FAÍSCAS – Significado

FAÍSCAS

  1. Heb. bene-reshep : “Faíscas das brasas” (Jó 5:7 ACF). Significa pedaços de carvão em brasa que saltam de um feixe de madeira em chamas ou de um incêndio em um arbusto. Assim como é natural que as faíscas saltem do fogo, também é natural que o homem enfrente problemas na vida.
  2. Heb. shabib : (Jó 18:5 ACF) refere-se ao brilho remanescente do pavio de uma lâmpada radiante em uma tenda (cf. Jó 18:6; 29:3 ACF). Quando ele se apaga, a tenda mergulha nas trevas (Jó 21:17 ACF). Essa imagem é usada de forma figurada para mostrar o que acontece com o homem ímpio e pecador que trilha os seus maus caminhos.
  3. Heb. kídod : (Jó 41:19 ACF) refere-se ao aquilo que salta da boca do leviatã, quer este seja um fabuloso monstro do mar, quer seja um crocodilo. Em algumas graças o crocodilo expele correntes de seu hálito como vapor das suas narinas com um espirro ou com um urro. Este facto, portanto, teria a aparência de fumaça, e talvez acontecesse com que as pessoas se associassem à ideia de chamas ou faíscas.
  4. Heb. nidos : (Isaías 1:31 ACF) é uma figura da rápida passagem da pessoa forte ou arrogante pelo fogo consumidor do julgamento divino.
  5. Faíscas , também tições ou dardos flamejantes, ziqot (Isaías 50:11 ACF), são símbolos das injúrias e blasfêmias que os pecadores lançam contra os servos de Deus. Eles podem ser comparados com o fogo infernal de uma língua ferina (Tiago 3:6 ACF).

Versículos

Jó 5:7 ACF: “Todavia, o homem nasce para o trabalho, como as faíscas voam para cima.”

Jó 18:5 ACF: “Também a luz do ímpio se apagará, e não resplandecerá a centelha do seu fogo.”

Jó 21:17 ACF: “Quantas vezes acontece que se apague a lâmpada dos ímpios, e eles sobrevém a sua destruição? E Deus na sua ira eles reparte dores.”

Jó 41:19 ACF: “Os fulgurantes do seu espirro são como faíscas de fogo, e os seus olhos são como as oficiais da alva.”

Isaías 1:31 ACF: “E o forte se tornará em estopa, e sua obra em faísca; e ambos arderão juntamente, e não haverá quem os apague.”

Isaías 50:11 ACF: “Eis que todos vós acendeis fogo, e vos cingis com centelha. Andai à luz do teu fogo, e das centelhas que acendestes. Isso vos sobrevirá da minha mão, e em tormentos jazereis.”

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo