cumpre a vontade de Deus e é agradável a Ele.

As maldições resultam da desobediência a Deus – de quebrar as barreiras que Deus amorosamente deu para proteger a nós e nossa felicidade. Até as maldições podem servir para nos alertar sobre a necessidade de mudança. Eles podem ter o bom resultado do arrependimento e da conversão. 

O que são bem-aventuranças?

Beatitude é uma maneira elegante de dizer bem-aventurado, baseada na palavra latina. As bem-aventuranças mais conhecidas são as que Jesus falou no Sermão da Montanha, começando com: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:3).

Espalhadas por Apocalipse estão sete bênçãos que dão esperança e nos lembram que o caminho de Deus traz bênçãos e que, no final, Deus vence.

A palavra grega makarios, traduzida como abençoado, significa “abençoado, possuindo o favor de Deus, aquele estado de marcado pela plenitude de Deus. 

Makarios é uma palavra rica cujo significado conota alguém que é rico e afortunado. Inclui até o significado de felicidade, mas no sentido de acima e além de uma mera emoção de felicidade.

As bênçãos de Deus não são resultado da sorte. Deus dá uma alegria que ninguém e nada pode tirar de nós (João 16:22).

Veja as sete Bem-aventuranças que aparece no Apocalipse em ordem cronológica do livro e com seus versículos completos.

As 7 Bem-aventuranças do Apocalipse:

1. Bem-aventurados os que leem esta profecia

(Apocalipse 1:3)

“Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo”.

2. Bem-aventurados os mortos que morrem no Senhor

(Apocalipse 14:13)

“E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem”.

3. Bem-aventurado aquele que vigia (pela vinda do Senhor)

(Apocalipse 16:15)

“Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas”.

4. Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro

(Apocalipse 19:9)

“E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus”.

5. Bem-aventurado é aquele que tem parte na primeira ressurreição

(Apocalipse 20:6)

“Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos”.

6. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras deste livro

(Apocalipse 22:7)

“Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”.

7. Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras

(Apocalipse 22:14)

“Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas”.

Juntas, as sete bem-aventuranças do Apocalipse resumem muitas das maiores promessas e temas da Bíblia, fornecendo esperança e direção para aqueles que adorarão a Deus durante os dias sombrios do fim dos tempos.

Gostou do assunto? Então veja mais sobre Escatologia e o Apocalipse.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!