Como realmente viver a Bíblia, e não apenas lê-la
Você seria pressionado a encontrar um cristão que não tenha o objetivo de se aproximar de Deus, mas muitos muitas vezes descobrem que simplesmente ler mais a Bíblia não produz a transformação que eles esperavam.
Então, o que poderia ser um elo perdido quando se trata de crescer espiritualmente em seu relacionamento com Deus?
Mas não basta ouvir a palavra de Deus. Você deve fazer o que ela diz. Caso contrário, você está apenas se enganando. Tiago 1:22 NTLH
Embora a leitura da Bíblia seja benéfica e importante, Tiago revela o perigo de apenas ouvi-la (ou apenas lê-la) e não realmente fazer o que ela diz.
É comum ver este versículo em termos de ações específicas ordenadas na Bíblia, como amar o próximo ou dar aos pobres, mas e quando se trata de versículos que chamam você a mudar sua maneira de pensar? Como você pode ser um “executor” da palavra quando se trata de seu pensamento?
Paulo descreve isso em Romanos como renovar sua mente.
Não copie o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixe Deus transformá-lo em uma nova pessoa, mudando sua maneira de pensar. Então você aprenderá a conhecer a vontade de Deus para você, que é boa, agradável e perfeita. Romanos 12:2 NTLH
A palavra renovação no grego é anakainosis e refere-se ao “ajuste da visão moral e espiritual e do pensamento à mente de Deus, projetada para ter um efeito transformador sobre a vida”.
Renovar sua mente para a verdade de Deus é mudar seu modo de pensar e, assim, mudar sua vida para melhor. E embora mudar seu pensamento possa ser mais difícil do que simplesmente mudar suas ações, mudar suas ações na verdade se torna mais fácil à medida que seu pensamento se torna mais alinhado com a Palavra de Deus.
Verdadeira Transformação
Você já tentou perder peso fazendo dieta e se comprometendo a se exercitar mais, apenas para voltar aos maus hábitos alimentares e recuperar o peso? Eu sim!
As pessoas que perdem peso mudando suas ações só tendem a ganhar o peso de volta se não mudarem seus pensamentos sobre alimentação e exercícios. Se você vê a ingestão de alimentos saudáveis e o exercício como uma mudança temporária para perder peso, em vez de uma maneira de nutrir e energizar seu corpo, qualquer mudança que você fizer provavelmente será de curta duração.
A verdadeira transformação ocorre quando você muda sua mentalidade sobre alimentação e exercícios, e o mesmo acontece com sua vida espiritual. Quando você muda seu pensamento para se alinhar com os valores e promessas de Deus, você experimentará uma mudança e um crescimento duradouros em seu relacionamento com Deus.
Sabendo do impacto que a mudança de pensamento pode ter em sua vida, não seria ótimo se você pudesse estalar os dedos e renovar instantaneamente sua mente?
Infelizmente, não é tão fácil ou rápido, mas existem algumas coisas que você pode fazer para ajudá-lo nessa jornada.
Aqui estão 5 coisas práticas que você pode fazer que podem ajudá-lo a começar a mudar seu pensamento e viver a Bíblia.
1. Escolha algumas passagens que se relacionem com área que você deseja mudar
Renovar sua mente é mudar seu pensamento para como Deus pensa, então Sua Palavra inspirada é o melhor lugar para começar. A Bíblia lhe dá um alvo para mudar a direção de seu pensamento e versículos específicos nos quais você deseja se concentrar o ajudarão a ser intencional com seu crescimento.
Certos versículos podem vir imediatamente à sua mente, ou você pode pesquisar on-line por versículos relacionados a uma área que deseja alterar. Aqui estão algumas sugestões se você precisar de ajuda para começar:
Para direção:
Confie no Senhor de todo o seu coração; não dependa do seu próprio entendimento.
Busque a vontade dele em tudo que fizer, e ele lhe mostrará qual caminho seguir. Provérbios 3:5-6 NLT
Pelo medo:
Pois Deus não nos deu um espírito de medo e timidez, mas de poder, amor e autodisciplina. 2 Timóteo 1:7 NTLH
Para ansiedade:
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em todas as situações, pela oração e súplicas, com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Filipenses 4:6-7 NVI
2. Coloque os versículos onde você os verá com frequência
Exibir esses versículos onde você os verá com frequência será de grande ajuda.
Você pode escrevê-los em cartões e colocá-los em seu carro. Você pode escrevê-los em notas adesivas e colocá-las no espelho do banheiro ou na geladeira. Ou você pode colocá-las em seu telefone como uma nota adesiva digital ou aplicativo.
O benefício óbvio de colocá-los em seu telefone é que você os terá com você onde quer que vá. Mas um problema pode ser a distração de várias notificações.
Portanto, se você colocá-lo em seu telefone, verifique se ele está na tela principal e longe das mídias sociais ou aplicativos de notícias que podem tentá-lo a ir para a mentalidade do mundo em vez de Deus.
3. Fale os versículos em voz alta regularmente
Há uma grande quantidade de poder que vem quando você confessa a Palavra de Deus em voz alta.
Ler um texto em voz alta ajuda você a se concentrar mais no texto. Além disso, ajuda a visualizar a história ou conceito e, o mais importante, ajuda a lembrar mais do que você lê.
Ler em voz alta pode parecer estranho, especialmente quando você está sozinho, mas os benefícios valem a pena superar qualquer constrangimento.
Além de ler seus versículos em voz alta, eu o encorajo a orar em voz alta também. À medida que você ora sobre si mesmo e sobre os outros, eles começarão a se enraizar em sua alma e começarão a mudar a maneira como você pensa.
4. Seja intencional ao meditar sobre eles
Mantenha este Livro da Lei sempre em seus lábios; medita nele dia e noite, para que tenhas o cuidado de fazer tudo o que nele está escrito. Então, você será próspero e bem sucedido. Josué 1:8
Quando você escolhe ser intencional para pensar e ponderar sobre o que lê na Bíblia, começará a ver Deus trabalhando em você de maneiras poderosas.
Tempos aparentemente calmos em seu dia, como ficar sentado no trânsito ou ficar na fila, são ótimas oportunidades para voltar sua mente para a Palavra de Deus.
Recentemente, enquanto lia minha Bíblia, o poder de acreditar que Deus recompensa aqueles que o buscam diligentemente (Hebreus 11:6) ressoou em meu espírito como algo que eu precisava lembrar e mudar meu pensamento.
Comecei a me lembrar desse versículo todos os dias quando estava fazendo coisas como preparar o almoço para meus filhos, fazer compras no supermercado e malhar, e isso me ajudou a lembrar dessa verdade.
Felizmente, você pode contar com o Espírito Santo para ajudá-lo a lembrar seus versículos ao longo do dia para que você possa pensar neles com frequência. Meditar ao longo do dia o ajudará a lembrar os versículos, ver como eles se aplicam à sua vida e os ajudará a se tornar parte de seus padrões de pensamento.
“Mas o Advogado, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” João 14:26
5. Peça ajuda a Deus
Por último e sem dúvida o mais importante é pedir a Deus para ajudá-lo a mudar seu pensamento. Quando você percebe uma área em seu pensamento que precisa mudar e deseja essa mudança, na verdade é Deus trabalhando em seu coração e ajudando você a lidar com isso. Ele quer nos ajudar!
“Pois Deus está trabalhando em você, dando-lhe o desejo e o poder de fazer o que lhe agrada.” Filipenses 2:13 NTLH
“Então, vamos com ousadia ao trono do nosso gracioso Deus. Ali receberemos sua misericórdia e encontraremos graça para nos ajudar quando mais precisarmos.” Hebreus 4:16 NTLH
Peça a Deus para levá-lo a versículos que o ajudarão. E para lembrá-lo de meditar nesses versículos. Peça a Ele para trazer compreensão e discernimento. E peça a Ele para ajudá-lo a mudar seu pensamento.
Deus nos projetou para precisarmos e utilizarmos Sua ajuda, para que não precisemos percorrer essa jornada sozinhos e com nossas próprias forças.
“…deixe o Espírito renovar seus pensamentos e atitudes.” Efésios 4:23 NTLH
Eu encorajo você a experimentar essas sugestões e se comprometer a renovar sua mente intencionalmente pelas próximas três semanas e observar o que Deus faz em sua mente e espírito, e em seu relacionamento com Ele.