Eclesiastes 4:12 Significado de um cordão de três fios
Eclesiastes 4:12 – ACF
“E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.”
Traduções Bíblicas de Eclesiastes 4:12
NAA – Eclesiastes 4:12
“Se alguém quiser dominar um deles, os dois poderão resistir; o cordão de três dobras não se rompe com facilidade.”
NVI – Eclesiastes 4:12
“Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.”
NVT – Eclesiastes 4:12
“Sozinha, a pessoa corre o risco de ser atacada e vencida, mas duas pessoas juntas podem se defender melhor. Se houver três, melhor ainda, pois uma corda trançada com três fios não arrebenta facilmente.”
Explicação de Eclesiastes 4:12
Este versículo em particular parece ser sobre exatamente o que é dito pelo valor de face. O autor havia dito que tudo era vaidade para um homem que está sozinho e labuta por nada, sem mais ninguém em sua vida. Então ele exalta as virtudes de ter um parceiro. Este versículo descreve um deles. Na prática, estar sozinho na vida é sempre uma proposta mais precária do que ter amigos. As pessoas que viajam sozinhas são muito mais vulneráveis.
Deus projetou os humanos para serem sociais. Ele é comunidade em si mesmo, e somos mais à sua imagem quando estamos em comunidade com os outros, compartilhando o amor de Deus e apoiando uns aos outros.
O versículo às vezes é pregado em casamentos e pode ser interpretado como pertencente ao casamento. Um homem que encontra uma esposa encontra uma coisa boa (Pv 18:22). Pode-se dizer que um casal é uma imagem mais completa do Deus Triúno do que um indivíduo, e a terceira vertente pode ser o Espírito Santo que os uniu em unidade. Qualquer relacionamento de duas pessoas deve incluir o Espírito Santo, tornando-o um relacionamento centrado em Cristo. Quanto mais o casamento deve ser centrado em Cristo?
Comentando e explicando as partes chave de Eclesiastes 4:12
“Ainda que alguém seja derrotado”,
Quando Caim ouviu que seu castigo era vagar sozinho pela face da terra, ele gritou que era demais para suportar (Gn 4:13). Deus se compadeceu e o deixou ir para uma cidade. Somos feitos para ser indivíduos que se prestam à comunidade no serviço e no relacionamento com os outros. Estar sozinho não é o estado ideal.
“dois podem se defender”.
No entanto, aquele que teme estar sozinho deve tomar cuidado com a comunidade, e aquele que teme a comunidade deve tomar cuidado com a solidão. Há um tempo para estarmos sozinhos para que a qualidade da nossa união seja maior. Uma vez juntos em Cristo, dois são melhores do que um. O Cristo em uma pessoa é muitas vezes mais confiável para seu irmão do que o Cristo em seu irmão. É por isso que devemos “falar a verdade em amor” (Ef 4:15) uns aos outros.
“Um cordão de três fios não se rompe rapidamente.”
Isso é óbvio. Mas para que os três fios formem um cordão, eles devem se entrelaçar adequadamente. Três cordas desenroladas são tão fáceis de quebrar quanto uma. Três amigos unidos são uma força poderosa. Dois ou mais amigos ligados pelo Espírito e pela verdade são uma combinação divina.
Comentários sobre o significado de Eclesiastes 4:12
Comentário de Wiersbe (Contexto Eclesiastes 4:12)
A experiência de Salomão com o homem independente o fez refletir sobre a importância da amizade e o valor de as pessoas fazerem coisas juntas. É possível que o rei tenha observado alguns peregrinos na estrada e chegado à conclusão de que “melhor é serem dois do que um”.
Sem dúvida, isso é verdade quando se trata de trabalhar (v. 9), pois dois trabalhadores podem fazer mais coisas. Mesmo dividindo os lucros, o retorno por seu esforço é maior do que se cada um tivesse trabalhado sozinho. Além disso, é muito mais fácil realizar tarefas complexas com a ajuda de outros, porque um anima o outro.
Isso também se aplica a caminhar (v. 10). As estradas e caminhos na Palestina não eram pavimentados nem nivelados, e os campos eram pedregosos. Não era raro até o mais experiente dos viajantes tropeçar e cair, talvez sofrer uma fratura ou acabar dentro de um buraco escondido. Como é bom ter um amigo para ajudar nessas horas! Porém, se isso se aplica ao nível físico, aplica-se ainda mais às ocasiões em que tropeçamos em nossa caminhada espiritual e precisamos de restauração (Gl 6:1, 2).
Devemos ser gratos pelos amigos cristãos que nos ajudam a caminhar corretamente. Melhor é serem dois do que um quando se trata de calor (v.11). Dois viajantes que estivessem acampando ou mesmo dormindo no pátio de uma hospedaria poderiam sentir frio durante a noite e precisar do calor e conforto um do outro. A única maneira de “aquecer sozinho” é levar mais cobertores e aumentar a carga a se carregar.
Comentário de Wiersbe (Eclesiastes 4:12)
Por fim, esse princípio também vale para a necessidade de vigiar e cuidar, especialmente durante a noite. “Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão” (v. 12). Viajar sozinho era perigoso para qualquer um, tanto de dia quanto à noite; a maioria das pessoas viajava em grupos para ter companhia e mais segurança.
Salomão começa com o número um (v. 8), passa para o número dois (v. 9) e termina com o número três (v. 12). Trata-se de um recurso típico da literatura hebraica (Pv 6:16; Am 1:3, 6, 9).
Um cordão pode se romper com facilidade; dois cordões exigem mais força; mas três cordões trançados, dificilmente se rompem. Se é melhor viajar em dois do que sozinho, melhor ainda é viajar em três. Salomão não está pensado apenas em números, mas também na união de três cordões entretecidos, que bela imagem da amizade!
Comentário de Beacon
Em contraste com os males do isolamento, os versículos 9 a 12 estabelecem a importância de se trabalhar em conjunto. Moffatt diz: “E melhor serem dois do que um; eles se saem bem em tudo que empreendem” (9). Matthew Henry comenta: “Qualquer serviço que fizerem [um pelo outro] lhes é restituído de alguma maneira”.
O companheirismo humano e a cooperação trazem ajuda (10), calor humano (11) e proteção (12) mútuos. O cordão de três dobras não se quebra tão depressa é um provérbio que sugere que, se é melhor serem dois do que um, é melhor ainda serem três. Para que um homem tenha amigos, ele precisa se mostrar amigável. Aquele que busca fazer “bem na sua vida” (3:12) raramente irá sofrer as dores do isolamento.
Comentário conciso de Matthew Henry
Eclesiastes 4:12 – Certamente ele tem mais satisfação na vida, que trabalha duro para manter aqueles que ama, do que o avarento tem em sua labuta.
Em todas as coisas a união tende ao sucesso e à segurança, mas acima de tudo, a união dos cristãos. Ajudam-se mutuamente por meio de encorajamento ou repreensão amistosa.
Eles aquecem os corações uns dos outros enquanto conversam sobre o amor de Cristo, ou se unem para cantar seus louvores.
Então vamos melhorar nossas oportunidades de comunhão cristã. Nessas coisas nem tudo é vaidade, embora haja alguma liga enquanto estivermos sob o sol. Onde dois estão intimamente unidos em santo amor e comunhão, Cristo por seu Espírito virá a eles; então há um cordão de três dobras.
Exposição de Gill de toda a Bíblia (Eclesiastes 4:12)
E se um prevalecer contra ele, dois o resistirão… Se um inimigo, ou ladrão, ou ladrão, atacar qualquer um deles, em amizade e companheirismo, e é mais do que páreo para ele; ambos unidos poderão resistir-lhe; para que ele não tenha sucesso em seu empreendimento e faça o mal que projetou.
Assim, quando Satanás ataca um único crente, o que ele escolhe fazer quando está sozinho; assim ele tentou Eva no jardim, e Cristo no deserto.
E um ou mais companheiros cristãos sabem disso, eles são capazes de ajudar seu amigo tentado, por seus conselhos. E lutando juntos em suas orações a Deus por ele: assim, quando os falsos mestres fazem seus esforços, como geralmente fazem, como Satanás, no sexo mais fraco, e, quando sozinhos, muitas vezes conseguem. Mas quando os santos permanecem firmes em um espírito e lutam juntos pela fé do Evangelho, eles permanecem firmes, resistem ao inimigo e mantêm a verdade.
E um cordão de três dobras não se rompe rapidamente – ou “à pressa”; como dois são melhores que um, então três ou mais unidos, é melhor ainda; eles são capazes de enfrentar um inimigo.
Cambridge Bible para Escolas e Faculdades
Se um prevalecer contra ele – Melhor, se um homem vencer o que está sozinho, ainda dois resistirão. Outro incidente de viagem está diante de nós. O ladrão pode estar em emboscada. Contra um seu ataque seria bem sucedido; os dois amigos se defendem e se salvam.
Um cordão de três dobras não se rompe rapidamente – Talvez nenhuma palavra em Eclesiastes seja mais conhecida do que esta como uma expressão proverbial para a força da unidade. Difere da ilustração anterior ao sugerir o pensamento de uma amizade em que mais de duas pessoas estão unidas. “Três vezes” é escolhido como um epíteto, em parte como levando o pensamento de dois para três, como em Provérbios 30:15.
Comentário do púlpito (Estudo Eclesiastes 4:12)
Versículo 12. A terceira instância mostra o valor da proteção conferida pela presença de um companheiro quando o perigo ameaça. Se um prevalecer contra ele, dois o resistirão ; melhor, se um homem dominar o solitário, os dois (ver. 9) resistirão a ele. A ideia do viajante continua. Se ele fosse atacado por ladrões, seria facilmente dominado quando estivesse sozinho; mas dois camaradas podem resistir com sucesso ao ataque.
E um cordão de três dobras não se rompe rapidamente. Este é provavelmente um ditado proverbial, como o nosso “União é força”. Assim, a vantagem da associação é mais fortemente reforçada. Se a companhia de dois é lucrativa, muito mais é esse o caso quando mais se combinam. O cordão de três fios era o mais forte feito. O número três aparece como símbolo de completude e perfeição.
Aqui se vê um prenúncio da doutrina da Santíssima Trindade, o Eterno Três em Um. Das três virtudes cristãs, fé, esperança e caridade, que fazem a vida cristã; do corpo, alma e espírito do cristão, consagrados como templo do Altíssimo. Eclesiastes 4:12
Visão geral especializada de Eclesiastes
Leitura adicional: Por que um cordão de três dobras não se quebra facilmente?